2009ARQUIVO

Samsung lança chip de memória NAND de 32GB para dispositivos móveis

Mais memória para o iPhone

Para quem não acredita em simples coincidências de datas, a Samsung anunciou ontem a comercialização dos primeiros chips de memória NAND de 32GB, o que reforça a possibilidade (e os rumores) do próximo iPhone vir com essa capacidade já no próximo modelo.

O chip recebeu o nome de moviNAND e é específico para plataformas móveis, como celulares, máquinas fotográficas e iPods.

moviNAND

Mas não foi só a capacidade que aumentou. Ele é capaz de atingir velocidades de acesso de até 52 MB/s, além de ter um baixo consumo de energia graças a sua espessura de 30 nm e seu sistema de gerência de memória. Segundo o fabricante coreano, o moviNAND é perfeito para grandes quantidades de dados multimídias.

Há anos a Samsung é uma das principais fornecedoras desse tipo de memória para a Apple, presentes em iPods e no iPhone. Geralmente os fornecedores da maçã dão uma certa preferência para ela antes de liberarem novos produtos para o público (a Intel faz isso, a Apple é sempre a primeira a usar seus novos chips). Para a coreana estar anunciando publicamente seu novo NAND pode significar que a Apple já o conhecia algumas semanas antes, permitindo que fosse planejado para seu futuro modelo de iPhone.

De qualquer maneira, o aumento de capacidade para 32GB parece ser uma das novidades mais óbvias do próximo iPhone. Afinal, faz mais de um ano da última vez que houve uma atualização neste sentido.

[via]

Botão Voltar ao topo