Rumores

[rumor] Quais as chances da Apple liberar oficialmente o Bluetooth do iPhone?

Com os largos avanços do desbloqueio do bluetooth do iPhone, a postura da Apple em relação às suas limitações de fábrica pode mudar. Afinal, uma das funções mais requisitadas pelos usuários será facilmente possível de maneira informal, incentivando muitos à fazer o jailbreak em seus aparelhos.

Com isso, quem sai perdendo é a Apple. Para ela, o jailbreak não é nada interessante, justamente porque ela perde o tão cuidado “controle” sobre os aparelhos.

Pois justamente neste momento começam rumores sobre a habilitação desta função tão desejada no futuro firmware 2.3, previsto para março. Pela web, já é possível encontrar a imagem abaixo, que seria da versão beta do sistema:

Bluetooth oficial

Nela, se vê opções nas configurações do bluetooth, permitindo a visibilidade do aparelho por outros dispositivos, além do compartilhamento de imagens, que serviria para enviar fotos do álbum do iPhone para outro aparelho. Também há a opção de uma lista de confiança (white list) para permitir que outros dispositivos confiáveis enviem arquivos sem nenhuma confirmação adicional.

É claro, a imagem pode muito bem ser falsa (fake) e não há mais detalhes sobre se seria possível enviar outros tipos de arquivos ou somente imagens. Por isso o melhor é ficar ainda com um pé atrás sobre esta “notícia” e esperar por outras confirmações.

Mas a Apple vai ter que tomar um posicionamento quanto ao bluetooth, se não quiser perder o controle de seu tão amado celular.

[fonte da imagem]

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Jocas

    Acho que todos que tem um aparelho da Apple, gostaria de ter um bluetooth desbloqueado. É uma maneira de se sentir livre. Não estou acreditando que realmente vai ter este desbloqueio. De qualquer maneira vamos torcer para que seja verdade.

  • Thiago

    Acho q a Apple não vai permitir o desbloqueio tão cedo. A não ser q o faça e mantenha restrição qto a enviar alguns tipos de arquivos protegidos.

  • Rafaeld

    Com certeza vai ser um lixo isso, pois só irão permitir o envio de no máximo imagens.. imagine se irão deixar enviar músicas ou qualquer outro arquivo.. o cara vai la paga a música na apple store e envia via bluetooth para todos de graça. Jura q a Apple vai deixar..

    Prefiro esperar um método sem restrições.

  • Leandro

    Também acho que a Apple não vai desbloquear totalmente o bluetooth de uma hora pra outra. Mas que um desbloqueio “não-oficial” vai obriga-la a cogitar um desbloqueio oficial, ah isso vai!!!!

  • Igor

    P/ que desbloqueio de BT, se um mísero toque em mp3 do seu colega, por mais que vc receba, vc não vai conseguir colocar ele como toque no seu iphone….

  • iLex: “…a postura de limitações de fábrica (pode) mudar…” ^^

    Agora em relação ao bluetooth, eu creio que mesmo a Apple liberando, seria apenas “iPhone > iPhone”. Não creio que outros aparelhos com tecnologia a súficiente, que não sejam o próprio aparelho irão poder compartilhar…

  • Foi mal o acento em SUFICIENTE…^^

  • Bourne

    Se o desbloqueio do bluetooth do iPhone permitir o uso de fone de ouvido estéreo (A2DP), vou fazer o jailbrake!

  • Thiago

    @Bourne, pelo q sei o A2DP depende de hardware e não somente de software. O bluetooth do iPhone não é compatível A2DP, infelizmente.

  • Gabriel

    Oi eu vi no cidia uma app q c chamava switbluetooth (nao sei c assim certo o nome) alguem poderia me dizer pra q cerve?

  • Vandder

    A Apple sempre teve uma postura rígida quanto a transferência de dados entre seus dispositivos. No início recebia duras críticas quanto ao fato de não disponibilizarem drive de disquete em seus primeiros Macs. Recentemente surpreendeu lançando um notebook ultrafino sem leitor/gravador de DVD. Apesar de atualmente atingir um público mais popular graças ao iPod e agora também o IPhone que tem enriquecido os seus cofres a estratégia ainda é de manter-se fechada e protegendo seus produtos. Outro fator citado pelos colegas também são os direitos autorais os quais a Apple sabe bem os custos em caso de indenizações. Não é a toa que vários recursos de venda de mídias não estão disponíveis em vários países, não só o Brasil. Administrar o sucesso e a fama requer zelo e pulso forte. Faça o teste, tente sincronizar seus dados em vários computadores… Apesar da Apple ter liberado o código de seu sistema operacional porque ainda não existem milhões de vírus para suas máquinas? Este é um exemplo que a pirataria é fruto dos próprios desenvolvedores tal qual a Microsoft que se utilizou de falsas cópias piratas de seus aplicativos para torná-los famosos e necessários. A Apple sabe que daqui algum tempo quando lançar o novo IPhone com duas câmeras todos os seus atuais clientes comprarão um novo aparelho pois não se trata apenas de alimentar um mercado, mas sim de se criar e abrir novas demandas. Historicamente isso aconteceu quando ela lançou o primeiro computador pessoal portátil, o primeiro mouse, o primeiro assistente pessoal chamado de Newton e assim por diante até os dias atuais. Abraço a todos do site.

  • henriqueG

    oi, sei que minha pergunta pode ser meio idiota mais fiquei em dúvida quando me falaram o iPod touch tem bluetooth?? eu duvidei que tinha por isso vim aqui perguntar =D

  • henriqueG

    @Gabriel o “SweetTooth” foi feito somente para VER os dispositivos bluetooth que estão ao redor.
    @todo mundo… a Apple não vai liberar o bluetooth, se fosse assim a Apple já teria disponibilizado um app que fizesse o iPhone filmar também, que hoje só é disponível via jailbreak, iria fazer “Themes” para o iPhone, coisa que fazemos com o WinterBoard… é o jeito que eu penso =P

  • Acho ridícula essa postura da Apple em querer ter controle sobre os produtos que vende. Pow, se o cliente compreou, é dele, ele quem escolhe o que deve fazer com o aparelho, já que ele vem todo bloqueado, o cara vai á e destrava, depois a empresa fica achando ruim, aff!!!!

  • henriqueG

    por isso que a apple perdeu na desputa entre sistemas operacionais =D

  • @Vicente: valeu!

    @henriqueG: o touch não tem bluetooth.

    @bruno monin: a Apple se preocupa em não deixar instável seu aparelho. O pessoal das antigas sabe o que é um aparelho que fica toda hora travando, como era no inicio do jailbreak. Eu tinha que fazer no mínimo umas 5 restaurações por dia no meu…
    E o iPhone ficaria com a fama de instável e bugado, tudo por culpa de gente que entope de temas e ícones seu iPhone…

  • Eduardo Chimaira

    Não sei qual será a posição da Apple em relação a isso, mas uma coisa eu acho certa: o iphone tinha bluetooth apenas para sincronia com os fones de ouvido, com muito trabalho, os hacker conseguiram fazer com que ele receba arquivos de outros aparelhos, mas apenas receba.Se caso a Apple realmente fizer uma firmware com tranferencia (isto é, enviar e receber) de imagens, será muito mais facil para esses hacker fazerem com que ao inves de imagens, qualquer tipo de arquivo possa ser tranferido.
    Entende??? Essa firmware seria uma mão na roda…

  • TiagoSouza

    fonte?

  • Na verdade a Apple só tem ganhado com isso
    pq quanto mais aparelhos com Jaibreak menos preocupaçao com assistencia tecnica e concequentemente menos qualidade nos produtod..pq afinal… ninguem mais tem garantia de nada (já q tds fazem o Jaibreak)

  • “menos qualidade nos produtos”…
    Você não conhece a Apple, né?

    E quem faz o jailbreak ainda tem garantia sim, basta restaurar o aparelho.

  • antonio

    @TiagoSouza, você está errado…o iphone é perfeitamente capaz de suportar a2dp…

    basta ver que esse é um dos objectivos das diversas equipas de hackers que estão trabalhando no assunto

    http://ibluetoothproject.com/viewtopic.php?f=17&t=218

  • Maurício™

    Opa!

    Acho plausível a liberação do BlueTooth pela própria Apple, embora eu acredite que esse processo pode demorar.

    A imagem acima mostrada veio em uma hora muito “certa”, se é que me entendem. Me parece fake.

    Mas, ninguém aqui mencionou o fim do DRM no iTunes pela Apple.

    Qual o problema de enviar músicas se elas não tem proteção autoral?

    Só daqui um tempo saberemos!

    Abraços a todos.

  • Fim do DRM não quer dizer que agora liberou geral para a pirataria e troca de arquivos.
    Os direitos à propriedade intelectual continuam, apenas não tem o entrave do DRM que colocava mais dificuldades para quem comprava legalmente do que para quem baixava da internet.

    A Apple continua tendo que assegurar às gravadoras que vender seus títulos com ela não será sinônimo de perda de dinheiro.

  • Acho que a imagem é fake pelo simples fato de palavras começarem com letras minúsculas, podem conferir no menu Settings, todas palavras começam com letras maiúsculas, nisso a Apple tem capricho. heheh

  • Vandder

    Não sei não… Já deu uma olhada no site da Apple nós novos Macbook Pro? Está cheio de erros… Tem até processador com um s só. E olha que é no título heim.

  • ANDERSON

    Muito bom o seu comentario Vandder valeu.

  • Felipe Ferreira

    Voto no FAKE!

    O termo usado para a visibilidade do aparelho quando usando bluetooth é DISCOVERABLE e não DETECTABLE…

    sei não…