2009ARQUIVO

Não se engane: não existe nenhum vírus para o iPhone!

Vírus?

Este título tão forte é porque existe uma “notícia” que começa a ser difundida por alguns blogs de renome e que ameaça se propagar tão rapidamente quanto um real vírus de computador, confundindo e desinformando muita gente. Visto que ela logo deve ganhar as páginas e sites de muitos jornais, é melhor esclarecermos tudo o quanto antes possível.

Existe um pacote no Cydia que é suspeito de conter código malicioso (atenção, “código malicioso” nem sempre quer dizer vírus!). O “snes4iphone” (emulador de Super Nintendo) presente no repertório Zodttd conteria um script de instalação que alteraria o código do Cydia, fazendo com que todas as páginas HTML do programa apresentem um anúncio publicitário.

Somente o Cydia do usuário seria afetado.

Ora, quem fala em vírus (e parece que a culpa é do blog alemão que começou a difundir a notícia) é porque não tem a mínima idéia do que seja realmente um, não se dando nem mesmo ao trabalho de procurar a definição no Wikipedia.

Alterar simplesmente o código do Cydia, sem se propagar nem infectar outros aplicativos não é nem de longe nada que pareça com um vírus. Por isso, tome cuidado com notícias alarmantes que podem vir por aí, que por vezes tem o intuito único de espalhar o medo em relação ao jailbreak do iPhone.

Claro que o jailbreak, por anular a segurança implantada pela Apple, pode um dia permitir que reais vírus e programas destrutivos invadam nossos iPhones. Mas até hoje, isso não aconteceu.

Botão Voltar ao topo