AppleJailbreak

Testemunho: como foi ficar dois meses sem jailbreak

iPhone sem jailbreak

Há exatos dois meses, eu instalava o primeiro beta do iPhoneOS 3.0 que a Apple liberou para os desenvolvedores cadastrados e desde então tenho vivido meu cotidiano com um aparelho sem jailbreak. Como foi? O quanto eu perdi com isso? É possível viver nos dias de hoje sem modificar o iPhone? Com o OS 3.0 precisaremos ainda liberar nosso precioso?

É sobre isso que eu gostaria de falar hoje. 🙂

Todos aqui sabem que sou um defensor do jailbreak. O que não quer dizer que eu o incentive para que TODOS devam usar.
Eu acho que temos que ter a liberdade de fazer o que quisermos com nosso telefone (ou iPod touch), mas ao mesmo tempo afirmei várias vezes que quem está bem com o aparelho sem modificações, deve continuar com ele para evitar dores de cabeça.

Eu comecei a usar métodos de desbloqueio no final de 2007, quando isso ainda era requisito obrigatório para se usar um iPhone fora dos Estados Unidos. Sem dúvida isso era essencial, pois trazia tantas novas funções ao aparelho que o tornava ainda mais atraente.

Com a chegada de aplicativos oficiais, em julho de 2008 (App Store), metade da força do jailbreak foi perdida, mas mesmo assim eu ainda o utilizava, pois trazia funções não disponíveis na versão oficial, como copiar/colar (com Clippy), facilidade nas configurações (com SBSettings) e multitasking (com Backgroundr).

No dia 17 de março deste ano, houve a apresentação do futuro iPhoneOS 3.0 e desde então estou usando a versão beta sem nenhum jailbreak. E querem saber? Não estou sentindo muita falta.

Várias das novidades trazidas pelo novo iPhoneOS com certeza farão muitos proprietários de aparelhos comprados no Brasil desistirem de modificar seus iPhones, pelo fato de terem tudo o que necessitam sem precisar se preocupar se o próximo firmware irá bloquear ou não o aparelho.

Claro que ainda sinto grande falta de uma coisa: modificar o som do toque do SMS. As opções oficiais são horríveis na minha opinião e ter que me contentar com um sininho cada vez que recebo uma mensagem é uma droga. Eu gosto também de mudar a imagem da tela que aparece quando ligamos o aparelho (sempre fiz isso nos meus celulares), mas isso não chega a ser um grande problema.

Talvez este seja o grande trunfo da Apple para enfrentar o jailbreak: dar aos usuários o que eles pedem. Se ela simplesmente bloquear na justiça as personalizações dos aparelhos, sem dar alternativas, só fará com que eles procurem outra maneira de suprir esta necessidade, mesmo que seja na concorrência…

[foto © Takuhito Sotome]

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Savignon

    Belo post. Eu também ja estava pensando como seria depois que sair o 3.0, se eu faria ou nao o jailbreak. Acredito que não fará tanta falta no começo, pois estaremos entretidos com as novas funções, nem que seja ficar que nem bobo virando o celular para ver email e mensagens em landscape 😛

  • CaU

    Só fiz jailbreak por um único motivo: iBlacklist

    Uso esse app para bloquear pessoas de quem não quero receber ligações e ainda chamadas restritas. Quando existir tal recurso na app store, esqueço o jailbreak.

  • Henry

    Eu n vivo sem jailbreak por kausa dos temas XD entre outras fucionalidades

  • macdan

    O que eu senti diferença quando comprei o meu da Vivo e disse que não ia desbloquear mais, foi o avisos de e-mail, sms e ligação perdida que ficam ao lado da bateria. Pois eu uso senha no desbloqueio e ficava com raiva de deslizar o dedo no “desbloquear” e depois ainda digitar a senha. Pois as vezes estamos ocupados e queremos ser rápidos. Pincipalmente dirigindo. Não façam isso em casa crianças ;D !!! E ainda por cima descobrir que não tinha nada !!! rsrs Coisa simples mas que me audava e muito !!!!

  • daniel

    por favor ilex nao sei se isso ja foi falado aqui ou nao mas na versao 3.0 tera bluetooth

  • rene

    Ótimo post. Estou há quase 2 meses sem jailbreak e posso dizer q acabei me adaptando. O q me fez não desbloquear mais foram os bugs q dava no safari. Agora ele funciona perfeitamente. O q me fará um dia desbloquear novamente será a função modem.

  • Paguei pau pro texto 😡
    Parabéns! Perfeito!

    E acho que Todas as marcas deveriam parar com essa frescura de só trocar a “parte de fora” do aparelho, e o hardware e software a mesma coisa!

    Tudo bem que a cada ano, quem tem iPhone fica um pouco mais frustrado por seu aparelho não ser mais de última geração.. Mais imagina de ela fizesse um novo modelo a cada 5 anos?
    Todo mundo iria enjoar, mesmo com milhões de Apps novos que surgem.

    []’s

  • rodrigo

    Já refleti sobre isto e a unica coisa que me faz ter jailbreaker é o xgps

  • dinho

    Eu ainda uso o jailbreak para usar o iphone como modem e mudar os temas se conseguir fazer isso sem o jailbreak to dentro se n ainda fico com ele.

  • Michel Wilker

    Eu também estou sem o jailbreak, mas como dei “bobeira” de atualizar o firmware (e baseband), fui obrigado a correr atrás do TurboSim para usar o meu “precioso”. O pior é viver com a sombra de não haver nem turbo sim nem um “YellowSnow” para o OS 3. E aí , alguém tem alguma notícia animadora sobre a minha questão ?

  • henriqueG

    eu estou tambem a quase 2 meses sem jailbreak pois tive que trocar de iphone 2 vezes (um por wifi e outro pelo acelerometro) … e me deu preguica de fazer o jailbreak… ate k da pra vive viu =D

  • Bruno

    Fiz o Jailbreak, usei durante algumas semanas e me arrependi, o celular ficou travando, saindo do aplicativos, nao gostei. Espero que com a versao do FW 3.0 eu tenha ainda menos vontade de fazer o jailbreak. Claro q alguns aplicativos barrados sem o menor criterio pela Apple, seriam bons, como o iBlacklist, q eu tinha e acho de suma importancia para quem tem um iphone…Q venha o 3.0 e que traga o que os usuarios querem…

  • Waldomiro

    Pois é. Tenho o Jailbreak e acho que conseguiria viver bem sem ele. Mas os 5 icones com stack que ele permite no dock é uma mão na roda. Assim como o Categories. Acho o Jailbreak importante para desenvolvedores e usuários avançados. Eu, simples mortal, só tô esperando o 3.0 chegar.

  • Luiz

    Eu comprei o meu iPhone no Brasil, no inicio fiz o jailbreak fiquei algumas semanas com ele e depois do OS 2.1 nunca mais refiz o jailbreak e não sinto falta. Eu acho um pouco arriscado e tenho PAVOR de fazer algum mal ao meu precioso!
    Abraço!

  • Cristiano_Jp

    Eu também estou sem o jaibreak desde a ultima atualização do iphone (2.2.1), ja tinha feito umas 2 vezes antes da atualização, mas acontece que eu já não utilizo todas as funções do aparelho, por isso não senti tanta falta.
    Só senti a falta do fundo de tela, de colocar fotos da familia no fundo dos icones, será q a Apple não pensou sobre isso!?

  • Até que gosto do som do SMS, só queria botar o mesmo som pra quando receber um e-mail!

  • Jocas

    Nunca tive coragem para fazer o jailbreak. Agora então, faltando 21 dias e um pouco mais de 10 horas para o OS3.0, que não faço mesmo!! Vamos aguardar para ver. Nunca todos estarão satisfeitos. 😉

  • Pedro

    Meu sonho nerd sempre foi ter aquele som dos comunicadores dos Power Rangers no meu celular sempre que recebesse alguma mensagem.
    Depois de muito tempo consegui o apito, mas só então descobri que não poderia colocar no meu iPhone. Que tristeza 🙁

  • Alex

    O jailbreak meio que serviu de “laboratório de testes” para a Apple, né? Diversos recursos que, nativamente, não estavam presentes, nem no Classic e nem no 3G, apareceram e causaram grande demanda entre os usuários. Se a Apple tinha dúvida com relação a algum recurso necessário ao iPhone, o jailbreak comprovou.

    Não fiz jailbreak no meu aparelho. Mas, a meu ver, não há como negar a sua importância para o desenvolvimento do iPhone.

  • Leonardo Freire

    o que realmente nao vivo sem, Winterboard, realmente nao vivo sem ele, tenho meu proprio tema com meus sons personalidados pra sms, email e tal, tenho icones padros modificados como o de wifi, e de 3g e ta,. tela de bloqueado, tela de carregando e o principal, me papel de parede :), realmente nao vivo sem isso

  • Daniel

    Não conseguiria ficar sem jailbreak. Alguns programas são essenciais. SBSettings, por exemplo. E também pelo fato de poder testar aplicativos full crakeados.

    Só para esclarecer, sou absolutamente a favor de comprar aplicativos para ter direito a atualizações e para incentivar o desenvolvedor. Mas só compro aqueles que realmente considero bons e que tenham um preço razoável (geralmente espero uma promoção, por isso, viva o APP Sniper).

    Cansei de jogar dinheiro fora comprando aplicativos que não cumprem totalmente o que prometem e que não utilizo uma semana depois.

  • krikaoli

    Com a mudança de servidor melhorou uma coisa iLex: na hora que deixa um comentário do meu iPhone ele ficava com aquela “ampulheta” girando infinitamente e eu ficava sem saber se o comentário havia sido postado (sempre era postado) Aí então eu tinha que atualizar a página pra para vê-lo e parar a “ampulheta”.

    Penso em fazer o jailbreak por causa do som do SMS e pra ter foto no background do aparelho (deve ser muito show)! Minha outra vontade vai se realizada com o OS 3.0 que era usar o iPhone como modem no note.

    abraços

  • TecoRJ

    Sem Jailbreak nem pensar.
    Não da para viver sem ele, principalmente o Winterboard (os temas totalmente esclusivos – cada um tem o seu), SBSettings (sem ele não tem como desligar o 3g rapidamente e nem ligar o wifi com um simples click e o respring, muito útil também) e depois que eu baixei o PdaNet que possibilita tethering no meu aparelho!
    Nossa, definitivamente não tem como viver sem!
    rsrsrs

  • @Pedro

    É só converter pro formato AAC pelo iTunes e depois renomear o arquivo pra xxx.m4r

    xxx= nome do arquivo!

    P.s.: tem como me mandar uma copia?
    ([email protected])
    p.s.2: você também pode converter pelo site: http://audiko.net/

  • @Pedro, desse jeito só da pra usar como despertador ou toque do celular

  • PH

    Eu fiz jailbreak e o firmware 3.0 não chega nem perto das modificações q vc pode fazer com ele desbloqueado. Pra que ter um aparelho incompleto só porque a Apple quer?

  • Luiz

    Uma vergonha a apple…. Depois de quase 2 anos apos o lançamento do iphone e soh agora é possivel ler uma declaraçao puxasaquista como essa… Depois que comeu é muito feio cuspir no prato…
    Para quem esta comprando o iphone apos o lançamento do 3.0 meus parabens estara usando um prduto quse q completo pois nos os cobaias da Apple aperfeiçoamos o aparelho para eles com Jailbreak e nao com softwares lançados pela app bobagens store…

  • Luiz

    Lembrando , que 99% das melhorias implantadas no 3.0 vieram de app do cydia , ora pois pois sendo assim eh obvio que nao iremos sentir faltado jaibreak de imediato…

  • Luiz

    Por acaso o os 3.0 da pra instalar apps de 300 dolares de graça? Kkkkkkkkk

  • Luiz

    300 dolarea eh muito kkkkkk 30 dolares

  • PoolS

    Realmente pra quem pirateia os jogos, não há dúvidas que o jailbreak é muito bom! hehe.

    Hoje tenho e sentiria falta do winterboard, do Cycorder, do MxTube, do MobileLog, do Finder e do IntelliScreen.

    Ver os meus compromissos na tela principal do iphone não tem preço! rs

    Até mais,

  • Thiago

    Ta e os jogos….eu não pagaria $9,99 sabendo que existem os mesmos jogos em diversos sites Gratuitos

    • É Thiago, é por causa de gente que pensa assim que o jailbreak arrisca ser proibido juridicamente… :/

  • Guilherme

    Ilex, voce poderia fazer um post especial sobre o IblackList?? Obrigado!

  • Marcel

    Fiz o JailBreak, e estou muito feliz por enquanto…
    Na verdade eu tbm era contra a história do desbloqueio, confesso que tinha um pouco de medo de danificar o aparelho, e que por mais que TODOS os sites falassem que não, vc só tem a ctz quando ve com os próprios olhos…
    Repito, estou feliz e só fiz o JailBreak pois acho um absurdo você comprar o precioso com o seu SUADO trabalho, e a Apple simplesmente não deixar vc mudar NEM MESMO O BACKGROUND do aparelho….
    Repito, fiz e estou feliz!!

  • LeoDuracell

    O jailbreak é indispensável ao iPhone, pois sem ele, vira somente um celular bonitinho com tela touchscreen.

    Não vou atualizar para o iPhoneOS 3 enquanto não tiver jailbreak pra esta versão.

    O meu iPhone 3G com jailbreak tem tudo que um celular deste porte tem que ter, mesmo que vc não vá usar, mas tá lá pra quando precisar, como GPS Assistido, Jogos, BackGround, MMS, Filmadora, Download de músicas pelo iPhone, Bluetooth, tudo isso e muito mais tem no meu iPhone, e não vou me dar ao trabalho de repor tudo isso a menos que vejo que valha realmente a pena migrar para a versão 3.0

  • Edu

    Não vejo tantas novidades no 3.0 pra larguar meu jailbreak!!! To esperando surpresas maiores!!

  • Stefenson

    Enquanto isso, no jaibreakers anônimos…

    – Olá, pessoal, meu nome é Stefenson.
    – Olá Stefenson!
    – Eu estou 30 dias sem usar meu iphone com jailbreak e estou muito feliz!
    – É isso aí, man!
    – Às vezes eu me sinto tentado, mas eu digo pra mim mesmo: “Você consegue, cara, viva um dia de cada vez…”

    😉

  • Marcel

    Só para complementar, pra mim o principal do JailBreak tbm é a possibilidade de bloquear o EDGE com o BossPrefs… Tive uma surpresa na minha última conta sem JailBreak que me deixou com muita raiva, e olha que tentei perfil falso e tudo mais, e NADA deu certo…. Ou seja, não podemos nem decidir se queremos ou não acessar a rede de dados do celular.. brincadeira né….

  • Alguém sabe se tem alguma previsão pra um app do tipo iBlacklist aparecer na appStore? Eu tou quase desbloqueando o meu iPhone só pcausa desse app. Eu tou realmente precisando dele.. 😛

    Meu iTouch tava desbloqueado, mas depois que eu peguei o iPhone, eu não senti muita necessidade de fazer um jailbreak.. 🙂

  • na minha opinião se a apple acabar com o jailbreak a venda dos iphones vai cair muito pq as pessoas pensam assim o iphone não tem quase muita coisa e tem que pagar em alguns aplicativos muito caro ou apps que nao tem como clippy ai eles resolvem comprar o iphone pelo jailbreak tambem por causa que você pode fazer um punhado de coisas ca nós o iphone vem mais cru que nem sei o q mas com jailbreak fica muito mais massa ter um iphone e tirar do bolso e mostrar para os seticos que o iphone não é um celular cru!

  • Bruno lv

    Ótimo post! Por mais que existam exceções, como vários que postaram aqui e o próprio iLex, a maioria mesmo usa o jailbreak é pra pegar apps crackeados… Tem dinhheiro pra comprar um iPhone mas não paga 0,99 por um app. Hoje em dia praticamente todos os apps tem versão Lite então não é desculpa dizer que vai testar antes de comprar. Por mim proibia mesmo.

  • iLex, alguma app que tava funcionando no 2.2.1 que não tá funcionando no 3.0?

  • Jr

    Sou fã do Jailbreak.
    Mas ele se mostrou muito problematico no meu Iphone 3G da Claro. Já fiz Jailbreak umas 5 vezes. E a cada 2 mêses no maximo tenho que restaurar o iphone pq começa a travar a todo momento, até mesmo ao acessar os contatos.

    Por esse motivo vou tentar ficar sem Jailbreak, mesmo amando o Background, Winterboard, SBsettings e principalmente o Categories, acho indispensavel poder orgazinas os aplicativos em pastas!!!!!!! Alôooouuuu Apple!!!!!

    Um abraço a todos!

  • Ahiru

    assim que liberarem apps como o xGPS, que gravem vídeo (e dê pra baixar no mac)/controle velocidade do obturador para fotos e enviem MMS, adeus jailbreak.

    tirando Cycorder e o xGPS, as 9 páginas repletas são de applicativos comprados na app store (99% são jogos o_O). no meu ipod abandonei o jailbreak assim que saiu a app sotre (faz tempo já) e também repleto de jogos…

  • vande1985

    Eu acho o indispensável… não atualizarei meu iphone pra 3.0 enquanto não ter o jailbrake… o iphone sem jailbrake é mto simples,quase não tem funções (nem as basicas como colocar papel de parede)e com o jailbrake a coisa muda pode transformar o cel no melhor!
    Pra falar a verdade se o iphone não tivesse jailbrake eu não compraria um… dai eu teria um sony ericsson!

  • dmsoares

    Concordo com você iLex. Uma das coisas que me fizeram utilizar o jailbreak por muito tempo era a identificação incorreta de telefones. Especialmente algumas operadoras, como a Oi, que em seus SMS enviavam o número como +55 999999… O iPhone só iria reconhecer se você configurasse o mesmo para identificar parte dos números. Isso foi resolvido há algum tempo, juntamente com funções que só se tinha com jailbreak. Eu fiquei muito feliz também quando o botão de home passou a levar para a primeira tela (fw 2.2 acho). Involuntariamente, já apertava esse botão várias vezes querendo ir à primeira tela, até sair essa função 🙂

  • fatima

    Olá! vc citou que mudou o toque ao receber sms ,tem algum tópico ensinando ?
    obrigada .

  • Chipaz

    Eu usei o 2.2.1 jail e gostava por usar pdanet, sbsettings, lock calendar, backgrounder, clippy, cycoder, etc. Depois do 3.0 senti menos necessidade de jail, mas acabei não resistindo. Sbsettings e show hora vc vai precisar do GPS não precisa ir no ajustes, ou mesmo ligar e desligr sua rede 3g para dar um refresh. Ligar wifi tudo a mão, para mim só faltava agora ligar o tethering pelo sbs.

    Não me conformo não encontrar um app similar ao lock calendar, só quero ver o que tenho que fazer sem ter que desbloquear, digitar a senha, abrir calendário, fala serio até meu Treo650 tinha essa opção de exibir na tela de inicio sem necessidade de “ligar” aparelho para ver. Por ex agora estou digitando isso e ouvindo um podcast do rssplayer, sem backgrounder não conseguiria isso.

    Uso programas de gravação de áudio iprorecorder e para baixar os arquivos para meu mac só com wifi e um a um via browser. Já com ssh posso baixar todos de uma vez e deixar rolar. Realmente o desempenho dele baixa pouco sem winterboard que não uso mais. Mas viver sem essa facilidades sem motivo, não consegui. Tentei, mas depois de umas 2 semanas acabei jail nele.

    Acho um absurdo ter um dispositivo de 16gb e não conseguir copiar um pdf ou documento do trabalho para casa, a maioria dos softwares que fazem isso são por wifi, o que dificulta no trabalho, descobri o diskaid para fazer isso via USB,mas qualquer Nokia ou motorola você consegue copiar coisas para sd Card dele.

    Enfim para eu não desbloquear tem que ter ao menos programas similares na app store, enquanto não tiver, jail forever.