Aplicativos

Aplicativos de chat gratuitos com suporte à notificações push

Depois do sucesso do BeejiveIM, que trouxe para o iPhone programas de chat (MSN e outros) com função de notificações por push, alguns outras soluções gratuitas apareceram. Vamos ver agora algumas delas.

Nimbuzz

Nimbuzz
O Nimbuzz (link) atualizou nesta madrugada o seu cliente de mensagens instantâneas, trazendo o recurso de push. Todo em português, ele permite agregar vários serviços sociais, entre eles MSN, AOL e GoogleTalk. Também realiza chamadas via VoIP através do Skype ou outros serviços.

Notificações push

A grande diferença para outros programas do gênero é que os avisos push não ocorrem por janelas pop-up. Ele simplesmente faz aparecer uma etiqueta numérica em cima do ícone do aplicativo, o que impossibilita de ver quem foi que mandou mensagem para você.

Redes compatíveis VoIP

O mais interessante é o serviço de ligações telefônicas por VoIP Discado. Apesar do programa não realizar chamadas pela rede 3G, ele possui um serviço onde o aplicativo liga para um número local e realiza a chamada. Você paga assim somente o preço de uma ligação local. Para o Brasil, apenas um número de São Paulo é disponível.

VoIP VoIP

O Nimbuzz está disponível para iPhone e iPod touch com OS a partir do 2.0. Porém, algumas funções (como o push) são limitadas à versão 3.0 do sistema.

eBuddy
O eBuddy (link) já saiu faz tempo e muita gente vinha nos pedindo para falar dele.

eBuddy

Ele é bem simples e básico, também tendo suporte a vários protocolos de chat. Talvez a resposta para quem apenas queira um MSN com push sem pagar nada.

O que eu não gostei é que nos avisos pop-up do push não aparece a mensagem, apenas a notificação de que alguém lhe escreveu. Ou seja, você é obrigado a abrir novamente o aplicativo para lê-la.

eBuddy

O eBuddy também é compatível com iPhone e iPod touch com OS 2.0 ou posterior.

Fring
O Fring é a grande decepção de todos. Lançado no ano passado com muito alarde, ele parece não ter tido competência para se atualizar às novidades do OS 3.0 e o pior, usa a mentira para ludibriar os usuários. Apesar de ter publicado em seu blog que a realidade era diferente da descrição do aplicativo devido a um problema técnico, nosso leitor Eduardo nos mandou um email que recebeu ontem da empresa, ainda usando em sua publicidade a função Push, que não existe.

Mentira!

Empresas que tentam iludir o consumidor devem ser menosprezadas. Eu já apaguei ele do meu aparelho, com direito a colocar 1 só estrela na avaliação. E você?

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Cheruba

    Realmente vale a pena investir no BeejiveIM ^^ esse nem se comparam a ele…

  • eduardo

    ilex, você viu o email que te mandei hoje sobre o fring?

  • Putz, esqueci de incluir!
    Vou ver se edito, valeu pelo email! 🙂

  • Thiago

    @iLex, onde se lê “O Nimbuzz é disponível para iPhone e iPod…” não ficaria melhor se alterasse para “O Nimbuzz ESTÁ disponível para iPhone e iPod…”?

  • Ihgor

    faltou o “eBuddy” também!

  • eduardo

    &ihgor, como assim? olha ele aí em cima.

  • Ramses

    Ilex, era bom avisar que o aplicativo “Dias Úteis” teve o seu preço reduzido para 1 dólar.

    E aqui cabe um protesto, porque muito embora a maioria do blog tenha reclamado do preço de 4 dólares (!!!!) para nós considerado abusivo, o próprio desenvolvedor veio justificar o mesmo, inclusive dando a entender que não abaixaria.

    Na boa, se eu tivesse comprado pelo preço integral e logo após visse esta redução, teria me sentido enganado também, afinal “Empresas que tentam iludir o consumidor devem ser menosprezadas.”

  • Guilherme Bravin

    O Nimbuzz agora está disponível para a Plataforma Mac também!

  • Pois é, mas conseguiu achar onde?
    Porque procurei e nada…

  • Dynho

    Sem sombras de duvida o BeejiveIM é o melhor de todos.

  • O Fring era a grande sensação… esperava mais!

  • Pode ser que o Fring entretanto lance algum update e corrija a falta do Push. É a única aplicação de chat que tenho no iPhone (raramente uso o chat no iPhone) e realmente contava com isso para testar.
    Se num próximo update não vier com Push a aplicação vai á vida e para o lixo e só com uma estrela igualmente.
    O problema das aplicações tipo Fring é que nos obrigam a ter de criar um registo de conta para passar a usar a agragação das outras todas. é por isso que ainda não avancei para outra… e aguardo que o Fring se resolva.
    Vamos dar mais um tempo…

  • Edguitarra

    Pra mim o Nimbuzz é o melhor, sem dúvida. Melhor interface, mais detalhes, mais ferramentas….

  • Rod

    Começa a sair bastante coisa com push… mas o Gmail nada…

  • Rodrigo Saraiva

    Olá Pessoal,

    comecei usando o fring… uma bosta, nem permitir configuração para não usar som de alerta esse programa tem.
    achei o nimbuzz, bom aplicativo, porém ele sofre de umas lentidões e travamentos que me deixavam meio chateado.
    nunca experimentei algum aplicativo pago, porém o ebuddy superou minhas expectativas, é rápido, não tem travamentos e lentidão, usa os grupos criados do msn por exemplo, e ainda tem notificação push.
    não conheço o BeejiveIM, acho um preço muito caro por um aplicativo, quando existem alternativas sem custo.

  • Edu

    Eu gosto do IM+ Não vejo diferença para o Beejive!!!

  • Johnny Mallenge

    Testei ontem o IM+ Lite e gostei. Só não testei funções de PUSH nele (na verdade nem sei se tem). Mas o programa achei muito bom. Até bem melhor que o Fring, na verdade. Obrigado.

  • Carlos Adller

    Caramba ! O Nimbuzz é muito bom. Melhor até que o Beejive porque faz chamadas para contatos do MSN, Gtalk, etc e fora que dá para usar VoIP. Muito bom mesmo.

  • Joao Filipe

    Falae pessoal! Saudaçoes iLex!
    Sou leitor assiduo do blog, mas ainda nao tinha feito nenhum comentario… Sempre tem a primeira vez!
    Entao, sou usuario do Nimbuzz e, pra mim, é realmente a melhor opção gratuita de IM disponivel. Tentei usar o Fring… e nao me dei nem ao trabalho de avaliar quando apaguei do meu “touchy”. É isso ae.

  • Joao Filipe

    Ah… Foi esquecido de mencionar que nessa atualização também é possível o envio/recebimento de arquivos e fotos!

  • Jean Alvarez

    Valeu pela análise iLex, vou testar o Nimbuzz.

  • Jason S.

    Estranho, eu acabei de baixar o Nimbuzz e não consegui ainda testar a função de Push dele, simplesmente quando eu aperto HOME ele fecha o programa… E pelos vídeos que eu vi do BeejiveIM é como se o programa continuasse em background.

    Alguém sabe o problema?

  • GRM177

    Beejive é enganação, U$ 9,99 por um aplicativo extremamente lento e que não oferece todas as funções que poderia ter, para esse valor teria que ser perfeito, completo.

  • Rafael

    pra mim o melhor é IM+

  • ubi_rj

    @ GRM177
    Beejive é lento aonde ?
    No meu iPhone ele roda tranquilamente, se conecta e muda de telas bem rápido…
    De todos que eu testei sem dúvidas é o melhor…

  • DaNtEbr

    Tudo bom?

    Bem que voces podiam fazer um post sobre como importar o 3GS para o Brasil, assim como na época do lançamento do 3G, deve ter uma forma de comprar 3GS nas Apple Retail Stores e trazer pra cá sem ativar nem contratar a AT&T.

  • Olimpio

    Já baixei o Beejive mas o IM+ é muito melhor e mais prático para usar e BEM MAIS BARATO.

    Não entendí porque não está na lista.

    Abraços

  • krikaoli

    Comprei o beejive e valeu cada centavo… É disparado o melhor deles… Dois inconvenientes: notório preço salgado e as engasgadas de processamento do iPhone 3G quando vc é torpedeado de msgs… (no iPhone 3GS deve ser perfeito).

  • Marcos Machado

    testei o nimbuzz tb e o push nao funcionou de novo.. testados: beejive, IM+ e nimbuzz.. nenhum funcionou o push..
    tenho iphone 3g hack – claro!

    alguem sabe como fazer funcionar?

    (óbvio q ajustei em configuracoes push -> ativado)

  • Edguitarra

    iLex
    Essa história de push não gasta mais bateria? As mensagens instantâneas usam a rede wifi/3G ou a rede gsm mesmo? Se for pela rede 3G ou Edge, tem que pagar pelo download de dados usados pelas notificações push?

  • GRM177

    @ Ubi

    Travamentos, eu não tenho, usei no iPhone de 3 amigos diferentes e todos reclamaram, de 4 amigos, 1 gostou.

    Fora que na minha modesta opinião pagar U$ 9,99 (ele já custou U$ 14,99 para quem não recorda), quando há alternativas bastante razoáveis e gratuitas me parece dinheiro jogado fora, salvo hipótese de quem realmente necessidade, como eu uso messengers o tempo todo no computador, no iPhone são momentos meramente eventuais (uma viagem, alguns minutos num consultório médico ou aguardando alguém em outro lugar), enfim, como eu me nego a pagar outro iPhone em aplicativos sou bastante seletivo com o que compro, para mim não vale a pena.

  • GRM177

    Vou colocar em outros termos… vocês ficam mais nos messengers usando laptop/desktop ou no iPhone, alguém paga R$ 20~35 para usar/ter um messenger?

    *(no comentário acima, leia-se ‘tem necessidade’).

  • Leonardo Barbosa

    Alguém sabe dizer se o Nimbuzz permite que se coloque diferentes status para cada conta. Gostei muito do eBuddy mas senti falta dessa característica que usava muito no Palringo.

  • Diogo Freire

    iLex, tem algum aplacativo com Push, que pega do Twitter? O twitterfic, pensei que viria não tem a opção 🙁

  • Joelfefa

    Que ridículo, existem tantos aplicativos com notificações PUSH de graça aí… Um exemplo é o Nimbuzz citado nessa matéria.
    E que diferença faz a notificação PUSH, garanto que ninguém morreu ainda por causa disso! O Fring é ótimo, dá para fazer ligação VOIP por ele, e ainda estar conectado em vários outros messengers.

    Forçou em: “Empresas que tentam iludir o consumidor devem ser menosprezadas. Eu já apaguei ele do meu aparelho, com direito a colocar 1 só estrela na avaliação. E você?”

    Calma gente, o Fring é só um aplicativo gratuito, não um daliti, are baba!?

  • Carlos Adller

    @ Leonardo Barbosa

    Até o momento, não.

  • eduardo

    @Joelfefa, você nao leu o post meu amigo. Dizer que você faz algo e não faz é iludir o consumidor sim meu caro. basta olhar no código de defesa do consumidor. Ninguém questionou suas funcionalidades, etc, e sim a postura da empresa de dizer que tem uma função e ela não EXISTE. aí merece ZERO estrela. Estamos todos calmos!

  • Continuo com o IM que comprei por 0.99 no começo do ano, valeu muito!

  • krikaoli

    Todos os aplicativos gratuitos que testei ate agora “comem” minhas mensagens enviadas ou recebidas… Em decorrencia disso meu msn no iphone virou fonte de inimizade rs… No beejive nenhuma msg ficou extraviada. GRM vc esta usando algum MSN pago? Qual gratuito? Eu estou sem note e viajando entao foi uma solucao boa pra mim a compra do beejive. O fring alem de extraviar msg gasta mais batt. Tudo pq nao sei desativar o vibra na hora que recebo msg… E caro mesmo o beejive… Um grande achado nessa viagem foi a utilidade do skype, eu uso o tempo todo para voz (com wi-fi) e esta sendo uma mao na roda total. Converso como se estivesse no telefone, alias estou no telefone, mas sem usar pacote da operadora… a qualidade da ligacao chega a ser melhor que uma ligacao telefonica.

  • Olá!
    Acabei de baixar e testar o Nimbuzz e o eBuddy. Os dois são muito bons e atendem perfeitamente a minha necessidade, funcionando o recurso Push com perfeição em ambos. Optei pelo eBuddy por conta da notificação em pop-up além de marcar um número no ícone. Gostaria apenas que eles dessem a opção de ficar mais do que 30 minutos com a função Push ligada.

    Obs.: Iphone 3G Vivo original

  • Paulo mac

    @ leonardo barbosa, é possivel sim viu trocar de status,

    n sei se e no meu mas qndo vo colocar pra trocar de foto, meu botao de cancelar n funciona

  • krikaoli

    Iludir consumidor e o que a VIVO esta fazendo na questao do tethering tambem…

  • GRM177

    Krikaoli, claro, eu fiz a observação, acho, de que salvo para quem realmente tem essa necessidade (usa muito, viaja o tempo todo etc.). Eu testei vários, de todos os que mais gostei foram o Nimbuzz, e agora o eBuddy, ao menos comigo não aparentam comer mensagens, o Nimbuzz com a vantagem de fazer tudo que o Skype faz (embora o Skype faça melhor, ou fizesse, ainda não testei voip na nova versão).

    O Fring teria tudo para ser muito bom, contudo eu acho a interface um pouco desagradável e no voip não se revelou dos melhores.

    Há um outro, ainda, chamado MobileLinked IM, ele está longe de ser perfeito, mas tem algo que deveria inspirar a concorrência: conecta direto sem necessidade de criar usuário do próprio programa, o defeito é que não utiliza Skype e tem propaganda (mas agora acho que há uma versão paga de U$ 0,99). Para quem curte simplicidade seria esse a escolha, especialmente por dispensar fornecer informações a terceiros, conectando direto ao serviço usado.

  • Gabriel

    Para mim o melhor de todos é o Nimbuzz
    Nunca tive nenhum problema e ainda é de graça…

  • Joelfefa

    @eduardo, cara nem tinha visto que foi você que escreveu o artigo… 😉

    Mas acho que não há necessidade em dar uma estrela para o aplicativo e estilo ir chorando para mamãe porque eles não fizeram a notificação PUSH… =/
    Já ficamos tanto tempo sem ele, e existem muuuuitos aplicativos que ainda não tem o PUSH…

  • ubi_rj

    @GRM177
    Concordo totalmente com você em relação ao preço.
    Mas em relação à funcionalidade realmente aqui, no meu, ele não trava não.

    Mas de qualquer forma, eu entendo perfeitamente o você quis dizer com “pagar R$20,00” para utilizar MSN.

    Mas, como já investi 1000 pratas no iPhone, e sou muito seletivo com tudo (se tenho, quero ter o que há de melhor), não me encomodei de pagar os R$ 20,00.

    Fora que, utilizo sempre o MSN, uso também para trabalho.
    Mas entendo totalmente sua opinião !

    Abraço

  • krikaoli

    Show de bola! Ate esqueci de dizer que no skype, apesar da funcao voz ser muito boa, a funcao msg deixa a desejar.

    Joel, estilo “chorando para mamae” me parece que designa para alguem uma postura muito infantil. Ser um consumidor exigente nao tem nada de infantil, e justamente o contrario…

  • Meu querido Joelfefa, 😛

    Fique sabendo que eu sou um Intocável!
    Mas não aquele da novela e sim os que lutavam com a máfia de Chicago. Por isso, mais cuidado com o que fala de mim! 😛

    Se uma empresa se aproveita de uma função que todo mundo está atrás (push) e usa a mentira para fazer com que os usuários instalem seu aplicativo, acho sim falta de respeito e até mesmo desonestidade.

    Por não se importar com coisas desse tipo que o Brasil está na situação política que está. 😉

  • O Beejive é sem dúvida o melhor de todos que testei até agora (não testei o IM+).
    As funções e gerenciamento de vários chats simultâneos é excelente, bem estilo iPhone.

    Mas o que o GRM177 disse é uma grande verdade: vale a pena para quem realmente usa muito o MSN no iPhone. Para quem usa só de vez em quando, o ideal é pegar um gratuito mesmo.

  • GRM177

    É que é muita coisa, iLex, evidente que o cara fica tentado, mas se for comprar tudo.., ontem comprei Doom Resurrection, um dia antes Nutrabem, um antes Toki Tori, e semana passada Real Racing, esse mês fui generoso com a store, então, justamente, salvo quem tem real necessidade, eu, por exemplo, uso menos de 10 minutos por dia de messenger no iPhone, isso mais por culpa da Apple do que falta de vontade, quem sabe no dia em que a bateria aguentar ao menos um dia inteiro no WiFi ou 3G, e ele for multifunção (o meu é sem jailbreak), ai de fato, para deixar o messenger pendurado o dia todo eu comprasse o Beejive.

  • krikaoli

    Ei! Valeu o Doom?!?

  • GRM177

    Cara, joguei pouco ainda, é interessante, por um lado não fica tão complicado a jogabilidade com o sistema rail (sabe que os movimentos foram limitados e o jogo transcorre como um filme, certo? vc só mira e atira, mesmo assim exige concentração), mas por conta da falta de controle da velocidade com que o jogo rola é complicado catar coisas pelo chão (as salas secretas nem descobri ainda como encontra). Gostei dele, mas comprei de ansioso, ele vai cair, já está entre os 70 melhores, antes era 10, 20,… mais umas posições abaixo ele melhora, acho que é jogo para U$ 6,99 no máximo, mas é opinião preliminar, NFS eu detestei no primeiro dia e depois reconheci o valor.

  • brunolv

    @GMR177: Entendo bem o que você quer dizer, eu tb sou assim… seleciono bem o que comprar, mas quando vai somando já vi que comprei bastante coisa! Mas não me arrependo. Se fosse só pra usar a tela inicial do iPhone, já teria enjoado a mto tempo. É a AppStore que faz o iPhone cada vez melhor, então não me incomodo de pagar.

    Sobre os apps de mensagem, o Beejive sem dúvida é o melhor. Me desculpe, mas quem diz que não é, é só por causa do preço. Dentre inúmeras vantagens, com ele vc pode colocar sua foto, nunca aconteceu comigo de ter mensagens perdidas (como disse o krikaoli), não tem nenhum tipo de mensagem chata do tipo “online with Fring ou eBuddy”… vários desses gratuitos colacam essas mensagem ou enviam atomaticamente algum tipo de propaganda assim que você envia a primeira mensagem para alguém. Só descobri isso mandando msg pra mim mesmo no desktop. É um saco! No Beejive isso não acontece. É exatamente igual o desktop. Eu acho que vale mto mais a pena pagar 10,00 pelo Beejive do que por um jogo, por exemplo, que depois que você terminar e enjoar vai apagar e pronto. O Beejive provavelmente ficara no iPhone pra sempre, então vale a pena.

  • Fabi

    Não estou conseguindo fazer essa função push funcionar, já testei com o eBuddy, Nimbuzz e QuickPigeon e nada.
    Meu iPhone esta com o jailbreak 3.0
    Alguém pode me ajudar?
    (óbvio q ajustei em configuracoes push -> ativado)

  • Vitor

    Consegui fazer o push funcionar com meu iphone 2g! fiz o unlock e jail com o redsn0w 0.7.1 e o push nao funcionava apesar de ter todas as opcoes abilitadas. Adicionei a source http://cydia.iphoneil.net e instalei o PUSH FIX. depois desisntalei o im+ sincronizei, reiniciei o iphone, reinstalei o im+ e maravilha!!!!!

  • Edguitarra

    iLex
    Essa história de push não gasta mais bateria? As mensagens instantâneas usam a rede wifi/3G ou a rede gsm mesmo? Se for pela rede 3G ou Edge, tem que pagar pelo download de dados usados pelas notificações push?

  • Fabi

    Vitor, deu certo! Fiz como você explicou e deu certo!
    Muuuuito obrigada, isso estava me incomodando.
    Valeu.

  • Edguitarra

    iLex
    Essa história de push não gasta mais bateria? As mensagens instantâneas usam a rede wifi/3G ou a rede gsm mesmo? Se for pela rede 3G ou Edge, tem que pagar pelo download de dados usados pelas notificações push?

  • o beejive realmente parece ser o melhor… mas,me ajudem, o meu fica realmente MUITO lento… masmuito lento mesmo.. ja fiz jailbreak, e msmo sem jailbreak também era muito lento… Tem algo que possa fazer pra que meu beejive flua normalmente?

  • Na pergunta que disse…algumaopção, por exemplo nao carregar as fotos (acho q isso deixa ele bem lento..) ou alguma como desabilitar algumas funções esteticas.. nao sei, ele realmente parece ser bom, mas muito lento

  • brunolv

    Matheus, aqui se tiver falando com MTA gente ele da umas travadinhas, mas nada que torne impossivel de usar. Se tiver falando só com umas 3, 4 pessoas, roda 100%. E eu não desabilito nada, uso foto, papel de parede, etc. Não tem nenhuma app “pesado” no seu jailbreak rodando em background ou coisa do tipo? Aqui eu tenho jailbreak tb, mas não uso temas, nem nada que rode em background.

  • O nimbuzz ta ocm probleminha aki ele da a opcao de enviar foto mais se voce desiste no meio do caminho o cancelar nao ta funcionando.. e pra que nao consegue fazer funcionar o push eh pq tem que configurar pra ele ficar online mesmo depois que fecha o aplicativo eu acho e so da pra ficar no maximo 30 minutos …

  • @brunolv tenho jailbreak apenas pra usar o iblacklist e o lockcalendar… mas creio que nenhum dos 2 sejam mto pesados a ponto de prejudicar o beejive, pois uso o palringo e roda relativamente legal.. apenas o beejive que fica travando dmais

  • Gleisson Ricardo

    O IM+ esta muito bacana para o iphone, saiu a fução push agora só que sempre pede para conectar ao itunes com isso não funcionou. Mas vale apena usar para testar.

  • Flã

    Atualizei o Nimbuzz e notei que minha bateria que antes durava até 2 dias tá durando no máximo 5h, sendo que o celular fica travado e sem uso para ligação, vídeo e música. Já desconfigurei a notificação push automática. Tá fora da rede 3G e com brilho reduzido. Não era assim antes. Aconteceu com alguém? Alguma sugestão? Desinstalo o programa? Abs e obrigada!

  • Bra-tac

    Fring acaba de liberar atualização com suporte ao push!

  • Cj

    O eBuddy só fica no máximo 30 minutos com o Push Notification ligado (isso é ruim, mas é grátis!). Ah! uma boa idéia de pauta para vocês é escrever uma matéria sobre O CUSTO DO PUSH NOTIFICATION para quem não tem plano de dados.

  • Gus

    É o fring agora ta funcionando com push testado

  • Como o Fring já tem as notificações Push… já merece um destaque aqui. Certo?