CuriosidadesNotícias

Universidade no Japão dá iPhone a seus alunos para poder controlá-los

Calma, devido ao pouco espaço o título ficou meio alarmista, mas no final é uma boa coisa.

A universidade japonesa de Aoyama Gakuin, na cidade de Sagamihara, está inovando ao usar a tecnologia do iPhone para fazer o controle de aulas. De fato, ela deu para cada aluno um iPhone 3G, com a intenção de saber se ele está indo para a aula ou não.

Aplicativo serve para o aluno marcar presença

Através de um aplicativo próprio da instituição, o aluno entra seu código pessoal assim que chega na aula, avisando ao sistema central que ele está presente. Ao mesmo tempo, é verificado pelo GPS se suas coordenadas geográficas são mesmo as da sala de aula, validando o processo.

O que a princípio pode parecer uma invasão completa de privacidade, na verdade é uma idéia genial. Porque o dever do estudante é mesmo estar na sala de aula e o aplicativo só manda informações de localização quando é ativado. Quem não aceitaria ganhar um iPhone de graça para isso? 🙂

Mas a universidade já avisou que não pretende usar o aparelho apenas para o controle de seus alunos. Ela já está estudando maneiras de integrar o iPhone ao seu ensino, como transmissão das aulas em vídeo ou troca de informações entre alunos e professores.

A utilização do iPhone na universidade começará já no mês que vem.

Assista ao vídeo feito pela Reuters (em inglês):

Visto que já tem universidade brasileira dando iPods touch de presente, bem que poderiam adotar esse tipo de solução também, não acham? 😉

[fonte] [via]

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Randell

    Isso é que pode-se chamar de avanço tecnológico!! Um dia chegaremos lá.

  • Ricardo

    Como será que fizeram para garantir o funcionamento do GPS dentro da sala hein?

  • Nathan

    Bem q podiam mesmo adotar essa ideia aki no Brasil. Mas bom foi para os japa q estudam lá.

  • thiago.id

    Nem uma “referenciazinha” ai pro meu post?

    Hehehehe… valeu!

  • Isso não adianta de nada no controle. É só pedir pra um outro aluno levar teu iPhone pra sala e já era, chegando lá é só iniciar o aplicativo!

    🙂

  • Alex iPilot

    Dentro das salas eles podem ter colocado retransmissores do GPS.

    Agora, eu digo que o receptor do Iphone é beeeeemmmmm fraquinho, comparando ao GPS que tenho em meu carro. Com o erro que ele dá não se consegue dirigir usando pois é MUITO grande, chega a 50 metros. Principalmente em dias nublados ou dentro de certos carros (Peugeot, Renault, etc) que tem parabrisas que cortam o sinal. Prédios altos e ruas estreitas também são fatais. No carro a solução é uma antena externa, mas no celular não dá…

    []´s Alex

  • Welton

    Para matar a aula, basta dar seu Iphone pra seu amigo e sua senha uaehuaehue ele que sera rastreado =P…

  • Henry

    ia sem bem inovador e mt interesante

  • Alex iPilot

    Impressionante a diferença de mentalidade. Lá eles a tecnologia a favor enquanto aqui no Rio estão agora proibidos MP3 e câmeras dentro das salas. Os celulares já foram “banidos” ano passado.

    Pelos poucos orientais que conheço, afirmo que esse plano de burlar o sistema e matar aula não faz parte da cultura deles. Localização por GPS é mais “bossa” da escola, hehehe…

  • Thalles

    Eu nao precisaria mais ir pra aula so pra responder a chamada. deixaria o iphone com um amigo meu e ele colocaria presença pra mim xD

  • Savignon

    O meu iPhone cumpre muito bem o papel de GPS no carro. O erro dele é mínimo, isso quando há, pois quando chego em uma esquina que tenho que fazer a conversão o iPhone acompanha meu carro PERFEITAMENTE.
    Só tem dias que ele demoooora para achar o satélite, ainda bem que são poucos!

  • abe

    o sinal de gps do iphone aqui no japao é muito bom.ele funciona perfeitamente no interior de predios e residencias,por isso que esse serviço na faculdade foi totalmente viavel.

  • Alex iPilot

    O Japão tem 100% do território com cobertura dGPS (GPS Diferencial, erro de centímetros) e pelo visto deve ter amplificadores para o GPS comum também.

    Savignon, qual o programa GPS que vc usa? Qual o erro em metros que ele dá? Por exemplo, aqui no Rio, em Copacabana entre prédios, o Motion-X esta me dando agora 47m de erro (Accuracy), enquanto o IGo 3D 2009 do meu carro indica 8m.

    []´s Alex

  • Maria Angelica

    Boa noite,
    Estou procurando saber a respeito de IPhone… vc saberia me dizer se, comprando no exterior, eu conseguiria habilitá-lo aqui no Brasil?? Há alguma diferença, ou taxas a ser pagas???
    Qual modelo é sugerido?
    Aguardo resposta em meu e-mail, desde ja agradeço.

  • Edguitarra

    Um grande problema é que nenhum GPS funciona bem dentro de ambientes.

  • MCKoe

    “o sinal de gps do iphone aqui no japão”
    quáquáquá!!! Isso só seria verdade se o receptor gps dentro do iphone fosse diferente no japão.
    E pelo que sei o iphone não recebe correção de DGPS.

  • Vagner TVGAME

    O gps do iPhone funciona ate no metro aquiu no Japão !

    Sugoiii !!!

  • ifire

    As construções do japão sáo diferentes não são feitos de parede maciça são ocas por dentro, em alguns lugares pega mais em outro não, quando ao sistema da faculdade como o amigo já disse a precisão as vezes não é tão grande, não é nescessário você estar sentado na sua carteira para o sistema reconhecer atarimae, passando do portão já é o suficiente, mais não é esse o propósito principal mais sim o de poder ascesso a informação da faculdade, outra que as faculdades daqui são todas particulares, ninguém com um pingo de inteligência iria faltar as aulas pois esta pagando muito caro, e a esperança depositada nos filhos e tão grande que o nivel de suicidiu aqui é o maior do mundo 11 mil por ano.

  • ifire

    Quanto a comparar um GPS do carro com o iphone, fala sério, olha só a diferença de tamannho e assim mesmo apresenta erros, fora a antena, então pega o GPS do carro e enfia ele no bolso e sai andando, depois liga pra alguém e conecta na net. Algum GPS de carro faz isso, se tem por favor me informe seria muito bom ter um desse.

  • ifire

    Ilex poderia criar um regra pelos menos que as criticas sejam construtivas, não deixa esses tipos de comentarios irem ao ar, que o iphone seja comparado pelo menos com o mesmo dispositvo.

  • Maurício Morhy

    Preconceito.
    Em matéria também publicada aqui a alguns meses, venho mostrar o quanto nós brasileiros somos preconceituosos com nossa propria gente. Uma uiversidade particular de Natal/RN estava “presenteando” com Ipod Touch alunos ingressantes nos cursos de Administração e Direito do ano de 2009.
    Vários comentários sobre indagando que a intenção da universidade brasileira era conseguir mais clientes, reparem que não usei a palavra alunos e sim clientes. Uma universidade do porte da UNP não teria necessidade disso pois não faltam “clientes”. Ela afirma que o “presente” seria para os “clientes” usarem o Itouch para acesso aos novos portais direcionados aos cursos especifícos. Quando publicado aqui sobre essa faculdade do Japão, os comentários foram praticamente contraditórios aos anteriores, inclusive de pessoas que tem comentários nas duas matérias.

    Vamos abrir o olho e parar de denegrir nosso país e babar os dos outros. E fora que o nosso motivo de dar equipamentos tecnológicos para os clientes forão melhor que o motivo do Japão.

  • ifire

    Concordo com vc, mais se for levar ao pé da letra, não só dos japonese mais principalmente dos americanos, pois todos usam produtos como o da apple, carros da ford, GM, musica, filmes e toda cultura norte americana, quer dizer dos americanos pode de outros países não, se a intenção não é chamar mais cliente com o apelo de dar ipod por que então coloca-lo em sua propaganda com direito a destaque, e outra aqui é iphone ascesso a informação via 3G em qualquer lugar aonde o cel funcione diferente do ipod que tem que estar perto de uma rede WIFI que possivelmente estará conectado um cpu, se a motivo era de passar informação aos aulos escolheram o dispositivo errado, concordas ?, veja que a noticia vem da reuters e não de uma propaganda, a faculdade se não me engano é de tecnologia ou informatica o que tem tudo haver pois vão desenvolver aplicativos próprios com parceria com a Softbank que é a operadora, ninguém está babando ovo e sim tomando como exemplo. A UNP tem porte muito grande pelo visto não precisa fazer esse tipo de propaganda, alguém já viu propaganda da USP.

  • Maurício Morhy

    A UNP utilizou o Itouch justamente pela conexão wireless e eficiencia de navegação web. Toda a UNP é coberta por wireless. CREIO EU que não foi pra atrair “clientes”.

  • yoko miura

    ouco falar tanto de gps,mas meu iphone 3 gigas foi roubado,e enm a policia pode me ajudar a encontra lo.