Notícias

Adobe promete entregar Flash para celulares até o final deste ano

Flash para o iPhoneO CTO da Adobe, Kevin Lynch, declarou em um evento reservado a analistas que sua empresa pretende liberar até o fim do ano (como prometido) uma versão mobile do Flash, que terá suporte ao multi-touch e aos movimentos do acelerômetro. Apesar de não citar marcas, estas duas palavras fazem referência direta ao iPhone.

A Adobe espera que isso determine uma revolução em aplicativos para dispositivos móveis, inclusive em navegadores GPS, por exemplo.

Se a previsão se tornar realidade, caberá à Apple decidir se implementará a tecnologia no iPhone ou não. Mas isso poderia por em risco a própria App Store, visto que seria possível rodar aplicativos complexos apenas pelo browser, sem a necessidade de instalação no aparelho.

É bom também levar-se em consideração que os problemas de consumo de bateria do Flash ainda não foram resolvidos, podendo exigir mais recursos para ler uma simples página internet cheia de animações flash, por exemplo.

[via]

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Cleudson

    Eu vivo muito bem sem flash. Não faço a menor questão

  • Fabi

    Eu também não faço muita questão do flash, mas não gosto de limitações, é ruim não poder acessar determinados sites porque usam flash. 

  • LeonardoD.

    é, eu tbm.

  • Juarah

    Desculpem a minha ignorância,mas porque não se roda wmv e outros no iPhone ?

  • Se implementarem o flash no iPhone seria interessante haver a opção de desabilitá-lo nas configurações do aparelho. Pq assim se a pessoa não faz a menor questão do flash, acha que gasta mta bateria ou simplesmente que as paginas cheias de animações enchem o saco, pode ter o livre arbítrio de usá-lo ou não! Eu particularmente já me acostumei sem ele…

  • Daniel Taiguara

    tem que lançar logo com um app e pronto ! ruim demais não poder usar sites por causa do flash ! Se vai consumir mais bateria ou não é só quando usar ele ! A Nokia não tem este problema com seus aparelhos !!

  • Guilherme th4uros

    opa opaaaa
    viver sem flash ate da para viver
    mas as vezes eh MTO preciso… principalmente
    para alguns testes que faco na empresa que trabalho coisas de Publicidade que precisa de umas frescuras.
    Sera bem vindooooo.

    ;]

  • Guiga

    Também sou a favor do Flash e a opção de desabilita-lo é bem vindo.

  • Rick

    Chega a ser ridículo o iphone nao rodar ainda flash. Enquanto outros celulares ja rodam faz tempo, o iphone ta empacado nisso ainda. Quanto ao consumo da bateria, é só fazer como outras pessoas falaram acima, que tenha uma opção de desativar. Não pode ser tão difícil assim…

  • Hahahaha…

    Dica: Para maior segurança, usem LINUX! Seja Livre e não estes riscos mundiais!!!

  • o Flash atualmente é um monstro em pele de cordeiro, ele deixo de ser uma linguagem simples para criação de animações para se tornar algo compleço que nem a propria adobe consegue entendelo 100%, o codio base dele ja não era muito estavele seguro quando era da macromidia, agora com as X² inclusões de funcionabilidades e codigos de coreção a unica coisa que podemos ter certeza é que o Flash esta mais pesado e pirigoso(quem sabe mecher consegue achar muitas falias, principalmente falas que geram loop e assim tavam por falta de memoria).
    Estou sobrevivendo sem Flash, mas espero que cada dia o uso dele seja menos, afinal o Flash é um monstro em pele de cordeiro.

  • desculpa os erros ai em cima, to no trabalho..

  • Rico

    Amigo, discordo plenamente de você. O Flash hoje esta sendo usado e desenvolvido em quase todas plataformas e aplicações. Pra quase tudo se precisa instalar o Flash. Sites ja não abrem direito sem o maldito Flash…
    Esquece a idéia de sumir com o Flash, isso não vai acontecer, o que tem que acontecer é a ADOBE tomar vergonha na cara e melhorar isso ae, para que não haja falhas e riscos.

    • Rico, eu discordo de você.
      A prova é que se existisse tanto “sites que não abrem direito sem o maldito Flash”, seria um caos para os usuários de iPhone, e vejo muio pouca reclamação a respeito disso.

  • ubi_rj

    Trabalho com programação em Flash e ActionScript a 4 anos.
    Atualmente, vivo diariamente desenvolvento aplicações e sites em flash.

    Diferentemente do qe muitos falaram ai, aplicativos e recursos desenvolvidos com flash podem ser muito seguros desde que o profissional sabia o que esta fazendo.
    O Flash cada dia se mostra mais poderoso, não tenho dúvidas que a memoria limitada do iPhone pode fazer com que o aparelho rode extremamente lento em algumas aplicações e sites que rodem arquivos SWF.

    Fora isso, se desse para eu colocar minhas APPs em flash no iPhone, nunca mais comprava nada na APP STORE. Passaria a desenvolver todos os meus programas rs.

    Isso pode acabar sendo uma “faca de 2 legumes” para a Apple, possivelmente um tiro no pé para alguns desenvolvedores.

    Abraço !

  • Leonardo Menezes Borges

    talvez seja melhor ter para iphone pois ai incentiva a apple melhor cada vez mais os gráficos do iphone e os desenvolvedores também!

  • Max

    Flash já era, e passado!!! Todos os. Sites que acesso no computador vejo tb no iPhone, sem problemas. Flash só serve pra fazer publicidade em sites e só, a navegação quase não se usa mais flash hj em dia… Os caras não conseguem nem fazer um plugin que rode em 64-bits…

  • Jonatas

    Na boa, o HTML 5 pode até matar Flash e Silverlight como conhecemos atualmente. Até hoje não me fez a mínima falta o Flash no iPhone, até porque já ficou chato até para Desktop.

  • Claudio Zago

    Acredito que esta versão que estão desenvolvendo deve ser mais “leve” que a versão desktop. Acho que todos já tentamos acessar algum site que não abriu corretamente e tivemos de correr para o computador.
    Vamos aguardar e torcer para que o prazo seja cumprido.

  • Janja Boy

    Sim é possível viver sem Flash, claro não existe! Mas quando ficar pronto vou baixar e instalar. Faz muita falta. Acho horrível essa limitação. Que venha o Flash! Alias tem muita “frescura” da Apple com o iPhone.

  • Paolo Rossi

    Gente, não vamos nos iludir, pois como o Ubi_rj(o cara trabalha com isso) já falou: para a Apple é um tiro no pé. Já que o flash abre espaço para que haja mais aplicativos “não-oficiais” e que não dão lucro a Apple, pois deixarão a app store de fora e a Apple, antes de tudo, é uma empresa capitalista, portanto, eu acho que mesmo que surja o flash com suporte para o iPhone a Apple não vai dá brecha alguma para isso!

  • filipi

    Ilex o ipod school tem um post indentica, mais ela colocou o via como blog do iphone, mesm assim ela poderia acrecentar mais algo, né e não deixar identico

  • FranKiko

    E o iMobileCinema? Alguém sabe como está a evolução?