Resenhas

Aperitivo 3.0: Gravador de Voz (atualizado)

GravadorUma das novas funcionalidades do futuro firmware 3.0 será o recurso de “Voice Memo“, que em português foi traduzido como Gravador. Com ele, você transforma seu celular em um gravador de áudio externo, podendo registrar entrevistas, palestras, aulas, ou até mesmo  uma idéia que apareceu de repente, substituindo o Notas de forma prática.

Nos nossos testes, a qualidade do som foi muito boa. Isso é porque ele usa o mesmo sistema de captação de áudio que o aplicativo Telefone, que já é bom.

Gravador

A princípio ele funciona como qualquer outro aplicativo normal. Uma tela com poucos botões e uma imagem de um microfone ilustram sua abertura. Apertando uma vez no botão REC (bolinha vermelha), ele começa imediatamente a gravar todo o som externo,  podendo pausar ou parar a gravação a qualquer momento. Simples assim.

Lista de gravações realizadasGravador

Você depois pode enviá-la por email ou MMS para outra pessoa.

Durante a gravação, pode-se voltar para a tela de início e consultar contatos, calendário ou qualquer outro aplicativo que não utilize áudio (como o aplicativo iPod ou jogos, por exemplo). Tentamos gravar conversas telefônicas, mas isso ainda não é possível no iPhone. :/

Uso de outros aplicativos durante a gravação

Um outro recurso bem interessante é a possibilidade de editar trechos do áudio diretamente no aparelho, eliminando partes indesejáveis ou que não serão úteis.

Edição de trechos direto do aparelho

Quando você conecta seu iPhone ao computador, o iTunes identifica novos “memos de voz” e imediatamente pergunta se você deseja movê-los para sua biblioteca. Muito prático.

Guardar áudio no iTunes

Esta era uma das funções que muitos pediam que fosse implementada no iPhone. Outros celulares já fazem isso nativamente.

Este recurso estará disponível no próximo firmware a ser lançado entre junho e julho deste ano, e será compatível com o iPhone 3G e o Classic. Não temos conhecimento se será compatível com o iPod touch.

ATUALIZAÇÃO: os arquivos áudio são em formato AAC (m4a) e o tamanho do arquivo em média fica com 2MB para cada minuto de gravação.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Henry

    to doido pra que chegue logo mtas mudansas vieram nesse novo firmware ainda bem que foi pra melhor 😛

  • Felipe

    Ola, você sabe qual e o formato de saída do audio, mp3 ou wave ?
    Qntos mb tem 1 min de gravação ??
    Abs

  • Com o iTouch 2G vai sim, ele aceita fones com mic.

  • Savignon

    Esse blog é d+!! Parabens iLex e todos que contribuem! Desde o layout do blog com as barrinhas do iPhone até a agilidade das noticias são d+!
    Pronto. Falei!

  • Overlord

    E, assim eu não preciso mais do iTalk, aplicativo para jailbreak.

  • Jocas

    Tenho a mesma dúvida do Felipe! Qual é o formato da gravação? Pois se posso mandar por e-mail ou por MMS, como pederemos ouví-la? Outro modelo de celular poderá ouvir? Pena que não grava conversas telefônicas!!

  • Brunolv

    O iTalk tem na appstore, não precisa de jailbreak!
    Tb gostaria de saber o tamanho em mb de cada min de gravação!

  • Overlord

    Tens razão, Bruno, o iTalk é da App Store. 🙂
    Tanto aplicativo instalado no meu iPhone que já estou até confundindo de onde cada um é.

    iLex:
    http://www.appleinsider.com/articles/09/03/18/developer_shows_working_iphone_3_0_tethering_over_usb.html
    http://images.appleinsider.com/iphone30-tethering1.jpg

  • Excelente pergunta.
    O formato de áudio é AAC (m4a).
    Infelizmente neste beta parece que o envio do memo para o iTunes e por email é só teórico, pois ele não envia nada na prática. Por isso não dá para dizer por enquanto o tamanho do arquivo. :/

  • rodrigo

    Eu já tenho um gravador de voz no meu iphone.Trata-se do iTalk.Muito bom tbm.Mas nada como usar algo original da apple.

  • Eu uso o iTalk e gosto muito… é claroq ue tendo um aplicativo nativo ele deve dançar. Mas como foi um aplicativo gratuito… nenhum problema.

  • Andre

    Boa notícia! Exceto para os desenvolvedores de apps como o iTalk e Recorder. Que terão que melhorar seus apps para fazer frente com o nativo da apple. Mas assim como os apps de GPS sempre haverá coisas a serem exploradas.

  • Wagner

    Pela tua explicação, como ele grava em background, então seria possível gravar conversas durante uma ligação?
    Espero que sim, porque até smartphones mais simples tem este recurso.

  • Rafael Kapela

    No post ele diz que não foi possível gravar conversas telefônicas…

  • Vicente

    É, não tinha falado nada no post anterior, mas realmente ainda tem gente que não lê o post inteiro e já sai fazendo perguntas já respondidas…

  • Iron Junior

    ahuhauahuha Sempre tem mesmo!
    é incrível.

  • Mário

    Ele esta IMBATIVEL, ninguém vai poder dizer que o iPhone ainda não é um ótimo Smartphone.

  • DieJacó

    Esse “Gravador” é demais. Mas será que nesse novo firmware, não teremos chamadas por voz? Uma coisa que a Samsung implantou há uns 7 anos. Utilizar chamadas por voz faz muita falta, principalmente dirigindo.

  • Wagner

    Cara, li este post inteiro a toque de caixa. Me passou batido a parte que ele menciona isto.
    Errar é humano. Releva.
    Tem gente que gosta duma picuinha.

  • Vicente

    Wagner,

    Tranquilo, é que tanta gente faz isso, que comentamos num geral. Nada contra você não, acontece…

  • Briangsouza

    essa função tava faltando

  • Eric

    Existe um site para oferecer idéias para apple melhorar o telefone, certo? Qual seria? Eu tenho uma idéia boa aqui…

  • A Apple não aceita nenhum tipo de sugestão.
    Se você mandar uma carta contando alguma idéia que teve, receberá outra dos advogados, agradecendo e explicando que nenhuma sugestão é aceita. Isso porque ela quer evitar de ser processada pela idéia de outros.

    Teve o famoso caso de uma garotinha de 9 anos que recebeu uma carta dessas. Imagina como ela ficou…

  • egito

    “Ilex says”
    Tentamos gravar conversas telefônicas, mas isso ainda não é possível no iPhone. :/

    iLex,
    Nem esta “idéia” daria? de grava conversas? na verdade não seria uma “idéia” e sim colocar um app ou função que os outros smarts já em a muito tempo, como coloquei em post lá no Blog, como convence-los que isto é bom é importante? Nem a pessoa querendo poderia precessar a apple por botar função de gravação das conversas no Iphone pois outros já tem até nativamente como o SonyEricsson.

    Olhe o que eu postei no Iphone Drops by Daniela Moreira nos comentários de um post dela sobre o que melhorar no Iphone:
    Acho uma falta grave não existir um progama (App) mesmo que fosse de terceiros para gravação de conversas telefônicas, já rodei tudo atrás deste aplicativo para o Iphone e só recebo respostas negativas dizendo que o SDK não permite, tenho no Nokia n95 um programa assim, registrado e pago: Ultimate Voice Record, no Treo 700wx tenho: Vito Audio Notes, e nos Treo 680 e Centro tenho o Call Record, todos são excelentes gravam todas as conversas (entrada, saída e ainda memos) automáticamente, sendo umas das melhores funções de qualquer telefone inteligente, pois você no meio da rua, dirigindo, ou mesmo em um elevador, não tem que parar para anotar nada que o interlocutor fala na conversa do outro lado com caneta e papel, horários com marcação de reuniões, telefones para você fazer contatos posterior, endereços e locais de encontro, enfim tudo o que vier na conversa telefônica você ao chegar em casa transfere para o PC, ouve, agenda, anota, etc… é uma pena termos esta deficiência em telefone tão completo. Abraços egito

    Abraços

    egito

    • Claudemir

      Oi Egito,

      Vc conseguiu algo para gravar silenciosamente as ligações feitas e/ou recebidos pelo iphone?

      No aguardo,

      CSL

  • Sérgio Carvalho

    Wagner, lembrando que a maioria dos smart não tem essa função nativa… eu por exemplo, uso o Audio Recorder, que grava todas as minhas ligações (adoro falar para os atendentes, quando eles falam que esta ligação tá sendo gravada, eu falo: PRA MINHA SEGURANÇA, ESTOU TAMBÉM GRAVANDO ESTA LIGAÇÃO!) risos…

    • eduardo

      Sergio, onde eu encontro esse aplicativo Audio Recorder? gostaria de tê-lo em meu iphone pra gravar ligações…
      Obrigado

  • Lucas

    Pra mim, o mais engraçado de tudo é que entre vários modelos de celular no MUNDO, vocês certamente pagaram caro e escolheram o iPhone.

    Agora fica um bando de boboca fazendo difamando ele. Gente, pensa. Se a Apple lançar tudo de uma vez só o que ela vai lançar depois?

    PENSEM+!

  • egito

    Lucas, sinto muito lhe dizer que eu posso reclamar sim, pq além do Iphone tenho todos os melhores smarts lançados até hoje no Brasil, e nem tão caro foram, todos de 100 a 60 % subsidiados, inclusive o Iphone, que paguei R$990,00 na epoca na operadora 

  • Vicente

    Foi comprovado isso iLex?
    Porque eu não acreditei muito nessa história da criança..

  • egito

    Obs: 15 gigas 😛

  • egito

    16

  • Eu vou falar a minha idéia aqui então!

    Bem, existe uma opção no iPhone que, quando ativada, exige que seja digitado uma senha para que o aparelho saia do modo suspenso!

    Bem… Como o aparelho é touchscreen, nada impede que a senha seja aplicada com os dedos! Ou seja, podendo toca-lo, poderíamos utilizar um movimento com os dedos na tela! Este movimento habilitaria, ou não, o modo de suspensão do iPhone! Sendo assim, a senha!

    Com esta forma de senha teríamos a fusão de dois conceitos utilizados no iPhone!

    O primeiro é o “desbloquear” que é o movimento do dedo da esquerda para a direita embaixo da tela!
    O segundo é o “bloqueio por código” que é a exigência de uma senha para que o aparelho saia do modo suspenso!

    Esta idéia, pelo menos até onde vai com meu conhecimento de programação, deveria ser aplicado só pela Apple, já que um software de terceiro não seria capaz de fazer!

    O que vocês acham pessoal?

    PS: Quero agradecer aqui o iLex que respondeu minha dúvida, no meu comentário acima, e um e-mail, enviado tempos atrás, por mim! É ótimo termos um editor tão atencioso às nossas dúvidas! Agradeço de verdade!

  • Mario de Souza

    Eu concordo com Egito eu tenho tambem um Nokia n95 com Ultimate Voice Recorder é muito bom e util.É incrivel que um Iphone de ultima geração em tecnologia não tenha gravador de voz a maioria tem Motorola,Nokia Samsung,Lg e outros.E tambem Smartphones da Palm e outros.Mas Egito vamos aguardar ainda vai aparecer alguem bom em tecnologia que vai deselvolver um aplicativo que grava conversa para o iphone;Não vamos desanimar é só uma questão de tempo.

  • bruna maria

    preciso muito de ajuda
    qdo sincronizei meu iphone ao itunes e pedi para sincronizar gravações ele simplesmente APAGOU algumas das gravações!
    algum santo sabe se ha milagre para eu recuperar esses audios perdidos?

  • Helena

    Preciso de uma ajudinha tbm,.
    Uso muito o gravador, mas de um tempo para cah, quando estou gravando, ele sai sozinho do programa. Já restaurei, desistalei, fiz de tudo.. nao sei mais o que fazer. se alguem puder me ajudar… agradeco.

  • MarioBros

    Boa noite pessoal,

    Alguém saberia como posso fazer gravações de audio mais de 2h, o gravador do meu iPhone grava apenas 30minutos e STOPa sozinho, ai preciso reiniciar para gravar mais 30 minutos.

    Obrigado

  • Raphaela

    Olá, pessoal..
    Preciso de ajuda.. gravei muitas aulas através deste aplicativo e deu tudo certo…
    Porém, ontem gravei uma aula; mas ao tentar ouvi-la não aparece nada… e mostra o tempo de gravacao mas na barrinha abaixo mostra 0:00.

    O que houve?
    O que devo fazer para voltar a funcionar?

    Obrigada,
    Raphaela

  • Douglas

    Onde está o link pra faer o download do aplicativo??

  • SOL

    OLÁ PESSOAL;

    GRAVEI VARIAS AULAS NO GRAVADOR DO MEU IPHONE E GOSTARIA DE GUARDÁ-LAS NO MEU PC,
    MAS NÃO SEI COMO PROCEDER, POIS ENTRO NO ITUNES, SINCRONIZO CELULAR, MAS NÃO ACHO A APÇÃO PARA PASSAR AS AULAS GRAVADAS PARA A BIBLIOTECA DO ITUNES.
    ALGUÉM SABERIA ME EXPLICAR???

    VALEU.

    SOL

    • eduardo

      Assim que eu entro no ITunes e conecto o Iphone e sincronizo é criado uma playlist chmada voice memo. Então tudo que está gravado no voice memo do Iphone é transferido pro Library e colocado automaticamente na playlist voice memo…

  • eduardo

    Alguém sabe pq consigo gravar só 30 min de cada vez? Tentei gravar algumas reuniões de 2 hs, mas cada gravação não passa de 30 min e ele desliga sozinho e ainda tenho 4,3 gb de espaço sobrando. Como faço para destravar esse modo? Tenho Iphone 3G… Agradeço se alguém me ajudar.

    • Estranho. Eu já gravei mais de 2h com o aplicativo…

      • eduardo

        estou com um problema no meu aplicativo – gravei uma palestra de 1 hora e 25 minutos agora não consigo baixar, o softer não reconhece a gravação, o que posso fazer agora. (já tentei ouvir e nem escutar, nem enviar parte dela, parace que ela travou, o que posso fazer?) exsite um lugar onde eles podem baixar para mim ou salvar este arquivo já que o itunes não reconhece o arquivo?

  • eduardo

    Eu já fiz RESTORE e não adiantou… Ainda grava no máximo 30 min… Alguma sugestão? Talvez traocar de aparelho?rsrsrs

  • Ronald

    O meu tem o mesmo problema … só grava no maximo 30 ,, ja foi até 33 minutos mas dai ele pára …

    seria um BUG ou é normal ??

    • eduardo

      Ronald, pelo visto é normal, pois na vivo onde tenho conta conversei com assistentes técnicos da Apple q lá dão assistência e disseram q o quanto tem de memória disponivel é o q dá pra gravar. No meu caso 4,3 Gb. Mas não souberam explicar pq não consigo gravar mais de meia hora de uma vez só. Por isso eles trocaram meu celular. Mas não adiantou nada pois o problema perciste no aparelho novo tb. Gostaria de saber se tem um outro aplicativo que grave uma reunião de 2 hs? Alguém sabe?
      abr
      Eduardo

  • Gravei quase 32 minutos de uma entrevista e não consigo executar. Alguém pode me ajudar?
    O arquivo aparece na tela, mas quando acionado o “play” ele simplesmente não executa…

  • eduardo

    Estou usando um app excelente que não tem esses bugs… o ITalk. Grava quanto tiver de espaço no Iphone e não me deu problema algum em sua execução.

  • Danielle

    Gostei muito do “gravador”, porém estou tendo problemas com ele, gravei várias aulas e quando fui passar para o computador através do Itunes, as gravações simplesmente sumiram, não sei o que aconteceu, só sei que tive prejuízo, pois contavam com essas gravações para estudar. O aplicativo precisa de melhoras.

    • jéssica

      eu tbm tive esse problema..eu nao consigo de forma alguma passar as gravações pro computador! Estou desesperada, porque tenho minhas aulas no iphone pra estudar…que droga!
      Essa pergunta de ‘memos de voz para biblioteca do itunes’ não aparece pra mim..socorro!!!!!!

  • Sergio

    Alguem conhece algum aplicativo para Iphone4 que grava as ligacoes?
    É incrivel que algo tão básico seja tão dificil de encontrar. Isso já deveria estar nativo no celular.

  • Mariana

    TO COM O MESMO PROBLEMA
    Gravei mais de 10 aulas e elas simplesmente NÃO são reproduzidas!

    Atualização de m*&&%$#, pelo menos o gravador antigo funcionava!

    Não adianta nada todos esses recursos novos se você não tem nem a gravação pra recortar, pra mandar por e-mail ou pra usar outros aplicativos enquanto “grava”.

    Vontade de voltar para aqueles mp3 chineses. Pelo menos nunca me deixaram na mão.

  • Bernardo

    Pessoal…
    Meu caso é sério… preciso recuperar a gravação de voz, não sei o que aconteceu… se apaguei ou se sumiu mesmo.
    Alguém pode me dizer se existe a possibilidade de recuperar esta gravação…
    Tenho um iPhone 3GS

    Agradeço desde já

  • Mariana

    podem me ajudar, quando conecto o iphone no itunes e clico em “memos de voz” não aparece nenhuma lista com as gravações que fiz, a lista fica vazia como se não estivesse gravado nada, só que ao abrir o aplicativo do gravador no iphone aparecem as minhas gravações, o que devo fazer ? ps: pode ser uma dúvida besta, mas to começando a utilizar agora o iphone !

  • mariana

    “Quando você conecta seu iPhone ao computador, o iTunes identifica novos “memos de voz” e imediatamente pergunta se você deseja movê-los para sua biblioteca. Muito prático.”
    O meu NUNCA aconteceu isso. Nunca consegui passar minhas gravações para o computador.

  • Jenifer

    Alguém sabe por favor, como recuperar gravações recortadas nesse aplicativo? Ele mantém o recorte e simplesmente desaparece com o original. Please!!!!!!

  • Nilson

    Olá, eu já uso este aplicativo a um bom tempo, até ontem ter uma surpresa, no momento de transferir os dados para o Mac, os arquivos não foram copiados e o aplicativo parou de funcionar no aparelho… Qual seria o caminho para não perder as gravações existentes…

  • Alice Vaz

    Boa noite,
    Estou com o mesmo problema citado por várias pessoas.
    Gravei algumas aulas e aparentemente elas foram salvas sem problemas, porém qdo fui abrir o arquivo para executá-los, não havia nada gravado e aparece como tempo ff gravação 00:00 ao invés do tempo que havia salvo (uma gravação de 2 horas e meia e outra de 28 min).
    Alguém saberia explicar por que acontece isto e se há alguma forma de recuperar o que foi gravado realmente?
    São aulas muito importantes e fiquei bastante chateada…
    Obrigada