Curiosidades

[história do leitor] Como o iPhone salvou minha viagem para o Chile

No mês de junho estive por quatro dias a turismo em Santiago, no Chile. Como qualquer usuário de iPhone, já fui todo preparado. Semanas antes já tinha adicionado no Mapas os favoritos de todos os lugares que eu queria visitar, bastaria fazer um “Me leve até aqui” para descobrir facilmente o caminho correto.

Além disso, instalei outros aplicativos de turista para testar por lá, inclusive um que iria me dizer onde está o banheiro mais próximo.

iPhone no Chile

Tudo pronto e funcionando, se não fosse um golpe de misericórdia da Vivo que me deixou sem sinal algum, tanto de internet quanto de celular. Meus planos estavam indo todos por água (ou gelo) abaixo.

Logo que chegamos já visitamos um dos shoppings mais conhecidos, o Parque Arauco. Tinha que avisar meus pais que cheguei bem e que o avião não se espatifou no caminho (sabe como é o receio de voar hoje em dia), mas meu iPhone não pegava nenhuma rede. Já estava 100% decepcionado.

No almoço, sentado na mesa comendo um pote de torta de chocolate, tentei mais uma vez e vi que tinha uma rede sem fio aberta! Abri direto o Nimbuzz (App Store, gratuito) a procura de alguem da família no MSN ou gTalk. Conectei mas não tinha ninguém.

Sem esperança, fiquei olhando minhas páginas de aplicativos e me deparei com o Skype (App Store, gratuito) que baixei uma vez e nunca usei. Era a última tentativa de contato antes de desligar o iPhone por completo e partir para um orelhão (urgh).

Como nunca tinha usado, não tinha nenhum crédito para fazer ligações. Mas isso não foi problema porque ali mesmo já cliquei para adquirir alguns. Revezando entre colocar os meus dados e colheradas de torta de chocolate consegui, facilmente, obter 10 dólares de crédito.

Disquei o número e chamou! A conexão caiu umas 2 ou 3 vezes, mas consegui avisar a família.

Me impressionei com aquilo. Eu, sentado num restaurante no Chile, consegui comprar créditos e ligar para a minha casa através do VoIP (Voz por IP, ligações pela internet). Nem mesmo a minha operadora conseguiu inutilizar o meu iPhone!

Depois ainda usei o Currency (App Store, também gratuito) durante toda viagem para converter Pesos em Reais. Era estranho ver uma camisa por 29.000,00…

A foto foi tirada no Vale Nevado, a 3.500 metros de altura.

Além disso, vocês lembram do meu outro artigo, “Meu iPhone sabe nadar“? É o mesmo aparelho. Ele ainda vive e anseia por novas aventuras… 🙂

Tags
Mostrar mais

Artigos Relacionados

  • Vini

    Essas historias são legais, parabéns. Seu iPhone agora faz parte de um seleto grio entitulado “iPhone highlander version” hahaha

    falou

  • Rômulo

    Que sorte!

    • Pois é, basta eu ficar dois dias de cama doente que alguns inúteis que não tem mais nada pra fazer vêm aqui azucrinar.

      Já disse e repito, nada contra críticas (muito pelo contrário), mas quando ela é desrespeitosa e anônima (trocando IP e colocando email falso) aí ela vai para o lixo.
      Se não tem mais nada de útil para fazer, vá ser voluntário para a caridade, tanta gente precisando, não fique na frente do computador enchendo o saco dos outros. #prontofalei

      E não existe texto desnecessário e sim textos que uns gostam e outros não. É soberba demais vir aqui dizer se um texto publicado é válido ou não, afinal, alguém aqui é dono da verdade?
      Só quem nunca saiu do próprio Estado e acha que o mundo gira em torno do próprio umbigo que não sabe que o iPhone em uma viagem é muito útil se bem aproveitado. Aliás, esse texto me deu a idéia de fazer uma série de matérias para quem for viajar aproveitar ao máximo do seu precioso (por exemplo, muita gente aqui nem sabia que é preciso pedir a opção internacional para poder falar no exterior).

      Ótimo texto do Carlos e vou incentivar ele e outros que tiverem uma boa históra a virem contar aqui, porque como já disseram, é mostrando “a vida como ela é” que nos damos conta como o iPhone pode fazer uma grande diferença no nosso dia-a-dia.

  • Henry

    “Iphone Highlander version”
    suhausha eu ri 😛

  • giovanni

    Esse lugar ai do chile e muito bom mesmo sem neve

    parabens pela viagem…
    vc vai amar o chile

    boa sorte

  • vitor

    mais pessoas deveriam mandar esperiencias pessoais e iphonianicas para o blog… sempre acho legal ver a vida como ela é ou foi né….
    bom saber que se um dia eu tiver vagando por ai sem sinal e me deparar com uma rede aberta eu posso utilizar o meu app skype que nunca usei também (valeu a dica, já sei pra que ele serve, não vou apagar)
    abraçoos

  • Eliedson

    Muito legal 😀

  • faltou dizer a bronca q ele eu na vivo. eu msm acabo minha voz d tanto reclamar qd acontece isso cmg.

  • stella

    haha nossa… eu tambémm to indoo pro chile em julho!… legall pelas dicass

  • giovanni

    quando eu fui no chile meu antigo cel da vivo ficou sem area muito ruim so o da vivo que era do meu irmao pegava

  • giovanni

    opss
    o do meu irmao era tim

  • Welton

    Doideira, historia legal, tecnologia salvou a viajem!

  • michelmpbr

    o skype também salva a gente aqui no Japão pois as ligações são bem mais em conta.

  • CaVi

    Que é isso Marco?!?!?!

    Mas essas histórias são boas mesmo…
    Eu mesmo já paguei uma conta no Banco pelo iPhone usando a Wi-fi de um restaurante… me livrei dos juros pq já eram 21:50h… daquelas que a gente só lembra que era pra pagar quando já não dá mais tempo… corri pra perto do restaurante e usei a wi-fi deles… hehehehehe

  • DVC

    “Tinha que avisar meus pais que cheguei bem e que o avião não se espatifou no caminho (sabe como é o receio de voar hoje em dia)”.

    Informação: O avião é o segundo meio de transporte mais seguro do mundo. Só perde para o Elevador.

    Acho que era melhor você ligar para seus pais toda vez que sai de carro… isso sim. Se não é acidente, é assalto.

  • Arthur

    Você tem que ativar o Vivo no Mundo que é um serviço da Vivo para poder usar o sinal da operadora parceira no exterior. Eu quando sai com o meu chip tambem não consegui, tive que ligar de outro iPhone para a Vivo aqui no Brasil e mesmo assim não consegui ativar o sinal.

  • Jocas

    Legal ver estas histórias, pena ler alguns comentários …!!!
    Eu configurei no “fring” o “Vono”. Uma espécie de Skype brasileiro. Fiz somente um teste pelo Wi-fi e tb funciona.

  • Nathan

    iMMe, calma e, pelo q eu vi, da para considerar q estar sem contato no Chile, é algo sério, e mesmo assim, é uma história bem legal, que viagem preocupante (e legal) Carlos Henrique! Um dia desses ainda tenho q viver uma aventura dessas para contar aqui no blog.

  • giovanni

    @DVC santiago do chile foi considerada capital masi segura da america latina e o chile e muito difil ter assltos por la as onze da noite eu tirava foto com meu iphone e nda.nao pense que o chile e um brasil que e uma grande favela

  • Lucas

    Nossa! Só esse iLex mesmo..

  • Jean alvarez

    Fui fazer uma prova no Maranhão semana passada, inventei de voltar a pé do hotel, me perdi!
    Só puxei o iPhone, pedi pro maps me localizar e traçar a rota, deu tudo apesar dele não ser 100% preciso.

  • Carlos Schmitt

    Vlw pessoal..

    se n fossem por vocês (que sabem apreciar as pequenas coisas) não teria nenhum incentivo para sentar e escrever estes textos..

    Vlw! abs!

  • MarcB

    Parabéns, ótima história…
    Tenho pena de quem não tem uma dessas pra contar e fica apenas comentando coisas inúteis. Abs

  • Chrystiano

    Show! Heheuaheuaehueah… =)

  • Marcos Machado

    Fui para o chile ( Santiago) tb em dez. do ano passado.. E a claro me deixou na mao tb.. nao tive meu iphone lá.. Graças a Deus eu tinha o messenger e o skype, alem dos mapas da cidade ( que me salvaram várias vezes à procura do metrô, mas sinal q é bom nada!!! Pelo menos encontrei vários restaurantes e no hotel tinha wifi tb.. Ufa!
    hehehehehe

    abs

  • JanjaBoy

    Nossa como tem “revoltadinho” !!!
    Pessoal que não gostou, não precisa postar desaforo. A história é bacana sim. E tem mais…. …aquele que falar que não liga(ou faz qualquer forma de contato com)para a família quando chega no destino está mentindo. Só que realmente avião é MUITO seguro, quando for de carro ligue sempre que possível….

  • Vitor Sá

    Mudando de assunto (rapidinho),
    acabei de ver um aplicativo da AT&T muito legal (para clientes). Ele mostra o seu plano, permite q vc pague a conta e/ou troque de plano, mostra o quanto vc utilizou de minutos, torpedos e data (internet). Muito legal, o nome é AT&T myWireless (acho que é isso). É de graça.

  • Vitor Sá

    Sobre a história,
    Muito boa! Acho que vc pode vender esse iPhone no ebay por uns R$5.000! O que esse iPhone tem pra contar não é brincadeira! Sem contar que é a prova d’água!! Continue trazendo as suas historias, são muito boas. Eu so tenho u
    a história assim, foi quando esqueci a chave de casa em casa e o celular estava sem bateria. Só me salvei pq na porta da minha casa pegava o meu WiFi!! Mandei um email e tbm entrei no msn pra falar com a minha família. Sem contar que para passar um tempo Fiquei escutando música e entrando na internet (blog do iPhone, claro)… Isso sentado no chão na porta da minha casa…

  • Vitor Sá

    OBS: eu tenho um iPod touch e não um iPhone.

  • Alex iPilot

    Pelo sim, pelo não, NUNCA MAIS, voo de Airbus na vida! Já precisei trocar de A320 duas vezes por defeito, teve aquele caso da TAM em Congonhas, agora o da Air France… Ironia é que eu sempre preferi o voo 447 porque era um “moderno Airbus” ao invés do voo 443 que é um Boeing 747 velho pra KCT, caindo aos pedaços…

    Mas parabéns pela aventura e por compartilhar sua experiência conosco. Seria legal um tópico fixo para relato de experiências e dicas/lições aprendidas.

  • JanjaBoy

    @Alex iPilot

    Você não é piloto de aeronave, né?

  • Arliss

    Faltou dizer se ele solicitou a Vivo o roaming internacional e ela sacaneou, ou se nem solicitou nada, nesse caso a Vivo não teve culpa.

  • Alex iPilot

    @JanjaBoy, não, sou piloto de robôs submarinos, como os que serão utilizados para buscar as caixas pretas (caso elas deem algum sinal…)

  • Claudio Bauer

    Caro

    Em primeiro lugar parabéns. Seu artigo está super interessante e muito bem escrito.

    Gostsria, se possível, de seu e-mail para te pedit algumas dicss.

    Super obrigado,

    Claudio Bauer
    [email protected]

  • Murilo Souza

    Também visitei o Chile em Junho e tive o mesmo problema com a Oi. Só pude usa-lo no aeroporto, na volta, onde encontrei uma wi-fi livre e pude ligar pra familia pelo skype e “conectar-me” novamente ao meu mundo…

  • Larissa

    Estou na Argentina e tb tenho usado bastante o iPhone, principalmente skype e internet (tipo agora)… Mas sempre que estou fora do Brasil (EUA e America do Sul) sempre uso SOMENTE wifi de graça nos lugares – agora é fácil qquer porta de restaurante tem… Antes era mais por precaução de evitar usar o 3G fora mas agora q descobri q a VIvo cobra R$ 35/MB vi q 3G internacional nao rola mesmo ( pelo menos Vivo e mesmo eu tendo o plano ilimitado de dados). Bom tudo isso só pra falar q o iPhone agora é realmente indispensável em qquer viagem… Mtas vezes tiro foto no iPhone e já envio logo via email… Real time mesmo! Ah outra coisa, descobri q o mms nao funciona aqui na Argentina, será q êh alguma coisa da rede local deles?

  • Alexandre Telles

    iPhone a prova de balas… (e a prova de água XD)

  • Larissa

    Outra coisa! Identificador de chamadas tb nao está funcionando aqui na Argentina… Nos EUA funciona normalmente…

  • a vivo ttah um lixo mesmo…

  • krikaoli

    Esse iPhone aí é do mau hein Carlos! Depois de tanta aventura e o prateado dele ainda está completamente brilhante!

  • Carlos Schmitt

    haha, próximo teste de resistência: Fogo!

  • Edguitarra

    Uma vez também fui para fora e o que consegui usar foi o Nimbuzz, pela rede wifi do hotel. A Vivo também não funcionou para mim, mesmo fazendo todo o processo para realizar ligações internacionais antes de sair. Aliás tudo o que fiz com essa operadora deu errado, hoje voltei para Tim.

  • Janja Boy

    @Alex iPilot sem ironia.

  • Edguitarra

    Li no blog do Dev-Team que a Apple está para lançar o Iphone OS 3.0.1 em breve.

  • @Diego, quanto ódio no seu coração! heheh
    Relaxa cara!
    O cara tinha um grande celular em mãos, e assim como muitos, eles quer mostrar que o investimento vale a pena, pois se fosse qualquer outro celular serviria apenas de peso morto!
    Pense nisso, e muita calma na hora de postar hehe!

    Abraços,

  • Claudio Bauer

    Diego

    Apenas um comentário:
    LAMENTÁVEL

  • Alex iPilot

    @Janja Boy, perdão se pareceu ironia. Felizmente resgate de corpos e destroços não são frequentes, pois é um trabalho horrível. Mas tem muitos momentos legais em exploração submarina, montagem de campos de petróleo, arqueologia de naufrágios, etc.

    Tem alguns vídeos legais no YouTube, procure por ROV: http://www.youtube.com/watch?v=FCM6PraYg94

    []’s Alex

  • Nathan

    Frescura nada, se fosse comigo seria o mesmo Diego, aqueles que tem um iPhone, o tem para usar ao máximo além de evitar ficar indo em orelhões, mas aposto que pessoas como vc, ou não tem um iPhone e tem raiva de ter que ficar indo em orelhões, ou simplesmente tem ódio demais e não consegue relaxar.

  • Jean Alvarez

    O pessoal que tá criticando o post parece não ter lido ele completamente, além de compartilhar a experiência o autor cita e descreve vários programas úteis para o Iphone (Nimbuzz, Skype, Currency, além do Mapas que é padrão).

    Se não gostou, pelo menos tentem demonstrar isso com um mínimo de educação, daqui a pouco o Ilex vai ter que dar uma de babá fazendo moderação de comentário.

    O que não é legal é críticar baseado em “ressentimento”.

  • Carlos Schmitt

    @DVC, eh verdade.. concordo com vc, mas as vezes é difícil de convencer os outros disso 😉

    @Vitor Sá, haha, show hein!

    @Arliss, n solicitei nada :P, nem ativei no iphone com medo da conta, n conheco mt bem como funciona… a unica coisa eh que perguntei pro responsável aqui da empresa se funcionaria, e ele disse que a vivo informou que sim.

    @Edguitarra, poiseh, e eu to preso no contrato de 2 anos… nem 3g pega aqui onde eu moro!

    @PoolS, @Nathan, @Jean Alvarez, 🙂

  • Murilo,

    Quem sabe você nos manda uma história BEM INTERESSANTE sobre seu Iphone, que dae julgamos se é relevante postar ou nao, ok?

    Diego,

    Pra quem compra um celular deste calibre, ter que usar orelhao, entao desculpa meu amigo, mas vc nao sabe o celular que tem!

    Poxa gente, pra que ficar criticando o posto dos outros, que viagem isso… mandem vcs um poste então, pra ver como é bom! humpf!

  • Luciano Rodrigo

    Cadê o iLex? Será que foi fazer um transplante hepático? Espero que volte até agosto …

  • Vcs sao foda … nao eh pra ser 1 historia de acao do 007 !

    eh soh 1 pessoa normal com um bando de pica inesperada acontecendo no passeio dele e ele tinha 1 iphone canivete suico na mao !

    Eh uma historia do tipo sobrevivi, pq em 4 dias de turismo qualquer atraso eh fatal !!!

    Agora se o cara soh queria dizer q foi ao chile, se eh viado, fresco ou baitola jah eh problema dele nao ?

    Com tanta neve pelomenos 1/2 fresco ele tava ! UAHUAHUAHUHA

    abs

  • Dianga

    Carlos Henrique, parabéns pela seu relato e por dividir conosco as suas experiências e principalmente os programas utilizados (apps em anexo)…
    Gostaria de ler mais relatos de outros amigos informando quais APPs utilizaram para se “salvar” das enrascadas.
    Abraços a todos.

  • PS:
    Se ele tivesse embaixo de um bando de escombros ou preso nas ferragens do carro depois do acidente num local sem sinal da operadora e orquestrasse este plano para chamar socorro e os mostrasse onde estava atraves de um app vcs iam chupar o cara ….

    mas como ele nao teve q morrer eh chato ….

    abs 2 !

  • Leonardo Freire

    caraca ai, quanta hostilidade em um post, tipo mandem historias tb povao que ta reclamando !!!!, tipo se fosse Ilex postando alguma historia dele, por sinal ja contou algumas, estava metade do povo babando ovo ou puxando o saco, calma ai ne povao, se achou besteira a historia, simples, nao poste nada ou critique de forma construtiva, ou melhor ainda envie artigos sobre app, ou funçoes ou outra coisa pro ilex, dessa forma ajuda muito mais o forum do que falar esse bando de merda

    []’s
    leo

  • Alex iPilot

    Hehehe, o iLex deve ter saído à campo para testar o GPS, a bússola, o Google Street View, e se perdeu no comando de voz:
    iLex:
    “Rota para o Rio de Janeiro!”
    iPhone:
    “Entendi. Destino: BAURU.” 🙂

  • Nathan

    Pessoal estou com um problema, não sei se é com o meu iPhone, ou com o iTunes no meu PC. Toda vez que vou sincronizar, aparece dizendo que está sendo sincronizado, porém quando termina, diz que ocorreu um erro desconhecido e ele não pode ser sincronizado, e realmente, aparece todo o processo de sincronização, porém nada é sincronizado. Se alguém puder me ajudar, agradeceria muito.

  • Alexandre Telles

    PoolS vc usa twitter neh? vc escreveu @ antes do nome XD

  • Alex iPilot

    Pessoal, o Flash está funcionando? Eu estou conseguindo abrir aquelas janelas feitas em Flash que até então não funcionavam… Será???

  • Giovanni

    será?

  • iMMe

    Alex iPilot isso não deve ser flash eu já vi varias pessoas dizendo que consegue usar flash no iphone mas nunca acreditei

  • sergio

    Que janelas vc está conseguindo abrir Alex?

  • Bruno Niehues
  • krikaoli

    Roaming internacional não é caro demais não? O seu é da VIVO, correto Carlos? Não é mais jogo pagar um pacote de dados avulso da operadora local não? abc

  • Falou bonito, parabéns!

  • Alex iPilot

    Nesse sentido o app AroundMe gratuito na Apple Store é fantástico. Já usei e foi mão na roda: localiza vc por GPS e lista TUDO que há ao redor, organizado por categorias, distancias, etc…

    Sobre o Flash eu me refiro àquelas janelas que exibem fotos e fazem “slide show” com zoom, etc. Se não for Flash perdão pela minha iNgnorância, hehehe :p

  • Edguitarra

    iLex
    Concordo plenamente. Por que em uma viagem que fiz ao exterior, o Iphone me ajudou muito. Aconteceu até de estar perdido na cidade e com a ajuda do mapas e o gps do 3G consegui chegar ao local que queria e em tempo. Só sabe quem passou por isso. As pessoas que fizeram comentários depreciativos provavelmente não tiveram em situações parecidas, ou não tem um Iphone, ou então não sabem usar seu aparelho.

  • sergio

    Comentários com críticas agressivas relacionados a alguns posts, devem passar despercebidos e nunca comentados, na realidade os autores querem atenção para si e ficam ávidos para saber a reação das pessoas sobre o que disseram. São geradores de polêmica, indiferença é o melhor remédio para estes casos.

  • Cheruba

    Eu viajo muito para o exterior, nunca pedi plano internacional para a TIM, e sempre tive meu celular com sinal (inclusive 3G e Edge), será que isso não depende da operadora?

  • Cheruba

    Ps: melhoras iLex, parabéns pelo blog. Eu particularmente adoro essa historias.

  • Disse tudo, Sérgio. 😉

  • Daniel

    Muito bom essa sua viagem, fui ao paraguay e a vivo também me decepcionou… perto da fronteira por sorte eu conseguia algum sinal… porém o iphone foi muito util por causa do Currency… é realmente assustador ir comprar algo, ou abastecer o carro e na hora de passar o cartão estar marcando no visor “1.000.000,00 de guaranis”…
    utilizei do Safari também para poder ver locais e preços para comparar na hora das compras… usei também o My Basket para marcar tudo o que eu tinha que comprar lá… que é de fácil e rápido manuseio…. bom acho que esses foram os programas mais essenciais para minha viagem…

  • Alguém já usou o Iphone, comprado na Vivo e desbloqueado oficialmente, nos Estados Unidos com o chip pré-pago da AT&T? Funcionou? Como configurou a rede de dados?

  • Respondendo a minha própria dúvida, para configurar a rede da dados da AT&T e de dezenas de outras operadoras no mundo, achei esse site http://www.unlockit.co.nz que deve ser acessado pelo Iphone e permite mudar a APN.
    Alguém já fez isso? Parece com o APN Config aqui do Blog, mas fiquei com receio.

  • TioPC

    Ilex,

    Ótima idéia para novos posts de utilização no dia-a-dia mas, como continuo com meu Iphone Classic, muitos programas ou sugestões enviadas não se aplicam.
    Que tal criar uns ícones para cada modelo (Classic, 3G e 3GS) e especificar no título do post a cada modelo se aplica?

    Keep the good work. Abs. tioPC

  • se isso acontecesse comigo eu tava… ferrado…

    iPhone eu jah naum tenho…
    agora nem cel… já que ontem (acredite) meu celular caiu no vaso sanitário da faculdade….