2009ARQUIVO

Gift cards falsificados podem fazer você perder sua conta na App Store americana

Códigos flsos causam problemas para quem os usa

Alguns leitores estão relatando que tiveram sua conta da App Store americana desativada de uma hora para outra. Em todos os casos, o problema se deu por causa de gift cards comprados no Mercado Livre, o site brasileiro de vendas online.

Isso porque alguns hackers chineses conseguiram crackear, no início de março, o algorítimo dos códigos da iTunes Store, criando assim vários gift cards falsificados. Pelo que parece, alguns deles estão sendo comprados por brasileiros, que os revendem.

O problema (para quem os compra) é que a Apple consegue identificar as contas onde os vales-presentes falsos foram usados, suspendendo-as imediatamente caso não possuam outra forma de pagamento registrada (como um cartão de crédito, por exemplo), que é praticamente a totalidade dos casos dos usuários do Brasil.

O pesadelo para as vítimas começa ao tentar baixar ou atualizar um aplicativo, sendo impedido de fazê-lo pelo seguinte aviso:

Aviso de conta bloqueada
Você não pode comprar porque sua conta foi desativada.

O pop-up ainda sugere ao usuário entrar em contato com o serviço cliente. Na maioria dos casos a Apple entende que o usuário pode ter sido enganado por algum vendedor desonesto e geralmente dá uma segunda chance, reativando a conta.

O problema é que, como alertamos neste artigo, a Apple teoricamente não permite que sejam criadas contas em uma App Store fora do país de origem. Quando os brasileiros entram em contato com o suporte, recebem um educado email, avisando que a conta será verificada e reativada no menor espaço de tempo possível, mas nessa verificação eles acabam descobrindo que o cliente não mora nos Estados Unidos, cancelando de vez a conta.

Mesmo com o ocorrido, ninguém aqui precisa entrar em pânico se possui uma conta americana. Dificilmente a Apple verifica os dados dos usuários, isso só ocorre quando acontece algum problema, chamando a atenção para um caso específico. Também não precisa se preocupar em “ir preso”, pois isso não é contra nenhuma lei. Apenas vai de encontro aos Termos e Condições da App Store, e a única coisa que pode acontecer é a conta ser cancelada, como está acontecendo com alguns.

O ideal é fazer uma conta americana apenas para baixar jogos gratuitos, visto que na loja nacional não há esta categoria. Se você arriscar colocar créditos nessa conta, saiba que você corre o risco de perder tudo caso seus dados sejam conferidos.

A título de informação, os leitores contatados por nós afirmaram que, mesmo com as contas canceladas, os aplicativos continuam funcionando.

Botão Voltar ao topo