2009ARQUIVO

Google diz que webapps têm mais futuro que a App Store. Steve Jobs estava certo?

Webapps

Na primeira Conferência Mundial de Desenvolvedores pós-iPhone (WWDC 2007), a Apple decepcionou muitos ao anunciar que seu celular multifunção não seria aberto a programas nativos (leia também Como o jailbreak mudou a telefonia mundial). Isso porque a empresa resolveu investir em aplicativos online, chamados de webapps, que, segundo Steve Jobs, eram a melhor opção para um celular voltado para a internet, afirmando que tinham um grande futuro pela frente.

Mas a Apple não pôde aguentar por muito tempo a pressão de todos, que clamavam pela possibilidade de instalar aplicativos de terceiros, o que deu muito poder ao jailbreak. Depois de um ano, ela criou um pacote de desenvolvimento (SDK) para a criação de apps nativas, lançando mais tarde a App Store, a loja de aplicativos de maior sucesso atualmente no mundo da telefonia móvel.

Agora vem o Google, através de seu vice-presidente de engenharia Vic Gundotra, dizer que “são as webapps o futuro do desenvolvimento móvel” e não as lojas de aplicativos. Assim fica difícil não acreditar que o Google não segue os passos da Apple, como já afirmou um jornalista.

Seja como for, se a “previsão” do Google se concretizar no futuro, a Apple já estará na frente, pois tem isso planificado desde a criação do iPhone.

Botão Voltar ao topo