AplicativosApp Store

Envie arquivos para seu iPhone pelo cabo USB sem precisar de jailbreak

Antes mesmo do lançamento do firmware 2.0 falamos aqui do DiskAid, um aplicativo de computador (Mac e Windows) que envia arquivos para o iPhone e iPod touch via cabo USB. Esse programa nunca deixou de ser compatível mesmo com as várias atualizações do sistema desde então.

O problema era a leitura dos documentos, pois uma vez colocado o arquivo no aparelho, nenhum aplicativo nativo o considerava. Esse problema acabou, graças à um utilitário especialmente dedicado à ele.

FileAid possibilita o envio de arquivos via cabo USB

FileAid é um aplicativo para o iPhone/iPod touch desenvolvido pelos  mesmos criadores do DiskAid. Ele possibilita a leitura dos arquivos colocados no aparelho, sem precisar do uso do iTunes para isso.

Você pode fazer as transferências dos arquivos por cabo USB ou mesmo por Wi-Fi. Neste caso, você não precisa usar o DiskAid, bastando entrar o endereço informado diretamente no seu navegador internet preferido (como muitos outros aplicativos do estilo).

Configuração Arquivos

Obviamente, somente os arquivos compatíveis poderão ser lidos. Entre eles, pdf, doc, xml, ppt, txt, rtf, mp3, aac (arquivos de ringtones m4r não funcionaram em nossos testes), vídeos mpeg-4 e H.264.

Vídeos Mpeg-4

O FileAid já existe há algum tempo, mas esta semana seus criadores resolveram deixá-lo gratuito por tempo limitado (até o dia 17 de março). Ele pode ser baixado direto da App Store (link) e é compatível com o firmware 2,2.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • MateusB

    Legal ai iniciativa do pessoal ja uso o Diskaid a algum tempo mas gostaria de poder usar o iPhone como pendrive como um amigo usava o iPod nano que ele tinha, alguem sabe ai se existe alguma forma de fazer isso via cabo USB?

  • marcel

    não consigo achar o app direto do iphone!!! alguem sabe como???

  • Seven

    Boa! Enquanto os outros blogs relacionados ao iPhone perdem tempo com notícias inúteis o Blog do iPhone traz dicas de apps realmente úteis e, o melhor, gratuitos!

  • Vicente

    [Off]

    E aí iLex, quando sai o resultado da promoção de carnaval?
    ^^

  • Daniel

    Onde encontro o DiskAid?

  • Tiago

    Existe outra aplicação que faz uso da pasta DCIM presente no iphone, é uma pasta acessível a qualquer aplicação e também ao diskaid, sem que haja necessidade de jailbreak. No meu iphone eu uso o istorage para acessar a essa pasta e o diskaid para transferir ficheiros. É ainda possivel colocar qualquer aplicação de gestao de ficheiros a aceder a essa pasta criando através do winscp um atalho para a pasta DCIM. Encontrei ainda outra maneira de por qualquer outra aplicação a guardar os seus ficheiros dentro da pasta DCIM, em vez de guardar dentro do seu directorio na pasta documents. Para isso é necessario criar um atalho com o nome “documents” dentro do directorio da propria aplicação, e apontar este atalho para qualquer outra pasta dentro da pasta DCIM, é necessario despois estabelecer as permissoes. Um abraço de Portugal

  • Vicente

    Ainda não tem data pra esse resultado iLex?
    Que já vi mais gente perguntando e até agora nenhuma resposta…

  • edguitarra

    Nossaaa muito massa, VALEU ILEX!!! Testei o processo via wifi e funcinou muito bem, é só colocar o arquivo na pasta especificada e ele aparece automaticamente no Iphone. ESSE SITE É O MELHOR SITE SOBRE IPHONE DE TODOS OS TEMPOS!!!!!

  • Ceceu Veron

    iLex , vc esta errado a respeito de uma coisa : o Air Sharing consegue ler os arquivos facilmente , e é um programa mto semelhante a esse , q acho q ate chupinhou a programação do Air Sharing .. 😉

  • Não entendi: no quê eu estou errado?

  • GRANDE IDÉIA!

    Até que enfim alguem criou um app em que posso escrever algo no computador e salvar no iPhone sem maiores manobras! Pá…pum!

    Já estou usando

  • elton

    O windows vista reconhece o iphone assim que ele é conectado… igual a um pendrive.
    é só conectar o cabo usb e já aparece aquela janelinha igual quando conecta um pen drive.
    pá pum hehehe

    • Elton, então tente passar algum arquivo e depois lê-lo no iPhone, para ver se é “pa pum”… 🙂

  • rasf

    Ilex,
    graaaaaaande dica, até porque meu ipod não tem jailbreak. O blog ganha mais pontos com dicas tão úteis, grande trabalho1

  • Bruno lv

    Grande dica realmente!! Nota 10!

  • elton

    ilex: com as fotos é pá pum no vista. pode mandar ou puxar do iphone que aparecem direto.
    musicas mesma coisa.

    para arquivos do office, realmente não dá. Aí uso o files lite (free), que coloca o iphone como um drive da rede. daí também é pá pum. coloca o arquivo que quiser no drive criado pelo files lite e pronto. se der clique nele o safari abre pra visualização. não dá pra editar os arquivos do office.

  • Dimm

    O aplicativo é bem legal.
    Pena que, toda a vez que o utilizo, meus créditos vão embora. alias isso acontece com qualquer aplicativos que baixa da App Store.

  • Thiago

    Eu instalei o FileApp no iphone e o Disk Aid no meu MacBook. Tranferi arquivos pro iphone via DiskAid (usando cabo USB) e não consigo enxergá-los no FileApp.
    Ali[as, não enxergo nenhuma pasta que está no DiskAid, no FileApp.
    Estou fazendo alguma coisa errado?

    • Eles mudaram de nome e de função, o FileApp não faz mais as mesmas coisas que o FileAid… 🙁

  • andre

    consigo fazer a transferencia dos arquivos mas nao consigo vê-los no iphone.
    eles aparecem no pc mas nao aparecem no iphone. alguém sabe a razão?
    obrigado.

  • Rodrigo

    Muito boa dica

  • neila

    oi tenho ipho ele não tem wifi como posso estala um programa que mim ajude a cesa e como baixo os aplicativo muito o brigado pelo retorno!