AppleNotícias

Apple inclui aviso contra jailbreak do iPhone OS em suas páginas de suporte

A Apple parece realmente estar disposta a investir contra o jailbreak. Pela primeira vez desde que lançou o iPhone, a empresa inclui em seu site uma referência à modificações no OS. Até então o assunto era considerado tabu, sendo completamente ignorado nas comunicações com o consumidor.

Página de suporte da Apple

A página publicada hoje alerta que modificações não autorizadas do iPhone OS são a maior causa de instabilidades, interrupção de serviços e outros problemas dos aparelhos.

Alguns consumidores não entenderam o risco de instalar softwares que fazem modificações não autorizadas no iPhone OS (“jailbreaking”) em seu iPhone ou iPod touch. Usuários que fizeram tais modificações encontraram numerosos problemas em seu iPhone ou iPod touch hackeado“.

Ela ainda aponta as modificações como causas de instabilidade do aparelho e de aplicativos (travamentos e apps que fecham inesperadamente), interrupções em ligações, lentidão na conexão internet, incompatibilidade com alguns serviços como Visual Voice Mail, Youtube, Tempo e notificações push. O jail também deixa o aparelho com a segurança comprometida, além de prejudicar na duração da bateria, segundo a nota.

Por fim, ela ainda afirma que modificações não autorizadas podem comprometer a atualização do software (firmware), correndo o risco de deixar o aparelho permanentemente inoperável. Nesta última frase a intenção foi claramente apavorar o usuário.

A Apple está no direito dela de avisar seu consumidor que o jailbreak pode trazer problemas na performance do aparelho. Afinal, quando o push não funciona ou os aplicativos fecham sem razão, é a Apple e os desenvolvedores que são culpabilizados por isso.

Resta saber se ela irá ficar só neste ato ou mais atitudes virão para combater a personalização de seus aparelhos.

A página ainda não possui traduções para outras línguas que não sejam o inglês.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Guilherme

    ilex se eu fizer o desbloqueio oficial pela operadora
    e fizer jailbreak e tal ai eu quizer fazer um restauro eu vou zerar sim claro, mas eu perderei o desbloqueio da operadora??

    • O desbloqueio oficial é para sempre. 🙂

  • Paulo Andre

    Nao, Guilherme.

  • Guilherme

    vlw ae Paulo pela ajuda..

  • Marcio Sell

    Claramente existe a intenção de assustar. Já perdia a conta de quantas vezes fiz e reverti o jailbreak. Nunca tive problemas inclusive no 3GS.

  • iPc

    eu kero um iphone 3gs!!!!
    I lovo iphone…

  • José Luiz

    se eu comprar um 3g de outro pais desbloqueado ele fica desbloqueado em qualquer lugar??

  • André

    Ei iLex vc sabia que agora nos Estados Unidos eles não estão vendendo mais o iPhone para estrangeiros ??!?!!?!!???! 🙁 🙁 🙁

  • Guilherme Fernandes

    Eu acho que Apple está certa ao fazer isso, e se ela eliminar o jailbreak (não sei se dá), eu darei razão à ela!!!!

  • Felipe Dru

    O máximo que aconteceu com meu iPhone quando eu fiz jailbrake foi eu passar a ter dezenas de aplicativos rsss

  • Guilherme Botega

    Acredito que o jailbreak de forma consciente não abala a Apple!
    afinal, eu não vivo sem alguns aplicativos do Cydia! 😀
    Mas quem zoa, e só pega app de graça, não sabe o quanto a galera batalha e investe pra fazer um app..
    mas…

    iPhone ♥

    abraço

  • Thiago

    “modificações não autorizadas podem comprometer a atualização do software (firmware), correndo o risco de deixar o aparelho permanentemente inoperável”

    È possivel ????

  • Pita

    eeeeee, ainda bem que não necessito fazer jailbreak. =D

  • Concordo com o Guilherme Botega, não dá para viver sem alguns aplicativos do cydia, como o xgps.
    A Apple não pode nos obrigar a utilizar somente o que ela entende como utíl ou bonitinho.
    Temos o direito de utilizar o iphone como quisermos.

  • Fabio

    iLex, no meu iPod Touch (1ª geração), o push não funciona, mas não tenho certeza se o problema é com o jailbreak. Quando dei restore uma vez pra ver se resolvia, decidi fazer o jailbreak e depois restaurar minhas informações pelo backup e percebi, que antes de restaurar as informações, o push funcionava normalmente. Portanto, eu acho que se eu der restore novamente, e configurar o iPod como um novo iPod, o push deve funcionar. Mas eu não quero perder meus high scores e configurações dos jogos e aplicativos. Há alguma solução para o meu problema?

  • Michelmpbr

    Meu iPhone esta com jailbreak e não tenho muito oq reclamar, nesta ultima atualização do cydia acabaram os problemas de memória, não consigo ficar sem, tem muitos recursos que sabendo usar deixa sei aparelho muito melhor, cito por exemplo o iprotect que coloca senha nos aplicativos isso sem falar de tantos outros.
    Mas tem que saber usar…..use com moderação….. Não isntale tudo que ver e não dará problema…A Apple nunca vai parar com o jail completamente…

  • Paulo Kanawati

    iLex, da uma olhada nisso e confirma se realmente o carinha la do Google pirou…

    http://gizmodo.com.br/conteudo/aplicativo-gv-mobile-disponivel-gratuitamente-pelo-cydia

  • AndreSS

    Galera,
    Estou querendo fazer jailbreak no meu 3G (TIM) e queria saber como faço para fazer um backup do aparelho, para, quando quiser restaura-lo, eu não perder os meus apps.
    Outra dúvida. Os meus apps comprados na appStore argentina terão que ser comprados novamente quando fizer a restauração ?
    Abraços.

  • Lucas Abduch

    queria ver esse usuarios q encontraram diversos problemas e instabilidades após realizar o jb…
    apple viajando.

  • Eles falam do jailbreak como se fosse a hacktivation. O único problema de se fazer jailbreak é que o sistema fica vulnerável a execução de código malicioso, coisa que seria mais difícil num dispositivo não alterado.

  • Alex iPilot

    Thiago,

    Se é possível NINGUÉM sabe mas o fabricante diz que sim… E se eu não acreditar em quem fez vou acreditar em quem?

    O JB é muito legal? Dizem que sim, mas o preço que se paga e essa dúvida. A questão é se vc está disposta a pagar o preço da dúvida. Eu não.

    Exagerando BASTANTE, ninguém pode afirmar que amanhã, às 10:27h, todos os iPhones com JB no mundo não explodirão… misteriosamente, de uma hora para a outra, hehehe…

    O restore NÃO restaura o iPhone, exatamente, ao estado original. Logo, uma perícia técnica poderá isentar a Apple de qualquer garantia ou responsabilidade. Essa é a realidade concreta a qual cheguei após pesquisar MUITO e ponderar sobre o JB. As pessoas devem estar conscientes disso mas não vejo esse “outro lado da moeda” sendo divulgado por aí…

    A Apple já disse o que lhe cabia dizer, independentemente de interesses comerciais (e é claro que eles existem): NÃO FAÇA. Cada um decide se paga o preço da dúvida. Eu não pago e estou satisfeito.

    • Alex, o Restore restaura SIM o iPhone para o estado original.
      Porém, quem optar em recuperar o mesmo backup anterior, poderá ficar com algumas configurações do jailbreak, como a porcentagem da bateria e os ajustes de rede. Por isso que as vezes o usuário tem problemas com o wi-fi, restaura mas recupera o backup e então continua com problema do wi-fi.

      Mas SIM, a restauração do OS pelo iTunes faz o iPhone ficar 100% como o original.

  • Janja Boy

    (peguei no twitter) É oficial, a Apple de 2009 virou a Microsoft de 1996. Mas não por causa do Mac, e sim do iPhone.
    http://www.mobilecrunch.com/2009/07/29/is-the-iphone-causing-apple-to-lose-the-plot/

  • Eric

    Então.. eu acabei de trocar o meu 3g e percebi que ele original tem muuuito mais sinal 100% 3g do que quando deixo ele com jailbreak !!!.. pq será heim !!! pois eu enchi o saco das minha operadora, e vi que o problema é nessa jeca !!

  • Chipaz

    Eu já fiz JB e restaurei iPhone por mais de 4x. Isso por que por 2 x depois do 3.0 após instalar algumas atualizações do cydia e esta travar no final e após forçar reinício. Aí fiquei puto e resolvi ficar sem JB, consegui viver sem lock calendar, sbsettings, backgrounder, etc por apenas 2 semanas aí tomei vergonha na cara e fiz o ipsw pelo pngwtool pelo tutorial do hackthatphone.com e ficou show, em alguns aspectos ate melhor que o original. Mas falei isso tudo para dizer que mesmo restaurando pelo iTunes ele não formata a outra particao o que faz com que após JB e restore os arquivos estão lá, só não Sao acessíveis tanto que depois de um restore fiz jail e os programas que estavam hide continuaram lá ate tive dificuldade de fazê-los aparecer novametr sem jail.

    E corrigindo o que iLex falou, o desbloqueio oficial e sim para sempre, mas sempre que você fizer o restore original ou não ele terá que ser desbloqueado novamente, ou seja, se você não conectar ao iTunes ele não voltara a ser desbloqueado. E super simples, mas o “para sempre” tem que se repetir sempre que houver o restore.

  • GRM177

    Deixa ver se eu entendi, iLex…

    Se eu optar por usar meu backup anterior (no caso de vir usando JB), depois de restaurar, ele acaba (backup) trazendo alguns arquivos que não deveriam, caso do % da bateria e um eventual problema no wifi…

    No entanto, se restaurar e escolher a opção novo iPhone, sem puxar o velho backup, torna o aparelho identico a um saído da fábrica, é isso? Se for assim fico um tanto mais seguro de experimentar um JB no futuro.

    E isso também explica porque depois de restaurar e puxar o backup, o *.ipcc alterado voltava.

  • Alex iPilot

    iLex, vc diz se reinstalar o firmware… Mas se o (hipotético) problema não permitir isso? Apagou geral o iPhone, morreu… Aí já era, não é?

    No jailbreak do PSP é o chamado BRICK… Se não conseguir reinstalar o firmware original o PSP vai virar um tijolo…

    Eu não me refiro à restauração em caso de desistência, sem problemas, eu digo em caso de haver um problema e não ser possível fazer coisa alguma a não ser recorrer à Apple. O firmware alterado vai estar lá me denunciando…

  • Michelmpbr

    iLex pq meu comentário foi apagado???

  • GRM177

    Alex, sem dúvida, se estiver alterado, estragar, e eles ao consertarem tomarem conhecimento de que roda um firmware alterado, podem perfeitamente se negar a bancar o procedimento, determinando que ou o cliente pague ou devolver com sem a troca da peça/conserto necessário. No caso da Vivo (por ora) não haveria problema, pq eles dão um novo, já as outras mandam para análise.

  • Dynho

    Propaganda de jabá na Apple. Era só o que faltava. 🙂

  • Povo: um iPhone é como o seu PC, passado um tempo você tem que formatar e instalar tudo de novo. Sem o jailbreak isso é fácil por conta do backup que a Apple desenvolveu, mas mesmo assim, merdas acontecem. Jailbreak não faz mal nenhum se bem gerenciado.

    Claro que se você instalou o OpenSSH e não trocou as senhas de root e mobile (coisa que eu já peguei numa praça de alimentação com WiFi num shopping), você tá ferrado…

  • Carlos Adller

    I love JB. estou ficando puto com a Apple. Está controlando demais, e pior que é contra os usuários e a favor das operadoras. No dia que não puder fazer JB, não compro mais iPhone.

  • Alex iPilot

    Wesley, peço licença para discordar. Eu fazia isso de formatar e instalar quando era “mais jovem” e tinha uns micros montados em casa e cheios de programas piratas, a começar pelo Windows…

    Hoje não dá mais. Mantenho tudo em notebook de primeira linha, soft original, ABSOLUTAMENTE sem problemas, erros, nada… Rodando Windows XP, Apache, MySQL, etc… Aliás, o primeiro notebook que tive foi o primeiro modelo com CDROM integrado e Win95 OSR2. Rodava TUDO e nunca deu um erro, nunca teve uma “tela azul”. O “segredo” era justamente não “futucar”: se não estiver quebrado, não conserte.

    Mantendo o iPhone original também tem que ser assim, sem problemas.

    Mas se começar a mexer e pior, se não souber mexer, danou… Vai ficar danando, formatando e reinstalando ad-eternum (ou enquanto tiver saco e idade pra isso, hehehe).

  • Relaxa Carlos, eu me preocupei quando saiu o iPod Touch 2, que ficou um tempão sem um jailbreak fácil, mas é descaso dos caras mesmo pois o 3GS foi desbloqueado em pouquíssimo tempo.

    Tá na cara que a Apple não vai fazer um iPhone a prova de balas tão cedo. Tomara que até lá alguém se toque que isso é monopolizar o mercado (afinal, eles tiram e põe software como querem e por qualquer motivo, veja o caso do GV Mobile), ganhe um processo contra ela e o jailbreak nem mais será necessário, só instalar o Cydia e ser feliz.

  • Ricardo Higa

    @Wesley…

    Concordo plenamente c/ você…
    O JB não faz mal algum no iphone, basta saber usar ;)!
    e no caso do OpenSSH, basta desligar via SBsettings quando não for usar… 🙂

    abraços

  • Ricardo Higa

    OFF:

    @Paulo Kanawat

    O GV Mobile se encontra FREE via Cydia ;)!!!
    abraços

  • Dynho

    Noticia ruim é essa:
    http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1249110-6174,00.html

  • Caramba, já baixei o GV!
    Vai pegar fogo o circo…

  • Overlord

    Pois é.

    Se a Apple já andava de cara feia pro JB, imagina agora com o GV Mobile no Cydia.

    Antes, o JB só causava prejuízos para a Apple.
    Agora, vai causar para a AT&T…

  • muita gente fala que o ‘JB deixa o iPhone mais lento’ e tal…

    ai vc vai ver exatamente o que o cara instalou:

    – winterboard;
    – temas completos para o winterboard;
    – instalou tudo que viu no Appu**;
    – além dos 3GB de músicas e afins que o cara deve ter colocado…

    ai não tem jeito mesmo! kkkkkkkkkkkkk…
    já vendi e restaurei MUITOS aparelhos (nacionais e internacionais), TODOS fiz o Jailbreak… e é FATO… se vc zerar ele, fizer o JB, não colocar muita musica e ter apenas os apps que REALMENTE vai usar/jogar, ele funciona que é uma beleza.

    temas ou qq coisa que o winterboard habilita (mesmo o LiveClock) compromete consideravelmente o desempenho do iPhone (com o iTouch 2G mesmo com as modificações ele fica com velocidade muito boa nos games).

  • Exatamente.

    Como o JB possibilita a instalação de muitos aplicativos, e grande parte rodando de forma concorrente com outros app padrões, o troço desanda.
    Fiz o teste e fiz o JB e instalei o mínimo: MxTube, MobileLog. Tudo perfeito, bateria 4 dias em standby e 4 horas de uso intenso.

  • Eu tenho do Cydia: Cycorder, MxTube, Bossprefs, iBlacklist, BRiPhone(logo das operadoras), popup blocker e CyDeelete.
    Da AppStore deixei poucos apps e, quando quero jogar(por exemplo) um outro game, eu simplesmente desinstalo uns que to usando e coloco outro, simples!

    meus apps da App Store:
    DocsToGo, Rowmmote Pro, TwitterFon PRO, Nimbuzz, NFSU, Assassin’s Creed (full), chop sushi, solitary city (full), Touchgrind, Rolando 2 (full, MemoryInfo e Minigore.

    Música tenho: 129

    e tenho disponível ainda 5,6GB.

    tenho um iPhone 3G 8GB (TIM – Nacional) e tudo funciona PERFEITAMENTE!

    aproveitando, VALEU iLex pelo APN do Tethering! =D³²¹

  • ps: estou com o FW 3.0! rs

  • Alex IPilot, fique a vontade pra discordar, mas esta situação que você apresenta me parece um pouco fora da realidade. Não importa se você não “futuque” no sistema, algo pode acontecer. Por exemplo, eu tive uma configuração do meu iTunes corrompida, e todos os links em qualquer navegador pra iTunes store não fumcionavam. Formatar o pc foi a única coisa que resolveu, e eu não fucei no registro ou instalei programas do tipo que alteram o que não deviam, simplesmente aconteceu. Se todo software que a gente usasse fosse perfeito, não teríamos problema, mas ate um iPhone depois de um tempo pode ficar “desgastado” e precisar de uma reinstalação.

  • PoolS, eu desisti de medir pela bateria uma vez que tenho o Beejive e o uso com push, que mantém uma conexão permanente 3g/edge, o que reduz drasticamente a bateria, esteja com ou sem jailbreak.

  • Edguitarra

    Pau no Iphone sempre deu mesmo sem jailbreak. Mas é claro, seria bom não utilizá-lo, mas a Apple não cobre certas necessidades do usuário. A empresa incentiva o jail não colocando funções que poderiam ser facilmente implementadas, por motivos, às vezes, difíceis de compreender.

  • Vicente

    Acho que ela tem todo o direito de falar sobre este assunto. Afinal, libera funções de um produto que ela idealizou e que a mesma o produz…

    Não tenho nada contra jailbreak, até porque quando comprar meu 3GS o farei, mas não posso dizer que não concordo com a posição da empresa…