2009ARQUIVO

Rock Your Phone: nasce uma nova alternativa para a App Store

Rock Your iPhoneO Cydia Store não é mais o único a oferecer um caminho alternativo aos desenvolvedores que não conseguem publicar seus aplicativos na App Store. Chega à cena do jailbreak mais um concorrente, chamado Rock Your Phone (RYP). Como não podia deixar de ser, nós testamos o serviço.

É isso mesmo que você entendeu: chegou mais um “instalador” no mundo do jailbreak, direcionado a desenvolvedores que focam no iPhone, mas preferem evitar a App Store.

Esse nome comprido e meio diferente esconde um grande e bem organizado sistema de vendas de aplicativos para o multitouch da Apple. O intuito dele é este mesmo, portanto, não espere encontrar muitos apps gratuitos nele. E os preços também não são dos menores…

Mas a grande vantagem é a oportunidade de testar antes de comprar: todos os aplicativos possuem um trial (período de testes) de 10 dias, onde você pode prová-los com todas as suas funções.

O visual do programa no iPhone é muito bem feito, lembrando muito, é claro, o da loja oficial da Apple.

Rock Your Phone

Quando você abre o aplicativo, já se depara com a página “What’s Hot“, que mostra os títulos mais populares. Como o RYP acabou de ser lançado, há apenas 5 aplicativos disponíveis, sendo que um deles é de graça, o Elert (que ativa pop-ups cada vez que chegam emails, como acontece no MS Outlook no Windows).

CategoriasDescrição do aplicativo
clique para ampliar

No resto, ele tem o funcionamento muito parecido com o Cydia, o Installer ou a App Store. Mas diferentemente dos dois primeiros, o RYP não possui sistema de inclusão de sources ou de repositórios. Todos os aplicativos são hospedados nos servidores deles.

ExtensõesExtensõesSistema de comentários

O programa também conta com um sistema de avaliação e comentários sobre os aplicativos, com classificação por estrelas, como na App Store.

Instalação
Para instalar o Rock Your Phone no seu iPhone, você precisa de um programa no seu computador. Para isso, você deve primeiro se inscrever no site rockyourphone.com. Logo depois, o download do programa compatível com seu sistema (Mac ou Windows) automaticamente irá começar. Tudo muito fácil.

Site para instalação do programa

Programa instalado no PC (ou Mac), é hora de rodá-lo e conectar seu iPhone no cabo USB. O ideal é que seja um hub principal (saída USB direto do computador) para não dar problemas.

Se você já tiver o jailbreak, ele só instalará o RYP no seu aparelho, sem apagar o Cydia ou qualquer conteúdo dele. Se ao contrário, você tiver com o iPhone original (sem nenhum hack), aí o programa faz o jail, mas sem instalar o Cydia nem o Installer. Ele por enquanto só tem suporte para o iPhone (Classic ou 3G). Não funciona do iPod touch 2G e no 1G ainda não foi testado.

Instalação

Instalação

Antes que alguém pergunte se “ele pode ser usado como método de jailbreak“, a resposta é não, pois ainda não vale a pena fazer o jailbreak e ficar sem o Cydia.

Aplicativos ficam no computador

O legal é que os aplicativos ficam no computador, igual como no iTunes, podendo ser reinstalados a qualquer momento sem precisar baixá-los outra vez. Esta parece ser uma tendência que veio para ficar.

Sincronização de aplicativos não oficiais

Compras e pagamento
Você pode comprar a qualquer momento o aplicativo, mesmo que ele ainda esteja na fase de testes. O pagamento é feito via PayPal, de forma segura e garantida. Depois disso, o aplicativo é liberado para funcionar normalmente no seu aparelho.

Pague com sua conta PayPal

Pelo que se pode concluir na tela acima, haverão também códigos promocionais, como já acontece na App Store.

Uma boa alternativa?
Sem dúvida! O Rock Your Phone parece ter vindo com mais força e melhor preparado que o Cydia Store, parecendo ser uma sólida alternativa para desenvolvedores que não conseguem espaço na App Store ou cujos aplicativos não atendam às rígidas normas do SDK.

Como dissemos no início de janeiro, o ano de 2009 promete muitas novidades e reviravoltas no mundo do iPhone. E estamos apenas em março… :)

PS: como bem destacou nosso leitor Joelfefa, a única maneira de deinstalar o RYP é restaurando todo o firmware. Portanto, se você não pretente guardá-lo no seu iPhone e só quer testá-lo, nem instale.

Botão Voltar ao topo