2008ARQUIVO

Perguntas e respostas dos leitores (parte 1)

Nossos leitores fizeram várias perguntas, seja por email ou por comentários. Vamos responder as mais frequentes:

– Se eu mandar trazer um iPhone dos EUA, posso usar tranquilamente com meu chip brasileiro?
Tranquilamente não. Os aparelhos vindos dos Estados Unidos (e da América Latina inteira) são bloqueados para a operadora de origem e ainda não há desbloqueio por software para o modelo 3G. Muitos usam sem problemas adaptadores de chip (tipo TurboSIM), mas essa solução tem o risco de não funcionar se a Apple atualizar o firmware. Como ela tem feito isso constantemente nos últimos tempos, fica uma solução nada tranquila.

– Minha tia vai para os EUA no mês que vem. É fácil de comprar um iPhone lá?
Não. Depois do lançamento do iPhone 3G a Apple e a AT&T mudaram o procedimento de venda. Agora para comprar é preciso apresentar documentos de residente quem tem domicílio no país, além de ser obrigatória a assinatura de um plano de dois anos com a operadora. É muito mais difícil para nós, estrangeiros, comprar um aparelho lá.

– Se eu desbloqueio oficialmente meu aparelho, eu posso atualizar sem medo sempre que sair um novo firmware?
Que fique bem claro: o desbloqueio oficial é para sempre. Se a Apple desbloqueou seu aparelho, ele nunca mais vai apresentar problemas com incompatibilidade de chip, seja ele de que operadora for. Todas as funções funcionam perfeitamente, com exceção do Visual Voice Mail, que é exclusivo de operadoras oficiais. Por isso, pode-se atualizar sem medo que não vai bloquear.

– Eu tenho um iPhone 3G oficial (Claro ou Vivo). Tem perigo dele bloquear?
É mais ou menos a mesma resposta da pergunta anterior. Usando a operadora oficial é como se ele estivesse desbloqueado para o chip dela. Claro que se você começar a “fuçar” no aparelho (do tipo um jailbreak mal sucedido), ele pode dar pane e não funcionar mais. Mas geralmente uma restauração total via iTunes resolve o problema.

– É possível colocar o Cydia e o Installer no iPhone 3G?
Sim, pode-se fazer o jailbreak no novo modelo através do método de pwnage (QuickPwn, WinPwn ou PwnageTool). Ele não desbloqueia o aparelho, apenas possibilita a instalação de aplicativos não-oficiais. Mas é sempre bom lembrar que isso vai contra a garantia da Apple. Se der algum problema com o aparelho, você deverá fazer uma restauração completa via iTunes antes de enviar à assistência técnica.

– Se você desbloqueia oficialmente o iPhone, ainda é possível fazer o jailbreak?
Sim. Através do mesmo procedimento citado acima.

– O que é jailbeak?
Já tentou colocar esta pergunta no campo de pesquisa do blog? ;)

– O Ziphone funciona com o iPhone 3G?
Não. O Ziphone deixou de funcionar desde que a Apple lançou o firmware 2.0. Por isso ele não pode mais ser usado com nenhum aparelho com novo firmware. E pelo que parece, o italiano Zibri não tem mais competência para encontrar uma nova solução de desbloqueio.

– Posso colocar no iPhone 3G o firmware 1.1.4 e depois desbloqueá-lo com o Ziphone?
Não. Não é possível colocar nenhum firmware anterior ao 2.0 no iPhone 3G. O iTunes não instala de jeito nenhum.

– O iPhone possui despertador?
Sim, seu relógio possui despertador que usa os toques presentes no celular. Pode ser definido para tocar uma vez ou em determinados dias da semana. Além disso há também um cronômetro e um timer, que faz contagem regressiva.

– Como faço uma foto da tela do iPhone (screenshot)?
Fácil. Basta apertar os botões INÍCIO e REPOUSO ao mesmo tempo, que a imagem será gravada junto com suas fotos.

– O Blog está sendo patrocinado pela Vivo? Qual é a coerência de falar mal dela e depois colocar um banner gigante na página?
Nenhuma operadora patrocina o nosso blog. Os banners que aparecem no site fazem parte do Adsense, que é o sistema de publicidade do Google. Como falamos de iPhone, ele coloca propagandas relacionadas com o tema.
E não falamos mal de ninguém, apenas dizemos nossa opinião quando achamos necessário. Também fazemos elogios quando merecidos, como foi o caso da rápida reação da Vivo em trocar sua página sobre o iPhone, depois dos erros levantados por nós. Temos a mesma consideração seja pela Claro, Vivo ou qualquer outra operadora brasileira.

– O iLex morreu?
Não, só tirou umas férias. :P

– Porque o Blog diminuiu as atualizações depois do lançamento do iPhone?
Não é que ele diminuiu depois do lançamento, mas as duas semanas que antecederam o dia D foram muito intensas. Conseguimos fazer uma grande cobertura de todos os detalhes, inclusive trazendo informações inéditas. Agora é recuperar o sono perdido e o ritmo… :)

– O que é o movimento “iPhone Caro Não”?
Surgiu na véspera do lançamento, quando as operadoras anunciaram os preços oficiais que se confirmaram altíssimos (e não é que o Portal Exame tinha razão? No fim a jornalista Camila Fusco realmente conseguiu o preço antes de todo mundo). Ficamos tão indignados que pensamos rapidamente em preparar um movimento contra este absurdo, que certamente iria ter o apoio em massa da população. Há! Ledo engano…
No dia seguinte, TODO MUNDO correu para as lojas e, três dias depois, grande parte dos nossos leitores já tinham comprado o seu, ou estavam lutando para garantir um. Ora, pensamos aqui, “fazer protesto para quem?”. Se nossos leitores estavam aceitando o preço, quem somos nós para dizer o contrário? O objetivo deste Blog é ajudar os usuários de iPhone, não ir contra eles. Então pode-se dizer que o protesto já nasceu morto… É uma pena, tinhamos pensado em coisas bem legais. Quem sabe em uma próxima?
No momento os consumidores estão mais para “iPhone caro, e daí?”…

– Alguém sabe quando a Claro vai disponibilizar o iPhone para todo o Brasil?
Não. Quando soubermos, publicaremos no Blog. Promessa. Portanto, é inútil repetir a pergunta em TODOS os comentários, né?

– Alguém sabe quando a TIM vai começar a vender o iPhone?
Não há nenhuma declaração nem da operadora nem da Apple a respeito. No site oficial, apenas Claro e Vivo são anunciadas. Ao contrário do que alguns atendentes desinformados estão divulgando, não há uma perspectiva próxima da TIM vender o iPhone e é justamente por isso que ela não fala nada.

Tem mais perguntas? Envie para nós. :)

Botão Voltar ao topo