Notícias

Quem é cliente TIM e tem um iPhone comprado no exterior, poderá desbloqueá-lo oficialmente?

iPhone com a TIMTem muita gente fazendo esta pergunta, que pode parecer óbvia para muitos, mas que tem a sua lógica. A TIM está lançando o iPhone, mas quem já tem um comprado lá fora (3G ou o antigo) pode pedir o desbloqueio? Colocando o chip da TIM, vai dar para desbloquear normalmente pelo iTunes? (atenção vendedores da TIM, esta é pra vocês também!) 🙂

A resposta para as duas perguntas é não.
Os aparelhos comprados no exterior e que ainda são bloqueados com a operadora original, não podem ser desbloqueados por nenhuma das brasileiras, porque a lei só obriga o desbloqueio de telefones comprados oficialmente no Brasil. Sem falar que elas não teriam nenhum interesse de fazer isso. Ou seja, sem esperanças.

E o chip da TIM permite as atualizações pelo iTunes?
Não, porque o bloqueio é no aparelho, não no chip. Como foi dito acima, só funciona com o cartão SIM do país de onde foi comprado.

Vale lembrar que se você comprou em um país onde ele é vendido desbloqueado de fábrica (saiba aqui quais são), não precisa se preocupar com bloqueio. Já outros só podem ser usados com um adaptador SIM, pois ainda não existe método de desbloqueio por software. Quanto ao modelo clássico (2G), ele pode ser desbloqueado com o método Pwnage.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • henriqueG

    nem sei porque perguntam…

  • ale

    Isso é o que eu chamo de má f!!! Olha o que a TIM escreve no próprio site sobre desbloqueio de aparelhos. Eles acham que o povo é trouxa:

    “O desbloqueio é um assunto fácil de entender.
    Mas tem gente que não está sabendo explicar.

    Todo consumidor pode comprar um celular desbloqueado. Ou seja, um aparelho desvinculado de qualquer plano, que pode ser usado em qualquer operadora. Quem garante isso não é essa ou aquela operadora, mas a anatel. É um direito seu: você pode escolher entre um celular desbloqueado e um que não é. E, como em toda escolha, você abre mão de alguma coisa para ter outra.

    Mas no final das contas, qual das duas opções é a melhor? Esta pergunta só você pode responder.

    Se preferir, você pode comprar seu aparelho desbloqueado aqui na TIM. E terá a vantagem de poder usá-lo com qualquer operadora que quiser. Acontece que, por essa razão, nós não damos nenhum desconto no preço do aparelho. Nem a TIM, nem as outras operadoras. Essa é uma prática totalmente aceita pela Anatel. Portanto, a liberdade do desbloqueio custa o preço de um aparelho mais caro.

    Se você optar por um celular que só pode ser aqui na TIM, terá as vantagens naturais de uma relação duradoura. Por exemplo, o custo do seu aparelho será bem menor(conforme também permite a Anatel). Além disso, quanto mais você ficar com a TIM, melhor será sua relação custo-benefício nos diversos produtos e serviços que oferecemos.

    Aqui na TIM, você tem as duas opções: desbloqueado ou não. Porque nós achamos que quem deve decidir o que é melhor para você é você mesmo. E não sua operadora.”

  • ale

    Em nenhum momento eles falam que são obrigados a desbloquear mesmo os aparelhos comprados com desconto…. eles induzem o leitor a confundir desbloqueio com fidelização de plano, que são completamente diferentes…..

    Muita cara de pau!!!!

  • henriqueG

    Eles somente deixam de falar, não induziram a nada, acho que isso é interpretação de cada um.

  • ale

    Como não induziram a nada?
    Eles te induzem a achar que pra ter o telefone desbloqueado só pagando o preço cheio do aparelho, sem subsidios!!!!! O subsídio existe pra te prender na fidelização de 12 meses do plano e não pra bloquear o aparelho… Eu posso muito bem comprar o aparelho subsidiado e solicitar o desbloqueio GRATUITAMENTE pois posso ter uma linha de outra operadora, ou posso viajar pro exterior e querer usar o aparelho com outro chip lá!!!!! Isso não me desobriga a continuar fidelizado ao plano da TIM e continuar pagando mensalmente a conta… Uma coisa não tem nada a ver com a outra!!!

  • ale

    Essa frase está no texto, e é falsa:

    “Todo consumidor pode comprar um celular desbloqueado. Ou seja, um aparelho desvinculado de qualquer plano,”

    Aparelho desbloqueado é aquele que pode ser usado com chip de outra operadora e não desviculado de qualquer plano…. Quem fica vinculado ao plano é o usuário e não o aparelho!!!! Eu posso muito bem ter um aparelho desbloqueado e contibuar vinculado ao plano!!!!

  • Luciano

    Eu tenho um desbloqueado – tenho dois chips: vivo e claro – mas tenho contrato com a claro por um ano.

  • diego

    O meu é comprado na italia e uso pela tim. a unica falta que sinto eh o recurso do visual voicemail. Sera que com a tim sendo operadora oficial vou conseguir usar?
    Alguem sabe de algo?

    • Primeiro a TIM tem que implantar o VoiceMail… 🙂

  • JekaTatoo

    O que complicou a prática de negócio das empresas de telefonia celular foi a adoção do chip. Sem o chip realmente essa “política” da TIM funcionava direitinho para todos.
    A tecnologia mudou e a TIM insite e fazer o seu negócio do jeito que ela quer e não do jeito que a legislação determina.
    Engana ela quem quer ser enganado e está ainda desinformado quando ao assunto do desbloqueio.

  • ale

    Esse negócio de bloqueio realmente é engraçado…
    Quanto a TIM chegou com o GSM, os aparelhos eram todos desbloqueados…. A OI foi a primeira operadora a comçar a bloquear os aparelhos… e todas seguiram…. Agora é justo a OI que propaga o desbloqueio!!!!!!! E a TIM e a Claro são as que mais dificultam!!!

  • dbdbdb

    a questão é: a Tim nao vai querer desbloquear por chatisse ou por nao ter como desbloquear celular de outras operadoras?

  • Ricardo

    Agora fica uma dúvida, se você comprou um iPhone no exterior a mais de um ano ou passado o tempo de fidelização do qual você teria que estar vinculado a planos e operadoras esses aparelhos já podem ser desbloqueados no(s) seu(s) país(es) de origem? Por que nesse caso você poderia solicitar à alguém que fosse até a operadora e requisitasse o desbloqueio.

  • Fazoloooo

    acabei de comprar um iPhone na TIM do Center Norte, e a vendedora me falou que o iPhone não tinha como ser desbloquea-lo, disse ainda que nenhuma operadora não fazia isso tbm com o iPhone, dei risada na cara dela, mostrei o iPhone do meu cunhado que era desbloquado pela Claro e estava usando um chip da TIM, ela não acreditou! Falou que a gerente dela tinha falado com todos os vendedores. Se vc não quiser desbloquear eles dão um desconto grandíssimo de R$72,00!!!!!!absurdooo

  • Rafa

    Alguem sabe dizer quando eles vão repor os estoques? Que o Center norte devia ser um dos poucos pontos em são paulo que ainda tinha iphone. Procurei no ibirapuera, o cara disse que tinha acabado o estoque do eldorado do morumbi… =

  • rafael

    estranho ver usuários dando pitaco por desbloqueio.
    aliás, pra mim a lei do desbloqueio é a famosa lei de gérson entrando em cena. todos querem levar vantagem: aparelhos grátis e aparelho desbloqueado. ALiás, são tantas as vantagens de ter um aparelho desbloqueado?
    acredito que a portabilidade é que vai alterar as coisas. de que adianta mudar de operadora se naum posso levar meu número? vou ter que ficar enviando meu número “novo” a cada 3 meses para meus contatos?!?!

  • Ale

    O cel desbloqueado tem muitas vantagens. Posso tem um chip pré pago de outra operadora por exemplo, pra aproveitar promoções ( como essas da Oi por exemplo)
    Posso ir pró exterior e usar um chip local pra pagar mais barato…
    Óbvio que um tel desbloqueado é melhor.. Ou vc prefere ter um carro que só pode abastecer nos postos BR?

  • Engraçado que possuo um iphone comprado no exterior e na última sexta-feira (29dez) ele parou de encontrar a rede…
    Pelo que parece, agora os clientes TIM não cadastrados nos planos, não poderão utilizar o chip da TIM…

    O que mais me impressionou foi a atendente falar que meu aparelho estava com defeito e que teria que comprar um iphone novo… eu quase ri…

    • Fabiano, não é normal o chip não funcionar. E a operadora não pode bloquear o serviço por causa de um aparelho.
      Tente restaurar o firmware (certificando-se que sabe fazer o desbloqueio) que os problemas devem desaparecer.