2009ARQUIVO

Aperitivo 3.0: inversão da direção de escrita em línguas não ocidentais

Esta novidade não terá muita utilidade para nós, brasileiros, mas deve ajudar muito nos países com línguas que são escritas no sentido contrário às ocidentais.

Um leitor do site iSpazio descobriu uma nova função no beta do iPhone OS 3.0: a inversão na direção de escrita em algumas línguas.

Opção de inversão da escrita

Aliás, a própria presença de novos idiomas, como o árabe, já é novidade. Eles serão incluídos no futuro software para cobrir os países como o Egito, que já vendem desde o ano passado o telefone mas que ainda não possuem suporte linguístico.

Ao selecionar uma frase em árabe, por exemplo, é mostrada a opção de inversão, permitindo com que o usuário escolha se quer começar a leitura da direita ou da esquerda.

Inversão de escrita no iPhone 3.0Sacudindo o aparelho é possível desfazer

Isso mostra que além de fazer sucesso em todo mundo, o iPhone se torna um smartphone realmente internacional, podendo se adaptar a um enorme número de países. Em marcas que possuem teclado físico isso já dificulta muito, pois é necessário fazer adaptações materiais para cada região.

A atualização final do software 3.0 tem lançamento previsto para junho ou julho deste ano. Será gratuita para todos os atuais iPhones e paga (9,99$) para os atuais iPods touch.

Botão Voltar ao topo