Curiosidades

Mistério resolvido: leitor tira foto do sensor iluminado do iPhone

A matéria de ontem sobre as fotos de um site de Taiwan gerou certa polêmica entre nossos leitores, pois para muitos parecia claro que se tratava do sensor de proximidade do aparelho, que fica exatamente na mesma posição.

O argumento poderia muito bem ser rebatido com o argumento de que a Apple não usa obrigatoriamente as mesmas posições para seus sensores, tanto que no modelo Classic (2G) eles estão localizados em lugares bem diferentes que na versão 3G.

Sensores no iPhone

Porém, um de nossos leitores não se contentou com palavras e resolveu tirar a limpo a história, fazendo ele mesmo uma foto de seu celular durante uma chamada. O resultado é muito similar à foto publicada ontem. Confira:

Foto do sensor em um iPhone 3G

Pela foto, é possível ver claramente o “pacman rosa” (como bem definiu pH) exatamente na mesma posição da foto chinesa.

Para o leitor que nos enviou a imagem, Marcos (MCKoe), a luz é simplesmente um LED infravermelho que aparece no momento de uma ligação. Ela não é visível a olho nu, mas pode ser registrada com a câmera do iPhone. Fizemos o teste com dois aparelhos: um Classic e um modelo 3G, um tirando foto do outro. Veja o resultado:

Sensor do iPhone 3G

Sensor no iPhone Classic

Ou seja, como muitos leitores afirmaram, a luz não passa de um sensor de proximidade, que é vista somente com o uso de câmeras e por isso muitos desconhecem a sua existência.

sensores1

O sensor de proximidade no iPhone é o responsável por fazer a tela do aparelho desligar quando a aproximamos do rosto. Isso evita que toquemos sem querer a face na tela, criando ações involuntárias, como apertar o botão de desligar. Através de raios infravermelhos ela identifica qualquer coisa próxima do sensor.

Sensor de proximidade

Mais do que comprovado, portanto, que a foto de ontem não é nada demais, apenas um iPhone 3G fotografado. 🙂

Ainda não foi desta vez que teve início a avalanche de supostas fotos do próximo modelo de iPhone.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Tullio

    os leitores do blog do iphone nesses dias chegam ao nível do próprio blog! 😉

  • Jocas

    Lembramos que algumas capinhas tapam esses sensores e quando estamos falando a tela não desliga. O meu o rosto encosta no botão viva voz, ficando difícil a conversa. Agora quando vou falar eu tiro a parte de cima da capinha. 🙂

  • Jorge Miguel

    Que função Jocas, tirar a capinha sempre!

  • LeoDuracell

    compra uma capa decente jocas, eu to usando a Invisible Shield, comprei no mercado livre, muito show de bola, é uma espécie de película protetora invisível, vale muito a pena pois não tira a estética do aparelho e protege de verdade contra arranhões.
    Fica ai a dica.

  • LeoDuracell

    Ah outra coisa que esqueci de comentar, a película abrange o aparelho todo, frente, verso e laterais.

  • Jocas

    Valeu a dica, LeoDuracell. A minha capa, pela explicação do iLex, seria para o Classic. O corte é bem acima do fone. Mas me parece que essa sua capa não protege contra pequenos tombos. Pelo menos essa que tenho me salvou uma vez.

  • Randell

    Prezado Jocas, eu utilizo a iSkin solo juntamente com uma pelicular protetora que já acompanha a capa. O investimento é um pouco alto, mas como o objetivo é proteger, o resultado é muito satisfatório e nao tira a beleza do Iphone.
    Sds.

  • DVC

    Bem que achei pouquíssimo provável que a Apple colocasse um led vermelho como os da foto do post anterior…

  • Claudio Bauer

    Aos experts do Blog

    Desculpem minha ignorância.

    Mas não entendí como fazer para observar a tal luz.

    Agredeço qq. orientação.

    Claudio

  • Jean Gomes

    É uma pena que este sensor não tenha utilidade com o allicativo skype, o que torna o uso do mesmo complicado pois seguidamente o rosto encosta e ativa o Hold (espera), dando a sensação que a ligação caiu.

  • LeoDuracell

    Jean, acho que isso é orelhice dos desenvolvedores do skype, pois o recurso existe, basta saber implementar o skype para utiliza-lo.

  • alex

    tenho uma pergunta no Classic( 2G) tem 2 quadradinhos amarelos (la no começo da matéria) e no 3G tem 3. eu sei q nos dois modelos tem sensor de proximidade ( pra numa ligação ele apagar a tela) e outro sensor de ambiente (luz, claridade,etc) pra que servira o terceiro sensor representado pelo quadradinho amarelo la na ilustração do iPhone 3G ?

  • Julio Cruz

    boaaa.

  • joão

    O mais afastado é o sensor de luminosidade os dois seriam o emissor de luz e outro o receptor

  • XANDER

    iLex, na foto que postaram, o iPhone nao está em ligação….

  • Eu percebi isso também, Xander, mas a essa altura, não tem mais como achar que é algo diferente…

  • alex

    pra q a apple ia colocar uma luz q fica acessa quando ele esta travado (Sleep Mode)

  • alex

    joão, o sensor q de luminosidade q vc diz é aquele muda automaticamente o brilho da tela nao é? o outro do lado direito dele é o faz a tela apagar quando se faz uma ligaçao. como assim receptor ele nao tem ele nao precisa disso!

  • alex

    The iPhone 3G’s third sensor, first revealed by iLounge in April, has been confirmed as a second proximity sensor. While the original iPhone offered only two front-mounted —one ambient light sensor and one proximity sensor—the iPhone 3G sports an array of three sensors (two proximity sensors, one ambient light sensor) in a J shape to the left of the ear speaker, moved from their original locations above and to the speaker’s right. iLounge has learned that the two-sensor array apparently provides superior face proximity detection than the original single sensor, which under some conditions failed to function properly. This detail and others are included in our First Look at the iPhone 3G.

    http://www.ilounge.com/index.php/reviews/entry/apple-iphone-3g-8gb-16gb/

    entao o mais afastado da esquerda é o de luminosidade e o outros sao os de proximidade.

  • MCKoe

    @Xander: pois é, na tela inicial o led fica apagado sim…
    iLex, alguma info do texto chinês? 🙂

  • Rogerio

    Fala serio!! Desde q vi a foto pela primeira vez ja sabia q era o sensor. Da pra ver a olho nu sim coloque o cel contra o sol

  • DVC

    @ Rogerio: Acho que você quis dizer para colocar o iPhone “sob” o sol… pq contra o sol… seria ele entre você e o sol… rs rs rs

  • Fernando

    Show de bola, sempre imaginei que tivesse algo com o fone do iphone!!

  • carla walker

    O meu sensor de proximidade sempre funcionou bem, de uma semana pra cá nao ativa mais. Ja retirei a pelicula protetora e nao adiantou. Alguem tem alguma dica?

  • Lukas

    Que saudade do meu iphone 2G!!!

  • Josh

    Queridos, tenho um iphone 4 de 8gb e meu sensor só funciona sem a película protetora

    O que eu faço ?

  • Junior

    Cara nao ta fincionando o sensor de proximidade nao uso capa, o que ei faço