AppleJailbreak

The New York Times fala de jailbreak: Apple fará alguma coisa?

Safari mobile

Eu adoro a Apple e acredito piamente que o mundo tecnológico não seria o mesmo sem ela. Mas às vezes ela toma atitudes que são incoerentes até mesmo para os maiores fãs.

No início da semana, muitos aqui ficaram indignados com a atitude de pedir a um blog italiano (leia “Apple começa a proibir blogs de falarem sobre jailbreak“) para retirar todo o conteúdo que falava de Cydia, jailbreak e Installer.app, sob pena de parar de pagar comissões de publicidade caso o pedido não fosse atendido. O ato, por si só, já beira o limite da liberdade individual do blogueiro, que se vê constrangido a limitar informações aos seus leitores. Simples informações, visto que seu próprio iPhone não tem jailbreak.

Mas o problema de toda a empresa que quer ser considerada como séria é manter a coerência.

O jornal The New York Times publicou ontem uma belíssima matéria sobre o Cydia e as formas de ganhar dinheiro com aplicativos alternativos sem as amarras da Apple. Ou, para bom entendedor, a escolha pelo jailbreak. Aliás, a palavra (e suas variações) aparece 18 vezes ao longo do texto. Obviamente a Apple vai tomar alguma providência, não é mesmo? Ainda mais que o NYT é um site muuuito mais frequentado e conceituado que um simples blog, não?

Não.

Banner da Apple na página do The New York Times

Pelo jeito os “amigos do Rei” são tratados de forma diferente. Por coincidência (será?), ontem foi o dia que a Apple patrocinou no mesmo site um banner interativo da sua campanha “Get a Mac”. A publicidade ficou apenas um dia, como das outras vezes. Veja o vídeo:

Ou seja, um peso, duas medidas.

É claro que a Apple não pode se dar ao luxo de brigar com um aliado tão forte como o The New York Times, cuja colaboração vem de longa data. Sempre foi o site do jornal que ilustrou as imagens oficiais do Safari no iPhone e iPod touch. Em contrapartida, o jornal sempre divulgou ótimas opiniões sobre os gadgets da maçã, fundamentais na construção da opinião pública e nos planos de dominação do mundo de Steve Jobs.

Este é um bom exemplo para aqueles que continuam insistindo que o jailbreak é uma coisa ilegal só porque a Apple diz que é. O fato da empresa querer proteger seus interesses não quer dizer que seja ela quem determina as leis, e é justamente por isso que ela tenta conseguir um respaldo jurídico para garantir seu domínio sobre o mercado do iPhone.

É sempre bom enfatizar: jailbreak não é a mesma coisa que “pirataria de aplicativos crackeados”. Estes sim são roubo de propriedade intelectual e só prejudicam a comunidade de desenvolvedores.

O fato é que agora a Apple perdeu toda a credibilidade caso ainda queira ameaçar outros blogs que falam sobre a liberação do iPhone. Ponto para nós, usuários, que ainda temos a liberdade de fazer o que quisermos com nossos aparelhos. 🙂

[via]

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Wander Freitas

    É isto aí.

  • Tullio

    Graças ao blog do iphone agora eu sei diferenciar jailbreak e aplicativo crackeado.

    Thanks!

  • Jocas

    Tem aquele ditado que diz “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”. Tudo isso tem os dois lados da moeda. A materia acaba estimulando a curiosidade das pessoas (das que não conhecem, obviamente). Então a “contra-notícia” acaba favorecendo o noticiado.

  • Claudio Bauer

    O Jocas não poderia ser mais feliz em seu comentário.
    Parabéns!

  • Sam

    iLex,

    Parabéns pela ótima matéria! Gostamos muito qdo vosso blog se supera cada vez mais.

    Qto ao assunto, sabemos que os americanos adoram uma publicidade e o non-jailbreak faz com que a Apple, de alguma forma coloque o gostinho nas nossas bocas de sempre querer mais!

    Mas fica aqui o meu protesto: FREEDOM OF SPEECH! FREEDOM TO OUR iPHONES & iPODS!!!

    Sam

  • Cristiano_Jp

    Olá Ilex, é impressionante como o mundo dá voltas e voltas, a Apple teve de mandar um email para o blog do italiano,(pra que retire tudo sobre o jailbreak)e logo em seguida teve de engolir a seco a matéria do NYT.
    Acredito eu que um futuro, a Apple vai acabr fazendo um acordo, e liberando o jaibreak, assim tendo muito mais vendas nos aparelhos, porque se ela não correr contra o tempo , a China está chegando ai com seus aparelhos, mesmo sendo imitação grotesca, ja tem até aparelho com tv e muito mais.
    abraços

  • Fabi

    Concordo inteiramente com o Jocas!

  • Frederico

    Tenho como certo que a Apple JAMAIS irá liberar o jailbreak.

    Ela pode até passar a “olhar para os lados” para não ver o que está acontecendo, mas aceitar e apoiar publicamente, nunca irá fazer.

    Agora tem uma coisa, os concorrentes estão à porta, tentando acompanhar a evolução do celular da Apple.

    E convenhamos, sem jailbreak, ele perde, hoje, 50% da graça que ele tem. E a Apple sabe disso.

    Dai imaginemos que a Apple dá um jeito de banir o jailbreak do iPhone. Em 3 anos, outra empresa vai lá, desenvolve algo parecido que permita que desenvolvedores de todo o mundo possa criar ferramentas para ele, e a Apple fica com míseros 2% do mercado.

    O Jobs é um gênio, revolucionário, e tals, mas em algum ponto ele peca na estratégia do “jogo” e bota tudo a perder.

    Até mesmo lendo coisas sobre a personalidade dele é possível ver que ele acha que ele sabe tudo, e isso mais cedo ou mais tarde, acaba voltando-se contra ele.

    Ele nunca vai aceitar publicamente o jailbreak, mas, é certo que bani-lo será um verdadeiro “tiro no pé” da Apple.

  • Marcos

    Parabéns, iLex!!!! Muito tempo que não vejo uma opinião isenta no Mundo Mac em que encontramos fãs cegos, surdos e mudos…. Falou tudo!! Adoramos a Apple, mas temos que reconhecer seus defeitos e não somente ficar criticando a Microsoft.
    Essa atitude mostra que a maçã não tem tanta moral assim e ainda nos dá mais força para sermos livres na escolha do que NÓS queremos.
    Parabéns, mesmo!!!!!

  • GRM

    Dois comentários:

    1) A respeito das incoerências nas estratégias da Apple, ao contrário, não há incoerência, muito embora o Jobs seja um gênio, nunca foi um cara democrático, ao contrário, a idéia dele sempre foi dominar o mundo (literalmente);

    2) Não sei não, o NYT tem poder ainda, mas está a beira da falência com a decadência dos valores dos anúncios em mídia impressa (fenômeno Internet), para quem não sabe já venderam 1/3 da própria sede que ocupa um prédio gigantesco na ilha de Manhatan, agora 1/3 dele são simples salas de escritório de terceiros, melhor não tomar processo não, risos.

  • Bom…, eu nunca fiz jailbreak e nem pretendo. Até tentei uma vez, mas não deu certo e eu acabei achando melhor..rs.

    Tem um monte de sites que listam quando os aplicativos ficam free por algum tempo e eu prefiro baixá-los nesse momento, ou comprar na appstore argentina os que nunca ficam free, afinal, desenvolvedores merecem incentivo.

    E o 3.0 vem aí pra me provar ainda mais que não preciso do jail. O que nnao tira o meu direito de ter, se quiser..rs.

    Mudando de assunto, iLex, você viu essa matéria: http://br.tecnologia.yahoo.com/article/12052009/7/tecnologia-universidade-americana-exige-iphone-ou.html

    Seria legal ver a opinião do pessoal sobre isso…

    Abraço!

  • Rafael Nogueira

    Muito bom o anúncio! Divulga mais o jailbreak e aumenta a concorrência. E quanto mais concorrência… Mais qualidade (não tenham dúvidas…)!

    Sempre usei jailbreak e tenho certeza que sem ele não existiria tanta pressão de liberar as funções, e com certeza não teríamos a metade do que temos e do que iremos ter no firm 3.0.

  • ifire

    Pena que o blog não está postando as notícias do cydia, porque agora o Saurik está vendo o lado da Apple e paniu
    o sleeprs porque simplesmente fizeram um igual ao cydia, e colocou um aviso quando se instala a source do xsellize, se continuar no ritmo que vai o Saurik vai acabar desistinto do jailbreak.

  • [off-topic] O termo correto seria “um peso, duas medidas”.

  • Alex

    Aposto q o Jobs e muitos funcionarios da apple tem jailbreak no seu iPhone ahhuahuaha

  • Vicente

    Quando o jail impossibilitar o uso de apps craqueados TALVEZ a Apple libere o uso. Pois imagine a imagem de uma empresa que cobra uma mensalidade cara dos desenvolvedores, quando um usuário faz o jail em seu aparelho e usa aquele mesmo app, de U$19,90 totalmente de graça em seu aparelho e sem dar retorno ao desenvolvedor que além de gastar tempo para desenvolver, já gasta dinheiro mensal para disponibilizá-lo na App Store…

    Só pra não gerar discussão, estou falando daqueles usuários, (a grande maioria)que tem o jail e utilizam apps crackeados…