Notícias

Quem precisa de Flash no iPhone? Animação por CSS já é possível no celular

A compatibilidade Flash tão reclamada no iPhone serve para duas coisas. Uma delas (a mais usual) é para a visualização de animações na internet, usadas geralmente em publicidade e gráficos interativos, além de vídeos. A outra é para rodar programas independentes, como jogos e utilitários.

Este último caso vai de encontro direto aos interesses da Apple, mas o primeiro pode ser resolvido com substitutos. Pelo menos com o desenvolvimento de animações por CSS, que já é compatível com o iPhone.

Animação em CSS

A novidade é para navegadores baseados no webkit, como o Safari. Além de animações normais, também existe o suporte ao 3D. Para ver como funciona, basta visualizar a seguinte página no seu iPhone ou iPod touch:
http://webkit.org/blog-files/leaves/index.html

Há também outros dois exemplos aqui e aqui (atualmente não funciona em navegadores normais).
Tudo isso faz parte dos esforços constantes da Apple em adotar tecnologias padrões nos seus dispositivos, para que eles fiquem cada vez mais independentes do Adobe Flash.

Mas tudo vai depender da adoção do público. Para que o iPhone realmente fique independente do Flash, seria necessário antes de tudo que os editores e anunciantes dos sites adotassem a idéia, coisa que não é assim tão simples.

[via]

Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Leandro

    O mais interessante nessa historia seria se todos os sites passasem a usar esse “CSS” para tentar contonar a falta do Flash e após um tempo esse sistema virasse padrao em todos os sites…confirmando apenas que o iPhone “marca presença”, já que os sites (que sao muitos,muitos mesmo) se adaptariam ao gadget(que apesar de minoria é muito influente).
    E como todos já sabemos: Quem ganha somos nós!!!!!

  • Leandro

    Ah, iLex não tem como deixar os textos tanto dos posts como os comentarios em modo justificado??? (Entenda como uma sugestão, pois acho que fica bem mais facil de ler, principalmente no iPhone!!)

  • Praticamente impossivel uma animação em CSS substituir o Flash.
    O flash é mto rico em possibilidades. Ou tem plugin pra flash ou para silverlight, e ponto.
    CSS é mais útil para outras aplicações.

  • Edguitarra

    O CSS pode ser até bom mas o Flash o mundo todo usa, com certeza é bem mais compatível.

  • Com excessão dos vídeos nos sites (que nem me interessam tanto assim) sinto pouquíssima falta do Flash. Se fôr ou para comprometer o desempenho ou para ser um “flash lite” capenga, prefiro ficar sem ele. Achoq eu tem coisas bem mais prioritárias a serem resolvidas no iPhone OS.

  • JekaTatoo

    Tá brincado…
    Nem tem comparação a interação de um actionscript com algo feito em CSS…

    Putz parece manchete de tablóide esse título do post!

  • Lucas

    Não substitui mesmo o Flash.

  • roberto

    Ilex, sou muito fã do blog. É o melhor do Brasil, mas este post sinceramente não tem cabimento, a não ser para quem não conhecia o maravilhoso webkit. O flash é insubstituível.

  • henriqueG

    @Santanna – impossível ser o silverlight =P, seria mais fácil a apple criar um “flash player”, entre aspas…

  • Leandro

    Eh galera, parece então que esse CSS só vai servir de tapa buraco mesmo…

  • Eu não entendi porque a repercussão radical.
    Eu trabalho com desenvolvimento em Flash, conheço bem a plataforma.

    É óbvio que hoje em dia o CSS não tem cacife para competir com o Flash, mas é legal ver que alternativas estão aparecendo. Eu sou da mesma opinião do Bernard, por mim eu viveria muito bem sem Flash (e provavelmente sem emprego, hehehe). Mas é uma questão pessoal.

    Talvez eu não tenha me expressado muito bem no texto, será que deu a impressão que eu queria dizer que o Flash acabou? Não foi nada disso que eu disse…

  • Eu c fosse a apple pegava e tentavafaser logo um acrodo com o flash pq ele pe mt usado eu entendo q isso tbm possa ser uma questao empresarial d direitos autorais etc…. mais facilitaria mais o flash ser usado do q fazer td mundo mudar o formato d susas propagandas, mais msm assim é lgl q apressa concorrentes nessa area pq assim elas competen para melhorar bastante o serviço q elas fasem ,mais msm assim ja é un bomavanço pro iphone parabens pros desenvolvidores do programa

  • SergioPG

    Não é q o Flash seja imprescindível, afinal estamos navegando até hoje sem esse recurso. Mas ter suporte a Flash é o mínimo q poderia se esperar de um smartphone do nível do iPhone. Além de milhões de outros q estamos cansados de comentar: copy&paste, bluetooth liberado, mapas offline, câmera melhor, etc etc etc.