2009ARQUIVO

Festival de fakes dias antes da WWDC

Fake me, baby

No mundo Apple, imagens falsas (chamadas em inglês de “fake images“) de produtos ainda não lançados fazem parte de uma velha tradição, que ajuda ainda mais a criar todo o misticismo em torno da marca.

Essa semana, como não poderia deixar de ser, um número enorme de imagens fake invadiu a internet, aproveitando o interesse gerado pela grande ansiedade em que todos estão, por causa da espera pelas novidades da WWDC.

Alguns se perguntam “Por que alguém perde tempo fazendo isso?”. Pelo mesmo motivo que há quem faz vírus, quem manda textos falsos do Luis Fernando Verissimo por email e quem se esforça para escrever primeiro em comentários de blogs. A internet é assim, atualmente coisas como estas ajudam a aumentar a autoestima das pessoas. O mundo moderno é estranho.

Uma das imagens que apareceu foi uma suposta aparição da palavra iPhone Video em um menu de uma página da AT&T, exatamente como aconteceu no ano passado. A diferença é que em 2008 ocorreu realmente o erro, que ficou algumas horas no ar. O deste ano, ninguém viu. Veja o que o site TUAW divulgou:

iPhone Video na AT&T
clique na imagem para vê-la maior

Continua a mesma questão: por que alguém tiraria uma foto do monitor se é tão fácil realizar uma captura de tela pelo sistema?

Não estou dizendo que o novo aparelho não possa se chamar “iPhone video“. Até onde sei, fomos os primeiros a usar esta denominação, porque com todos os indícios levantados até agora, seria um nome até óbvio. Mas ficar criando imagens falsas em cima disso, já é outra coisa.

Outras imagens que apareceram ontem (no iSpazio, como sempre) foram duas supostas fotos do novo iPhone com uma câmera frontal. E é claro, todas elas fora de foco.

A primeira me parece claramente um iPod touch mostrando uma foto da sua biblioteca.

Fake One

Repare que o ângulo do braço não corresponde à posição teórica da câmera. Para ter esse resultado ela teria que estar situada no meio da tela; se ela estivesse perto do ponto verde, o início do braço nem apareceria. Por que eles acham que somos tão idiotas?

A outra parece ter vindo do Reino Unido, pois mostra a operadora O2-UK. Nele, se vê uma suposta chamada por vídeo, que desde o ano passado é uma das funções preferidas dos “fakers”.

Fake Two

Uau, que legal, não? O realizador da foto aparece no quadradinho pequeno, enquanto conversa com uma linda garota, percebeu?
Mas o cara esqueceu de colocar na fotinho o aparelho que ele está tirando a foto. É como você tirar foto de você no espelho e a máquina fotográfica não aparecer.

A luminosidade da sua mão também não é a mesma do seu rosto. Mas o pior mesmo foi a preguiça de criar uma interface no Photoshop e ter pego aquela do nosso conhecido aplicativo Skype, segundo o menu inferior que se vê na imagem.

Mesma interface do Skype

Ainda devem aparecer outras imagens montadas por aí até segunda-feira, dia da abertura da WWDC.

E você, acredita em fake?

Botão Voltar ao topo