AplicativosApp Store

Vade Mecum e iList Touch recebem importantes atualizações

Desde ontem dois aplicativos brasileiros de muito sucesso receberam importantes atualizações na App Store: Vade Mecum e iList Touch, os dois apresentados pela primeira vez aqui no Blog.

Atualizações de aplicativos brasileiros

Vade Mecum
Vade MecumO Vade Mecum conseguiu ficar ainda melhor. Além de ter incorporado algumas sugestões dos usuários, como manter a pesquisa depois de feita e o acréscimo de epígrafe e emendas em cada lei, ele ainda traz mais 7 legislações, além das 68 existentes:

 

– Lei do Bem de Família;
– Lei da Improbidade Administrativa;
– Lei das Eleições;
– Lei dos Crimes de Tortura;
– Lei das Organizações Criminosas;
– Lei da Corrupção de Menores;
– Súmulas Vinculantes do STF.

É importante destacar que é aconselhável desinstalá-lo antes de instalá-lo novamente para atualizar a base de dados. Esse procedimento não é normal, mas os desenvolvedores prometem consertar isso nas próximas versões.

A atualização é gratuita para todos que já possuem o aplicativo. Se você ainda não o conhece, não deixe de ler nossa matéria completa sobre ele aqui.

– – – – –

iList Touch
iList TouchO iList Touch é outro aplicativo muito popular entre os brasileiros, por ser uma maneira prática de organizar suas compras. No começo do mês ele ganhou várias novidades, mas um problema inesperado causava incompatibilidade com quem já havia um banco de dados do aplicativo. Agora este bug foi completamente solucionado e você pode baixá-lo sem problema nenhum. Se você ainda não o conhece, confire nossa opinião sobre ele aqui.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Tullio

    iLex,
    acho que é improbidade, não improbabilidade…
    ref: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8429.htm

  • Roberto Bispo

    Senhores,

    Dúvida: O procedimento de desinstalar e instalar novamente o aplicativo do VADE MECUN não fará com que eu seja cobrado?

    Abraço

  • Randy

    Boaaa, vi essa matéria pelo Twitter, e naum é que é legal mesmo ;D

  • Tullio, tem toda a razão, erro meu na hora de digitar.

    Você foi rápido, hein? 🙂

  • Jocas

    Puxa vida, eu achava que tinha todas as Leis. Então deve existir muito mais?!?!?!??!

  • Roberto, não. Quando você compra um aplicativo, ele sempre será gratuito toda vez que você tentar baixá-lo pela mesma conta.

    O que acontece (comigo, por exemplo) é que muitos tem várias contas e aí não sabem com qual delas realizou a compra. Por isso é sempre bom guardar as notas fiscais enviadas pela Apple por email. 😉

  • Lorenzo Firmino

    Já atualizei os dois aplicativos aqui! 🙂

    Realmente aumentou bastante coisa no Vade Macum!

  • Rodrigo

    iLex, é só apertar com o botão direito em cima do aplicativo e ele diz com qual conta foi comprada 😉

  • Lorenzo Firmino

    iLex, eu desinstalei e instalei o Vade Mecum.

    Mais lá tá assim: Base de dados atualizada em 26/03/2009.

    Não era para tá dia 20/04?
    Quer dizer que não foi atualizado?

  • Rodrigo, boa a dica. 😉

    Lorenzo, você baixou de novo o aplicativo? Veja se tem algumas leis das descritas acima. Se tiver é o atual.

  • Lorenzo Firmino

    Ok! Brigadão iLex, vou ver!

    Mas no seu por exemplo, aparece que à última base de dados foi atualizada quando?

  • Respondendo ao Lorenzo e aos demais: A base de dados foi conferida e atualizada até dia 26/03/2009. Então qualquer lei que foi alterada após esta data, não está atualizada. Por exemplo: Se eu conferir e atualizar todas as leis até hoje (20/04/2009) e eu submeter a atualização para Apple hoje, ela normalmente demora de 10 a 15 dias para liberar. Isto significa que dia 05 de maio terá uma atualização liberada pela apple com a base de dados do dia 20/04/2009. Espero que tenha esclarecido sua dúvida.

    • Max, tem previsão para lançar esse app para o sistema Android?

  • Atualizei ontem, e a princípio achei que tinha dado erro também, pois não tinha aparecido nenhuma das mudanças citadas na atualização. Depois olhando pelo iTunes vi a recomendação para desinstalar e instalar novamente e então ocorreu tudo certo. Muito bom ver o aplicativo sendo atualizado mensalmente conforme prometido pelos desenvolvedores, e também sendo adicionadas novas leis.

  • GRM

    Eu posso estar errado, ou ser acusado de polemizar, mas me parece que o caráter do blog é informar acima de tudo, logo, quem tem que achar melhor ou pior são os usuários por meio dos reviews ou vendas – sem prejuizo do site comentar que é um aplicativo que agrada etc., mas dizer “o Vade Mecum conseguiu ficar ainda melhor” é forçado.

    A razão da crítica é a seguinte, e inclusive consta dos reviews dele no iTunes Brasileiro: embora seja um ótimo repositório para leis, de nada adianta ter as leis sem referências (como qualquer simples lei no site do Planalto, nem comparo com códigos), explicando para o leigo… existem alterações numa lei que geram efeitos em outras, EC (emenda constitucional) que altera artigo da Constituição e assim por diante, o direito brasileiro é sistemático, ele tem que ser visto em conjunto.

    Por isso, o usuário que ler certas súmulas do STF/STJ vai chegar a conclusão p. ex. de que o réu do processo criminal não pode recorrer em liberdade, quando na prática tal súmula já foi revogada há tempos e nem consta nos códigos, ou quando consta traz a observação “revogada por lei tal artigo tal etc”.

    Enfim, escrevi demais, mas o intuito é dizer que esse aplicativo embora ótimo para consulta, induz ao erro por essa razão, e não é algo tão difícil de ser implementado.

    É bom? É, considerando que não havia nada no mercado. Contudo está muito aquém das possibilidades de uso para profissionais, bem como leigos, quando muito ele é mera base de dados para consulta.

    Eu realmente gostaria de ver tais mudanças implementadas, acrescentar lei não adianta se não há notas de referência, observações a dispositivos revogados ou declarados inconstitucionais nem seus números presentes – nem que isso aumentasse o preço.

    Por ora eu diria que U$ 9,99 é muito caro para o que ele oferece.

  • GRM

    Reiterando que de modo geral gosto muito do que é publicado aqui, acho apenas que se o caráter é de informação faltou imparcialidade – e se o caráter é publicitário, nada contra, todos temos que sobreviver, mas aí deixa claro.

  • Caro GRM, eu não ganhei nenhum tostão dos desenvolvedores de nenhum dos dois aplicativos. Mas quero SEMPRE ter a liberdade aqui nesse Blog de expor minha opinião, assim como você teve a sua. Nem por isso acho “desinformativa” a matéria, porque ela não fala nenhuma inverdade, ao contrário do que pensa a SUA opinião.

    Aliás, você também não paga nenhum tostão para ler este Blog, tendo a plena liberdade de lê-lo ou não. Desculpe se esta resposta parece forte para você, mas achei estranho o seu tom no comentário.

    Se fosse para ser imparcial, eu nem testava os aplicativos, só publicava o que sai por aí, como muitos fazem.

    E me desculpe, não sou da área de direito como você (sempre vocês que causam polêmica?), e por isso, na minha visão de consumidor comum (sim, eu sou consumidor também, sabia?), eu acho que se antes o aplicativo tinha 68 leis (que já acho bastante) e agora tem mais ainda, posso dizer sim que “conseguiu ficar ainda melhor” sem ser forçado. Ou você acha que ele ficou pior?

    E se eu falo bem de um aplicativo que tem 5 estrelas na avaliação do iTunes, qual é o problema?

    Olha só, eu sou parcial sim. Quando acho ruim, eu falo, quando acho bom, falo também. Acho que essa é a principal característica de um blog.

    E se você tem sugestões para fazer ao aplicativo, escreva para a Max Systems, tenho certeza que eles agradecerão muito a sua contribuição.

    Pronto, falei.

  • GRM

    Não não, a resposta não soou agressiva, mas também não houve tom especial algum ao comentário, só achei que faltou imparcialidade (não que ela seja necessária, depende das pretensões pessoais e futuras, p. ex.).

    Apenas você não entendeu (e ai a agressividade fica por sua conta) é que (e tá bem claro no comentário) que dar opinião é essencial, neutralidade absoluta não existe, mas dizer que algo ficou melhor ainda é como se fosse perfeito e agora é uma maravilha. Não é nem perfeito, nem maravilha, e está longe.

    De nada serve um repositório com leis que não estão em vigor, especialmente pelo risco de você cometer um erro. Não serve pro leigo, nem para o profissional.

    Aceito numa boa a resposta, só não vê agressividade onde não tem, talvez seja uma característica minha na escrita (na fala é mais fácil perceber que não há nada disso) esse tom mais incisivo de que você fala.

    Eu já fiz a crítica a eles, a minha preocupação é aumentarem as vendas a base de reviews pouco técnicos, e aí, se você mesmo diz que não entende por não ser sua área, acho que colaboradores não faltam para isso.

    Como disse em outro post, ainda bem que algumas pessoas criticam, pq é a base da evolução e melhora das pessoas e coisas, seria muito monótono um blog só com elogios (certamente ou o público seria pouco exigente ou mentiroso), gosto de ler o que é publicado, eventualmente alguma coisa não fecha, foi o caso e era isso.

  • Também acho que críticas são saudáveis para um blog. 🙂

  • Na verdade a frase que me deixou possesso foi “se o caráter é publicitário, nada contra, todos temos que sobreviver, mas aí deixa claro”.

    Me chamou de vendido, só isso.

    Mas beleza, podemos encerrar a discussão aqui, porque ninguém é obrigado a ficar lendo esse nosso papo chato. Qualquer coisa, terei o prazer em discutir por email. 😉

  • Marcos

    Blog é uma espécie de diário em que o autor (nesse caso, Ilex), posta algo de seu interesse, com sua percepção e opnião. Quando alguém se identifica com o que é postado e/ou comentado, passa a frequentar o blog.

    Apesar de ser um site informativo, o blog continua sendo um espaço público em que o autor posta sua opinião.

    Concordo com o modo como Ilex utiliza seu blog, promove aplicativos brasileiros e mesmo assim é imparcial.

  • estevao

    Max Malta, pelo que entendi o app é de sua autoria, certo? Além de de parabenizá-lo, gostaria de fazer alguns pedidos, será que não tem como implementar um dicionário de termos jurídicos no app, como trabalho com contabilidade além destas leis que você implementou me interessa os Regulamento de ICMS estaduais, não tem como implementar num upgrade futuro um modo de colocarmos por wifi estas legislações.

  • Max Malta

    Estevao, infelizmente, colocar o Regulamento de ICMS estaduais não é o foco do Vade Mecum. Seria necessário desenvolver um aplicativo somente para este fim. Mas valeu pela intenção. Quanto a acrescentar legislações por wifi, é impossível. Não é simples acrescentar leis! Para construir uma base de dados do Vade Mecum é necessário compilar toda a legislação e para você ter uma idéia, leva aproximadamente 50 minutos de processamento em um dell dual core, com 4gb de ram, só executando esta tarefa. As coisas não são simples como a maioria pensa…

  • Cristiano_jp

    Ilex, descupe pois não é bem sobre o assunto.Baixei ontem um app na App Store, se chama Wired Frame, achei interessante, é uma pena não poder inserir rss do Brasil, queria confirmar com você se conhece algum app similar a este, caso não tenha, ta ai uma boa idéia para os desenvolvedores brasileiros, não copiá-lo, mas sim usar a criatividade ! …outro que gostei foi o do estadão. Aproveitie a deixa dos apps brasileiro!….rsss
    obrigado e descupe sobre o assunto!

  • Claudio Bauer

    Marcos

    Parabéns por seu post,

    Suas colocações são de uma lucidez extrema.

    Um abraço,

    Claudio

  • Iron Junior

    Minha opinião é que o Vade Mecum tende a ser o melhor app do Iphone para operadores de Direito. Comprei e achei barato pelo que oferece. É claro que merece esses ajustes mencionados pelo GRM para ganhar 100% de confiança no uso. Mas achei o programa perfeito para pesquisar (de forma mais rápida e pratica) e com a pesquisa utilizar o código. Ganhamos muito mais tempo do que manuseando puramente os códigos. E também para utilizarmos artigos que sabemos estar em vigor, mais precisamos do corpo dele.

    Na minha opinião valeu cada centavo! Mas torcemos pela evolução desse e que saia novos programas tão bom quanto!

  • Vez por outra escrevo para o suporte de alguns apps, com sugestões, críticas ou comentários. Normalmente recebo a resposta em um ou dois dias, de lugares diversos no mundo. Escrevi para a Aldeia (dificílimo achar em seu site algum contato!) mas jamais recebi uma resposta. São muito pedantes esses caras. Além de fazerem apps ruins e pesados, ainda acham que não precisam melhorar nem dar satisfação a seus clientes. Por isso, também, é que não vão pra frente. Vai mal…