Notícias

Google diz que webapps têm mais futuro que a App Store. Steve Jobs estava certo?

Webapps

Na primeira Conferência Mundial de Desenvolvedores pós-iPhone (WWDC 2007), a Apple decepcionou muitos ao anunciar que seu celular multifunção não seria aberto a programas nativos (leia também Como o jailbreak mudou a telefonia mundial). Isso porque a empresa resolveu investir em aplicativos online, chamados de webapps, que, segundo Steve Jobs, eram a melhor opção para um celular voltado para a internet, afirmando que tinham um grande futuro pela frente.

Mas a Apple não pôde aguentar por muito tempo a pressão de todos, que clamavam pela possibilidade de instalar aplicativos de terceiros, o que deu muito poder ao jailbreak. Depois de um ano, ela criou um pacote de desenvolvimento (SDK) para a criação de apps nativas, lançando mais tarde a App Store, a loja de aplicativos de maior sucesso atualmente no mundo da telefonia móvel.

Agora vem o Google, através de seu vice-presidente de engenharia Vic Gundotra, dizer que “são as webapps o futuro do desenvolvimento móvel” e não as lojas de aplicativos. Assim fica difícil não acreditar que o Google não segue os passos da Apple, como já afirmou um jornalista.

Seja como for, se a “previsão” do Google se concretizar no futuro, a Apple já estará na frente, pois tem isso planificado desde a criação do iPhone.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Eliedson

    Também acho que o google rouba tudo da apple.

  • krikaoli

    Sem ser repetitivo, mas sendo acho que todos deveriam assistir ao filme Piratas do Vale do Sil[icio. Fui o primeiro! Sera mesmo o futuro?

    • Até tu, Brutus, com essa história de “primeiro”?

  • Na verdade eu acho que não é a Google que segue a Apple, mas sim, como disse nosso amigo, um pirata sempre copia uma boa idéia de outro pirata.
    Como o próprio filme mostrou, sempre um acaba roubando a idéia do outro, temos que lembrar que a Apple tem alguns bons processos por quebra de patente de outras empresas. Como diz o velho ditado, na vida nada se cria, tudo se copia… 🙂

  • Jean Alvarez

    Talvez se os webapps evoluírem bastante.
    No estado atual os apps nativos são muito superiores.

  • Conrado

    iuhauihuiaa..

    A Apple nunca copiou nada de ninguem né??

    arghh..
    Google, MICOsoft, Apple… sao farinha do mesmo saco..

    é muita burrice afirmar q a GOOGLE copia tudo da APPLE, como se a APPLE nao copiasse d ninguem ne?

    • Bom, já que alguns se dão a liberdade de chamar de “burros” os outros que têm opiniões diferentes da sua, eu também vou me permitir retrucar a quem não sabe ler texto.

      Apesar de não concordar totalmente com a visão daquele outro jornalista, reparei que o texto (como este aqui em cima) não questionava o fato de se usar tecnologias de outros, mas sim da impressão aparentemente (segundo ele) de que o Google segue os PASSOS da Apple. Seguir os passos não é copiar produto, mas fazer as mesmas ações (ou reações, como diz o jornalista).

      Como disseram nos comentários do outro artigo, a “cópia” e melhoramento das tecnologias existentes só traz benefícios ao consumidor e é assim que evoluímos. Se Bill Gates não tivesse copiado o Mac, quem sabe como estaria o mundo dos computadores hoje.

      Argumentar que a Apple copiou a GUI da Xerox é besteira. Ela não copiou e sim pegou do lixo um projeto que era considerado infantil e colocou em um produto para massas. A genialidade está aí, ver oportunidade em uma coisa que muitos despresam.

      O que o texto acima quer dizer (e esse foi feito por mim, não por nenhum jornalista) é que a Google está menosprezando uma coisa que hoje faz muito sucesso (App Store), mas que isso não diminui a Apple, porque se o rumo do mercado realmente mudar, ela já está preparada.

      Independente se ela adapta ou não idéias de outros, melhorando-as (que alguns preferem chamar de cópia), NINGUÉM pode negar a competência da Apple em lançar produtos de destaque e qualidade. Ser contra isso é ser tão cego (e “burro”, como alguns dizem) quanto qualquer fanboy da Apple ou de qualquer outra marca.

      • Concluindo, se Bill Gates tivesse copiado bem o Mac, com melhorias, hoje eu usaria Windows como sistema preferido. Mas não é o caso. 😉

  • rene

    Que filme êh esse?

  • FranKiko

    Também acho que “são as webapps o futuro do desenvolvimento móvel”, mas, veja bem, o *futuro*, quando estiverem disponíveis redes “always on”, confiáveis, estáveis, de boa velocidade e sempre disponíveis. Não é a toa que muitos apps possuem a função de leitura/funcionamento offline (e tendo portanto que tratar de sincronismo). O problema atualmente é a rede… e também o custo do acesso.

  • JanjaBoy

    Outra vez Microsoft X Apple X Google X Microsoft X Google X Apple X Microsoft X Google x Apple….. ….e a xerox ?

  • krikaoli

    Nossa iLex seus comentarios foram tao bons que bem que podiam ate ficar no corpo principal da noticia, pois eles foram muito edificadores. Fiquei ate com vergonha do pri m eiro… Mals. Realmente, os dois piratas foram visionarios e isso foi toda a diferenca. A applestore hoje ja e um fator na hora de comprar um iphone o O

  • ubi_rj

    A Apple felizmente tem o Sr. Jobs, um visionário como a muito tempo não víamos. Não acho que a Google copie tudo, e acho que ninguem aqui pensa assim.
    Mas idéias boas vem da cabeça de Jobs, o que faz alguem pensar que elas não vão ser copiadas algum dia ?
    Nada se cria. Tudo se copia. Se a idéia for boa, ai que é copiada mesmo. Steve jobs sempre teve essa vocação para advinhar as tendências de merdado, não é de hoje que ele se da bem no mercado em função de suas suposições. Foi assim com a PIXAR também.

    Fui !

  • iLex:
    “Argumentar que a Apple copiou a GUI da Xerox é besteira. Ela não copiou e sim pegou do lixo um projeto que era considerado infantil e colocou em um produto para massas. A genialidade está aí, ver oportunidade em uma coisa que muitos despresam.”

    Pode ser isso que o Google esteja fazendo agora. A Apple apesar de citar que os webapps seriam o futuro resolveu se focar e seguir outro caminho. Não entendo ou concordo que o Google esteja copiando a Apple.

    Fato que as tecnologia e as possibilidades estão aí para quem optar por aproveitá-las, como você mesmo disse.

    Um problema constante que tenho em acompanhar blogs que abordam a temática Apple é isso. Antes acontecia somente com o MacMagazine e sua eterna: “Windows copiou Mac”, “Mac é a melhor coisa do universo e Windows não presta”. E quando falamos que isso não leva a nada é obrigado a ler comentários como “você está em um blog cuja temática é Mac, esperava o que?”.

    Sinceramente acho que discussões desse tipo não levam a lugar algum e despertam o fanatismo presente em algumas pessoas. Uma discussão que seria saudável “Poxa o Google resolveu focar em webapps, bacana, será que dará certo? Como ele pretende se adequar a este futuro?” cai para o rumo que tomou.

    Sou fã do Blog do iPhone e do seu empenho iLex, mas acho que o blog pode viver perfeitamente sem estas rusgas que estando certas ou erradas não levaram a nada.

    Grande abraço e sucesso.

    • Eu acho a Google uma grande empresa e também contribuiu muito para tornar a web o que é hoje em dia.
      Eu sou um que, se amanhã ela entra em falência, me desespero porque uso muitos de seus serviços.

      Eu sou fã da Apple, mas ponho a boca quando ela pisa da bola. Fui um dos que xinguei quando eles anunciaram que só haveria webapps ( 😛 ) e chamei o Jobs de filhadamãe quando ele defendeu a não-adoção do vídeo no iPod, dizendo que ninguém queria ver vídeo em uma tela pequena. Quase larguei a Apple e comprei um PSP na época… Depois felizmente ela voltou atrás. 🙂

      Atualmente, ela adotou a posição que não vai investir em netbooks porque diz que o pessoal quer qualidade. Mas não há um produto Apple hoje em dia que esteja entre um iPhone e um MacBook, coisa que preciso para viagens rápidas (não acho que investir em um MacBook só para isso valha a pena). Por isso comprei um netbook por 300$ e instalei o MacOS nele. Cumpre maravilhosamente bem minhas necessidades. 🙂

      Eu aprecio a Apple por tudo o que ela fez e faz, mas quando ela não atende às minhas necessidades, procuro outro caminho.

      Mas claro, como este é um blog sobre iPhone, sempre procuraremos puxar a sardinha para esse lado, afinal, ninguém vem aqui para ouvir falar mal dele. 😉

  • Paulo Nunes

    Concordo plenamente com o Diogo, enquanto o futuro dos WebApps, a possibilidade de um sistema operacional baseado na web, a perspectiva para um futuro super-dependente das redes, tudo isso deve ser discussão acadêmica entre alunos de Sistemas de Informação, muita gente cai em armadilhas publicitárias que tentam desacreditar certas tendências como forma de direcionar o consumo para os seus próprios produtos. Hoje, quem dita a opinião pública são os departamentos de marketing, ao contrário de outras épocas, que eram filósofos, cientistas, estudiosos das respectivas áreas.

  • henriqueG

    Esses dias o cara que dizem ser um pai ou avô (não me recordo) dos softwares livres disse que webapps não tem futuro e que ele também não gostava dos tais… eu também não gosto e acho sem futuro, mas isso vai ser a opinião de cada um, do que gosta… Se o povo tá falando de um copiou o outro… a Apple copiou a Microsoft na App Store também, pois nas versões antigas de Windows Mobile existia uma lojinha de aplicativos tbm.. o nome não me lembro direito… marketplace… sei lá

  • henriqueG

    Mas volto a repetir… Acho esse negócio de achar que um copiou o outro uma IDIOTICE…

  • mark

    Boa sorte à Google com seu android … se for bom, se bem que acho que se fosse tudo isso já teria decolado… por enquanto prefiro meu iphone… mas se um dia surgir algo muuuuito melhor quem não vai mudar??? Qualquer um, mas hoje, sem dúvida o melhor ainda é o iphone ou mesmo um ipod touch…

  • Polêmica no Tv Fama! Ok ok!

  • Arliss

    Uma pequena observação – a Microsoft parece ter finalmente feito o dever de casa: o Windows Seven, pra quen já testou ou está testando, é MUITO bom.
    Repetindo a idéia que iLex colocou, ele até tem um “dock” e nesse caso, melhorado até em relação ao dock do MacOS, alem de várias outras melhoriase em termos gerais está muito bom de usar.
    Meu computador de uso diário é um macbook e rodo W7 em máquina virtual.
    Vamos ver como vem o Snow Leopard…….

    Quanto aos Webapps, só se eles fossem rodados via satélite e tivessemos cobertura em qualquer lugar do planeta, com velocidade de carregamento sempre maior doque o carregamento de um aplicativo rodando a partir do aparelho. Enquanto isso, prefiro ter a possibilidade da Appstore.

  • Felipe

    Só não são o futuro porque ainda vivemos num mundo capitalista e isso nao permitiria desenvolvedores de ganhar grana.

  • Eduardo

    Hackintosh?!??!?!!