2009ARQUIVO

Há exatamente um ano, nascia a App Store

Apesar do lançamento oficial ter sido marcado apenas para o dia 11 de julho, foi com a liberação do iTunes 7.7 um dia antes que surgiu a App Store em vários países, inclusive o Brasil. Na época, a loja virtual contava com mais de 500 aplicativos; hoje, esse número passa de 56 mil.

Proporcionalmente, a maior categoria presente na App Store são os Jogos (18%), seguido pelo Entretenimento (13%) e Livros (13%). Vale lembrar que muitos desenvolvedores colocam seus jogos nesta segunda categoria, para aparecerem em lojas que não possuem Games (como o Brasil, por exemplo). Também há de se considerar o fato que existem muito mais versões lites (gratuitas) para jogos do que para outros tipos de aplicativos, inflando consideravelmente este número.

Gráfico de categorias da App Store

Neste primeiro ano, mais de um bilhão de aplicativos foram baixados, revolucionando a forma de instalar programas em um celular.

A única tristeza é ver que já se passou um ano e ainda não temos a categoria jogos em nossa loja nacional. Será por excesso de burocracia do nosso governo ou pura falta de vontade da Apple em resolver o caso?

[via]

Botão Voltar ao topo