Notícias

Desenvolvedor afirma ter criado um aplicativo que instala Flash no iPhone

Flash para o iPhone

Jonah Grant é um desenvolvedor que afirma já ter enviado para aprovação da App Store um aplicativo que tornaria possível a visualização de arquivos Adobe Flash no Safari Mobile e em qualquer aplicativo que use UIWebViews (quando um aplicativo abre uma página internet em seu interior). O instalador seria gratuito.

Segundo Jonah, não há razão para ele não ser aprovado, visto que não fere nenhuma regra do SDK. Porém, ele mesmo afirma que o aplicativo na verdade instala um plugin no Safari, coisa que é proibida pela Apple.

Flash Installer

Acima você pode ver a imagem do seu aplicativo aguardando aprovação.

Resta saber o que a Apple irá fazer agora. É claro que isso pode muito bem ser um fake, ou então é uma maneira do desenvolvedor chamar a atenção, mesmo sabendo que a Apple irá barrar seu aplicativo.

Supondo que seja verdade, o desenvolvedor já descartou a possibilidade de publicar no Cydia caso sua obra seja rejeitada. Provavelmente a razão seria pelo fato da Apple ter proibido que desenvolvedores que trabalham com a App Store se metam com projetos relativos ao jailbreak. Inclusive, pela mesma razão os criadores do histórico site jailbreakme.com (que possibilitava a liberação do iPhone nos tempos do firmware 1.1.1) tiveram que tirar o site do ar para não se comprometerem.

Resta somente esperar para ver se finalmente teremos o tão esperado Flash, que até agora é uma das únicas faltas que ainda não foi suprida no futuro iPhoneOS 3.0.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Tullio

    great success!

  • Felipe

    Duvido, aplicativos em flash tirariam um vantagem estrategica que a AppStore possui, principalmente quando vemos aqueles joguinhos bobos que são vendidos lá.

  • Se aprovado, que venham os bugs!
    Pena que a apple n vai deixar…

  • A.W.E.S.O.M.E.

  • Gabriel Levcovitz

    caraca! seria a melhor coisa !

  • Paulo

    Não seria uma copia do iMobileCinema ?

  • John

    Claro que Apple não vai aprovar, se instala um plugin no Safari com certeza não será aprovado. Agora se é um app no estilo de um navegador pode até ser aceito.

  • Mário

    Espero que a Apple também cometa esse “erro” de aprovação, esse Flash é muito melhor que o Baby Shaker (um grande erro de aprovação da Apple)

  • Zampier

    duvido muito, tem muita gente da macromedia trabalhando muito (e recebendo) pra tentar criar uma forma de rodar flash no iPhone, um cara vai lá desenvolve e ainda distribui gratís?!

  • Edu

    Acho qu sou um dos poucos que não quer saber de flash no iPhone. Quero essa praga longe do precisoso.

  • Marcelo

    Ele podia por no Cydia Store… 🙂

  • Gil Santos

    Está no Cydia um parecido ….

  • Eu sou desenvolvedor Flash, trabalho com isso há cinco anos e sinto muita falta do flash player no Safari do iPhone.

    Eu poderia estar ganhando muito dinheiro fazendo sites em Flash exclusivos para iPhone, porém…

    Tomara que venha no 3.0!

  • Rafael Kapela

    Não acredito que seja verdade

  • Edguitarra

    Coloca falta nisso! De cada 10 sites 11 usam algum flash. Se o próximo software 3.0 não tiver flash, 1000 pontos negativos pra Apple.

  • Ale

    Enquanto o Flash não for leve e seguro, mas ainda seja poderoso, não deverá chegar nem perto do iPhone. E se chegar que seja extraoficialmente.

  • Edu

    Flash só serve para animções, publicidade e para portfolios. Eu realmente não quero estas coisas rodandoVideos? Aprendam e façam algo mais universal em H.264 que vai rodar em qualquer coisa. Dos grandes sites de videos, apenas o Vimeo ainda não se adaptou. Youtube, Dailymotion, Globo.com, e até mesmo o Pornhub.com se adaptaram. Hoje, chuto que 90% das coisas feitas em flash podem sem feritas em javascript. O maior exemplo disso é o próprio Google (apenas Youtube usa flash). E javascript é algo em que o iPhone esbanja capacidade.

  • Se for verdade o cara só enviou pra Apple pra conseguir exposição na mídia, parece q ta conseguindo… iso trará mais visibilidade quando ele lançar a app.. no Cydia, hehe

  • Valter

    Eu fico impressionado com alguns comentarios, parece que o Iphone está acima de tudo para alguns. Flash é uma realidade mais que firmada, se o aparelho não tem capacidade para roda-lo satisfatoriamente não coloquem a culpa na Adobe.
    Eu gostaria muito de ter flash no Iphone.

  • henriqueG

    Tomara QUE SEJA APROVADO… mas não vai…
    Fake pode ser…

  • Iron Junior

    Ale, não viaja, qual a gravíssima vulnerabilidade do flash? Se não for seguro, nunca navegue com seu computador na web que 90% dos sites tem flash! Inclusive esse (menu destaques do blog, links…) 😉 lógico que não para o iphone que possui versão própria, mas tem.

    Mesmo acreditando que não será aprovado, ainda estou torcendo que seja!! Gostei muito do safari do iphone, porém peca feio nesse aspecto. Me deparei com vários limites em sites que “obrigam” o uso! Driblei o problema usando o cliente RDP conectando no servidor do escritório para usar o navegador do servidor!

    Trabalhão não… rsrs mas quebrou um galho que era importante!

    Mas… nessa onda do 3.0 com todas as novidades e surpresas (que não foram poucas)… podemos torcer que venha mais essa importante evolução!

  • Bruno Nunes

    Pois é, quero ver é rodar flash no iPhone sem deixar ele lento. Se é pra perder desempenho, prefiro que deixem o flash pra uma próxima versão do iPhone.

  • internetico

    Nao sei porque tanta coisa sobre o flash no iphone…nao sinto falta nenhuma

  • Valter

    Só não sente falta quem não usa muito o Iphone para acessar sites. Flash é fundamental!

  • Eu uso muito o meu iPhone e inclusive trabalho com desenvolvimento em Flash CS4.
    Mas sinceramente? Não me faz falta nenhuma também.

  • FranKiko

    Para um celular que é tido como um marco para a navegação web móvel, devido à facilidade e também intuitividade que traz ao usuário, não rodar flash é, na minha opinião, o fim da picada. Penso que a ausência se deve muito mais à concorrência com a AppStore.

  • Anderson Pereira

    acho q deveria ter… não faz falta… mas seria apenas legal poder navegar em qualquer site.

  • João

    Acredito que não sera, aprovado com certeza não, a apple tem seus principios que nunca serão mudados, Exemplo beteria não removivel, mais um pergunta qual seria a utilidade e de um bateria removivel, a bateria do iphone é uma das melhores do mundo,e outro acaba com a estetica do aparelho,qual seria a vantagem e tirar a bateria, realmente nenhuma, ja o flash seria util sim, porem dizem que ele faria a bateria do Ipad, Iphone, Itouch, ter menor tempo de uso, ta mesmo assim isso naão faz sentido não aprovar, a apple é chata sim, mais tudo funciona em um aparelho apple tão perfeitamene, o uso é ta facil, o Iphone OS, é tão intuitivo, que eu prefiro deixar para ele escolherem eles sabem oque fazem, acho qeu O HTML5, é o futoro sim porquê é mais leve e tudo, mais mesmo que ainda não seja muito bom, vai ser, e oque alguma pessoas dizem que ira demorar anos para todos mudarem para o HTML5, acho que por causa do Ipad tudo vai mudar rapidinho, olhe o Youtube, agora tem como ver videos BETA em HTML5 isso ja é um grande salto.