Apple

Patente revela futura função de Perfis de Configuração no iPhone

Uma das faltas que pouca gente reclama, mas qualquer celular de 20 reais tem é a função de perfis de configuração, ou como a Apple chama, Modos. São aqueles conjuntos de pré-configurações que utilizamos para trocar facilmente os ajustes do aparelho de acordo com a situação, como por exemplo modo Reunião (desligando o toque e deixando no silencioso), ou modo Economizar Bateria (desligando o 3G e o wi-fi quando não vai ser usada a internet). Esse tipo de função faz falta.

Mas a Apple é conhecida por reinventar o trivial e já está pensando em implementar esta funcionalidade, com melhorias excelentes. Segundo uma patente (que pode ser vista neste link) requisitada em dezembro de 2007 mas só revelada hoje, a empresa teria pensado em configurações de modos automáticos baseados em eventos.

Modos baseados em eventos

A coisa toda é genial: tudo poderia ser configurado somente com o uso da geolocalização, do acelerômetro, da luminosidade do ambiente, da velocidade da pessoa ou até mesmo da presença de um carregador. Tudo automaticamente. Mais ainda, o sistema poderia inclusive interagir com eventos do calendário ou até notícias RSS.

Modos baseados em eventos

Por exemplo, se em casa ou no trabalho você tem acesso à uma rede wi-fi, o aparelho poderia automaticamente  identificar o local e desligar a rede 3G, economizando assim bateria. Ou então entrar em modo silencioso caso o aplicativo Calendário indique que é hora de uma reunião da empresa. Simplesmente genial e completamente possível com a tecnologia atual do iPhone.

Modos baseados em eventos

As possibilidades são muito amplas e se realmente a função for adotada, será uma bela diferenciação em relação a outros concorrentes.

E outras patentes foram reveladas hoje com várias outras funções, mas cada uma merece uma matéria em especial. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Nunes

    Tem um aplicativo que faz exatamente isso no Rock Your iPhone (não recomendado). Interessante… Será que seria a Apple já testando isso?

  • LeonardoD.

    simplesmente genial mesmo. muito bom.

  • Rodrigo

    muito legal!

    já viram a música gravada com o iphone?
    dá uma olhada!
    http://the88.net/love.htm

  • Augumented Reality (RA), iLex, alguma novidade sobre isso?

    Tô desesperado pela informação..rs. Achei uma empresa que está prometendo software de leitura pro iPhone, mas acho que pode ser fake, porque não vi mais referências sobre isso..

    E na iTunes Store não tem nada aparentemente…

    Abraço!

  • Carlos Adller

    Isso já existe no Android, através de um aplicativo chamado Locale (http://www.twofortyfouram.com/). Com ele vc pode configurar, por exemplo, seu celular para o modo silencioso quando você entrar em um cinema; desligar sozinho o Bluetooh quando a bateria estiver fraca, etc.

  • Carlos Adller

    Na realidade, o Android é bem mais flexível que o iPhone OS. Não comprei ainda um HTC Magic porque não é vendido oficialmente no Brasil. Enquanto isso, fico com o iPhone mesmo.

  • Vanzela

    Esse pessoal da Apple não dorme no ponto!!!
    Eles são muito espertos, eles tem um infinito potencial para funções aplicativos etc. Mas vão lançando aos poucos!
    Isso querendo ou não vai vausando muita polemica. Deixão todos eufóricos pelas novidades, deixando eles sempre em palta… rsrsrsr isso que é Marketing. Parabens à eles, quem sabe um dia a Microsoft aprende… Mas bem que eles poderiam ser um pouco mais generosos né?!… Esta valendo

  • Vanzela

    (corrigindo) vai causando…

  • Carlos, não sei se você já teve a oportunidade de mexer em um aparelho com Android. Eu sim e me decepcionei.

    Na teoria ele é bom, mas na prática (para quem está habituado com o iPhone) ele não é tão intuitivo assim.

    Fiquei dois dias com um e não consegui colocar músicas nele, para você ter uma idéia… :/

  • Carlos Adller

    @iLex

    Não mexi ainda não. Obrigado pela dica.

  • Vicente

    Cada vez melhor! 😛

  • Lessa

    Muito bom mesmo ! Mas será que estas modificações do seriam para o novo iPhone ? Por falar nisso , teríamos mas alguma novidade em relação a preços e data de lancamento ?
    Abraços Less

  • Vitor Sá

    Muito bom!! Todos os iphones poderiam ter, mas no Classic não seria TÃO bom porque não tem GPS. Eu adoraria ver isso o mais cedo possível!!

  • Max

    O grande ponto do iPhone é interface do usuário, coisa que quase nenhum celular consegue imitar. Em funcionalidade tem muitas opções melhores que o iPhone, mas todos pouco intuitivos, e de interface complexa. Eu sinto muita falta de uma forma simples de desligar 3G, GPS e Wi-Fi no iPhone. Acho muito chato ter que ir toda hora no Configurações e ficar procurando os settings lá. Sei que com JB dá pra colocar aplicativos que melhorem isso, mas isso deveria ser padrão no OS já. Outra coisa que faz muita falta é uma forma de customizar a tela de início pra mostrar eventos do calendário, e etc. JB também resolve isso, mas mais uma vez, deveria ser standard.

  • Michel Wilker

    Concordo com o Max em gênero e número. 🙂

  • Bruno – Angra dos Reis

    Essas mudanças implicam somente o soft ou também o hard?
    Compatível com 3G?

  • TiagoSouza

    Olhando para os desenhos dessa patente, é incrível como o desenho do iPhone é uma evolução natural do desenho do iPod. Se você quer aumentar a tela substancialmente, precisa diminuir a “scroll wheel”, a ponto de ele só virar útil como um botão!

  • Edguitarra

    Eu não gosto dos Nokias por causa desse tipo de configuração. Gosto de mexer onde precisa, nunca lembro como configurei cada perfil, acho que o Iphone tá perfeito do jeito que tá.

  • Lucas Vinícius

    Edguitarra tem gente que acha que não, o iPhone ainda não tá bom do jeito que tá.
    E iLex, o Android por enquanto tá meio difícil de usar mas eu já mexi no emulador do SDK e vi que não é tão difícil assim. Sem contar que vai vir lá pro fim do ano o HTC Hero que é um telefone com uma interface modificada do Android.
    É só procurar no Tubo: HTC Hero first look.

  • Alex iPilot

    Mas desligar o 3G dando preferencia ao wifi o iPhone já faz. O meu faz. Se eu deixar ativado o wifi quando estou em casa o iPhone desconecta o 3G e entre numa rede wifi aberta (meus vizinhos tem varias). Quando eu saio de casa ele volta para o 3G sozinho.

  • Rômulo

    Eu sei que não tem nada a ver com o assunto mas porque toda a foto do iphone que aparece em revistas, no site da apple e até nessa foto aí o relógio marca 9:42 AM alguém poderia me explicar?

  • MCKoe

    @Lucas Vinicius

    Essa modificação do SO do Android que tá dando o q falar, cada um fazendo uma customização e pode criar uma Babel…

    @Rômulo

    9 eu não sei o q é, mas 42 é a resposta para tudo.

  • Paulo Prestes

    Genial!!!

  • Rodrigo

    @Alex
    mas o problema é que com o wifi ligado, mesmo não conectado em rede alguma, gasta mais bateria…

  • Edguitarra

    Uma coisa que me irrita no Iphone é quando quero deixar o volume do toque baixo, para ninguém me enxer o saco durante a noite, mas quero colocar o despertador com volume alto e não dá pra fazer isso, você tem uma opção de volume para os dois. Isso acho que ia fazer diferença se alterassem.

  • rafaeld

    Uma coisa que me irrita no Iphone é quando quero deixar o volume do toque baixo, para ninguém me enxer o saco durante a noite, mas quero colocar o despertador com volume alto e não dá pra fazer isso, você tem uma opção de volume para os dois. Isso acho que ia fazer diferença se alterassem. [2x]

    Inclusive quando estou num aplicativo e coloco no volume mais baixo…e depois esqueço de aumentar… quando recebo ligações quase nem escuto.

  • Max

    Edguitarra, sofro com o mesmo problema…