Notícias

Quem diria: usuários do Palm Pre sentem falta de um teclado virtual

Teclados do Pre e do iPhone

Quando a Apple lançou o iPhone, em janeiro de 2007, ela introduziu no mercado algo que viraria rapidamente tendência no mundo dos celulares: o teclado virtual. Ele era um dos grandes argumentos do novo aparelho, pois poderia de adaptar a cada aplicativo diferente, de acordo com a necessidade.

Teve muita gente mal-humorada que reclamou disso, dizendo que um celular sério não poderia deixar de ter um teclado físico e foi justamente por isso que a Palm resolveu adotar o velho sistema no seu celular Pre como estratégia para bater o iPhone.

Pois segundo uma pesquisa da empresa Strategic Analytics, quem adquiriu o Palm Pre não está muito satisfeito com a ausência de teclado virtual no aparelho. Isso porque é chato ter que abrir o teclado toda vez que precisa escrever alguma coisa, por mais simples que seja.

Uma outra grande vantagem do teclado virtual é a possibilidade de se adaptar a todos os países, o que faz do iPhone o único celular que possui mais de 30 idiomas incorporado no seu sistema. Isso permite que um brasileiro, por exemplo, compre um aparelho na República Tcheca e saia da loja com o ele todo em português. Qual outro celular permite isso?

E o problema da Palm é que o sistema feito para o seu novo celular, o WebOS, não prevê um teclado virtual e teria que ser todo remodelado. Ou seja, é um problema que a curto prazo não há solução.

Segundo o conceituado site Daring Fireball, só reclama da falta de um teclado físico aqueles usuários que já estão acostumados com ele em outros celulares, o que é uma minoria.

[via]

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Thiago

    É a Apple acertando em cheio novamente. E muito antes dos concorrentes!!

  • Frederico

    Mas acontece que esse tipo de atitude é pura birra contra o iPhone.

    Os caras estão vendo a boa oportunidade acontecendo e, ao invés de tentar seguir de perto, querem fazer algo diferente pra ver se “cola”.

    Vai tentando. Porque já mexi em vários teclados fisicos de smarthphones e a experiencia é sofrível.

    Mas no teclado do iPhone eu escrevo quase que com a mesma desenvoltura que num teclado de notebook.

    Já nos demais smarthphones…

  • Denis Brandao

    Bem, ou sou um usuário que sente falta de um teclado físico. Me acostumei com outros smarts que eu tive antes do Iphone (Moto Q, Vários HTCs/Qtecs, etc..)

    Hoje eu já me adaptei ao teclado do iPhone e tenho bastante desenvoltura, mas o feedback to botão sendo apertado e poder digitar sem olhar pro teclado são coisas que ainda me deixam saudade.

    Ao colocar na balança, acabo optando pelo iPhone pois dou mais valor à outras milhares de coisas que ele me agrada, porém acho que essa parte do teclado vai do gosto/hábito de cada um.

  • Rafael

    Além do que, o iPhone tem a vantagem de possuir um teclado inteligente, que detecta na maioria dos campos o que precisamos escrever. Se for numero abreo teclado numérico, caso contrário o teclado normal…
    Além disso ainda tema correção inteligente, que aprende nossas tendências de escrita e passa a nos corrigir de maneira cada vez mais aprimorada.

    Ex: Quando escrevo “ha” no meu iPhone, já vem a alternativa de optar por escrever “hahahaha” (risada)… entre outras coisas..

    Fora isso tudo, tem teclas rápidas como “.com”, “@” entre outras, que só aparecem quando necessárias..

    Abraço !!

  • Quando saiu o iPhone eu fui um dos que acharam ruim o teclado virtual e até mês passado tinha um HTC com o teclado físico. Devo admitir que para mim a mudança não foi nenhum pouco traumática.

    Mas como o amigo Denis Brandao citou, digitar sem olhar se tornou uma aventura.

  • Jean Alvarez

    Além de prático o teclado virtual do Iphone é lindo.
    =]

  • Eduardo

    Num dá pra escrever em wide tb neh?!

  • Com o iPhone? Dá.

  • Diogo Freire

    Eu não vejo falta de um teclado físico. Até odiava aquele teclados que você ficava apertando várias vezes, até para achara letra e se errasse teria que começar denovo.

  • TecoRJ

    É isso que dá ficar ouvindo o consumidor.

    Consumidor não sabe o que quer!
    Por isso a Apple sai em vantagem, ela não escuta o consumidor e faz o que acha melhor.. as vezes acerta as vezes erra! =D

  • Hahahahahaha!
    Essa teoria é engraçada!

  • TecoRJ

    Também achei..
    Quando li isso no livro achei muito engraçado e verdadeira! rsrsrs

  • Alexis

    ” Consumidor não sabe o que quer!
    Por isso a Apple sai em vantagem, ela não escuta o consumidor e faz o que acha melhor.. as vezes acerta as vezes erra! =D ”

    Eh braba essa !!!! Tudo bem q ateh faz algum sentido ….

    Mas o publico deve ser sempre escutado !
    Eh ele que faz acontecer … tipo o blog, se o ilex nao nos escutasse ele ficaria sem publico ! e ele faz oq com o blog ? escreve pra ele ou pros outros ?

    vo dexa otra frase pra vc !

    —— A massa eh ignorante, as pessoas nao ! ——

  • Ricardo H.

    O iPhone é fabricado para ser único em todo mundo, independente do padrão reginoal de tomada, de teclado, monetário e da legalidade do GPS

  • TecoRJ

    Isso não é nenhuma mentira, claro que a Apple da ouvidos a certos apelos feitos pelos consumidores, mas nem sempre é assim. Ela faz o que acha melhor que se adapta mais!
    Isso gera polêmicas em cima de polêmicas.
    Gosto dessa teoria e pela grande maioria dos meus amigos, grande parte deles compram por impulso e nao por que realmente necessitam disso ou daquilo.

  • Overlord

    A única coisa que eu gostaria agora no teclado do iPhone é uma forma de editar as palavras aceitas pelo dicionário na auto-correção. 🙂

  • Overlord

    Aliás, sei lá porque mas depois de atualizar para o iPhone OS 3.0, o aparelho insiste em autocorrige “TE” para “TÊ”.
    Então, toda vez que digito “Te passo”, “Te busco”, “te amo” ou variações, tenho que corrigir. 🙁

  • Rafael

    O teclado fisico eh ridiculo, alem de feio pouquissimo funcional

  • Bruno Monin

    Eu prefiro 100% um teclado físico, digitar no iPhone, no meu caso num iPod Touch é uma coisa chata, tem que prestar o máximo de atenção possível se não, você acaba apertando botão a mais sem querer. Tenho atualmente um Motorola a1200, um lixo perto de qualquer celular, e ele é feito todo pela tela, um saco. Me arrepende de ter comprado esse cel. Então, continuo na lista dos que gostam de teclado físico.

  • Vandder

    Só discordo de “ela introduziu no mercado…”. O A1200i que eu possuía antes do iPhone não tinha teclado físico. A grande diferença foi a extinção da caneta stilus no meu caso, mas outros telefones já possuíam essa característica.

  • a apple eh boa mesmo em misturar coisas que estao a mao de todos de uma maneira que ninguem pesnou antes …

    pq usar uma caneta se vc tem dedos ?
    pq um chip de espandir memoria se tem HD pequeno ?
    Pra q andar com maquina fotografica, mp3, celular… se vc tem o iphone ?

    ….

  • henriqueG

    Hoje pela manhã fui a um shopping e vi o Palm Pre, fui lá ver, se era legal ou não… o sistema operacional até que é legalzinho e tudo, mais o teclado, eu com meus dedos enormes tive que apertar com a unha para conseguir digitar uma letra naquilo… fora que no menu quando vc está olhando os aplicativos ele entra em aplicativos sem vc mandar… eu dou nota 3 para o pre…

  • heitor

    Dá pra editar sim, escreve Te e o iphone sugere Tê, só apertar no (x) que ele nunca mais vi sugerir aquilo denovo

  • DVC

    O teclado físico só me faz falta na hora de ligar para alguém do trânsito. Eita coisa difícil que é digitar sem o tato de qual botão estamos apertando.
    Mas ainda prefiro este inconveniente a ter que abrir o slide para poder digitar algo.

  • Nilson Rebello

    Alguem sabe um caminho para que a PALM possa trocar um equipamento defeituoso, durante a garantia, já que o praso de 30 dias previsto no Código de Defesa do Consumidor nõe esta sendo respeitado e a empresa não iunforma nada.