Rumores

Vivo nega boato de lançamento do iPhone esta semana

 

Após ter colocado o boato em seu portal, o UOL se redimiu do fiasco e postou hoje em seu blog de tecnologia, o GigaBLOG, um artigo desmentindo o fato que a Vivo lançaria o iPhone 3G nesse dia 20, dois dias antes que os outros países confirmados.

Não há nem sinal de chegada do iPhone nas lojas da Vivo (o que seria estranho visto que faltariam apenas dois dias para isso), além do fato da assessoria de imprensa da operadora negar que isso seja verdade.

Tudo aconteceu muito rápido: bastou um blog postar que a informação era quente que o boato se espalhou rapidamente pela net.

Nós aqui nunca damos muita importância à histórias não comprovadas, preferimos sempre esperar algum tipo de confirmação. Um dos nossos lemas é “melhor publicar uma notícia com atraso do que divulgar prematuramente um boato“. Mesmo assim, recebemos uma enxurrada de emails e comentários sobre a notícia.

Já dissemos e vamos repetir: tome cuidado com o que você lê.
Vamos pensar juntos nas evidências que mostram que é muito improvável que o iPhone seja lançado depois de amanhã:

1- apenas UM site falou no assunto, sem esclarecer bem suas fontes;

2- o Brasil não está entre os países anunciados para lançar o iPhone no dia 22 de agosto;

3- por que uma operadora brasileira, que foi a SEGUNDA a ser confirmada pela Apple, conseguiria lançar o iPhone ANTES até mesmo dos países que ganharam oficialmente o direito de lançar dia 22?

4- o iPhone não é um telefone qualquer: é um objeto de desejo, que causa sensação aonde vai. Um lançamento de sucesso necessita de muita preparação, treinamento e AVISO À IMPRENSA, pois é ela quem acaba fazendo a publicidade de graça. O “burburinho” que se cria faz pessoas acamparem na frente das lojas, além de ser assunto em tudo quanto é lugar. Por que a Vivo abriria mão disso tudo, vendendo o aparelho sem avisar antes?

5- o boato fala de um contrato de 2 anos, mas a ANATEL só permite contratos de no máximo 12 meses. A Vivo ficaria fora da lei?

 

Infelizmente o iPhone, desde o início, alimentou muitos sites com boatos dos mais diversos tipos. Lembram do iPhone vermelho? E o nano, que vez ou outra volta?

Cuidado com o que você lê.
Tem muita gente que faz de tudo para ganhar mais pageviews e visitas em seus sites. Mas eu, particularmente, acho um desrespeito com os leitores.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Cyro

    Apoiado!
    kkkkkk ;D
    abraço iLex

  • Fabiano

    Boa iLex! Também achei muito estranha a notícia (apesar de ter desejado muito que fosse verdade!). Apoiado quanto ao seu lema!

    =D

  • Sergio

    Opa, muito estranho.
    Vejam os comerciais da Vivo mais recentes. Neles, aparece um iPhone como opção de aparelho da operadora, bem no final do comercial.
    Será mesmo uma falha?

  • Luciano

    Realmente as evidencias são claras de que nada aconteceria nesta semana. Acho que em Bangladesh o Iphone chega primeiro que aqui em terras tupiniquins (somos um “insólito mercado”, com poder aquisitivo, e que a Apple despreza há muito tempo!)
    Não vamos nos iludir!!

  • Sergio, é claro (sem trocadilhos) que a Vivo vai colocar em todas as propagandas possíveis o iPhone. Afinal ela é uma das que tem direito a fazer isso. Mesmo que só vá vender no Natal (vai saber), ela (e logo logo a Claro) vão usar isso como marketing.

  • Dá-lhe Blog do iPhone com seu grande profissionalismo.
    Por mais que eu queria que fosse verdade, tava na cara que era boato, principalmente pela fonte ser uma pessoa não identificada, e também pelas características descritas, como o plano de 2 anos, e o preço.
    Lógico que ela não venderia antes de 20 países.

  • Leo Henry

    De novo, parabéns à Equipe Blog do iPhone.
    Pensei em mandar um e-mail avisando sobre a notícia, mas também conclui que as fontes eram muito pouco confiáveis para se postar isso.
    Parabéns, feras!

  • Como sempre o apresado como crú ou se queima
    “My precious”

  • Pessoal não sei se e verdade ou é fake mais tai outro coisa que saiu sobre o iphone e a VIVO na net.
    Link
    http://www.techguru.com.br/Vivo-comercializara-iPhone-partir-setembro.htm

  • Cássio

    Onde posso ver (site)esse comercial da vivo, no qual apareçe o Iphone 3G? Claro,com excessão da TV!

  • IphonetrueBR

    Puta merda Ilex, era isso que queria que tu postasse, fodônico hahuaa abração ótima reportagem.

  • Oi iLex, falou muito bem! Hoje em dia a propaganda nos meios de notícias é tão importante que, se fosse verdade, a Vivo jamais deixaria passar esta oportunidade. Parabéns, pois por conta do seu lema é que todos nós gostamos do Blog do iPhone.

    Abraços!

  • Oct

    Sabe o engraçado da história? Boatos sempre existem, esse foi um, poderia ter sido real ou não mas não foi. Talvez tenha sido inocência minha ter postado isso, mas nunca afirmei que seria 100% certo.

  • Oct

    Só mais uma coisa, em nenhum momento o post foi feito para ganhar pageviews ou cliques em adsenses da vida. Ele foi apenas um post de um boato.

  • Pela tua cara, deu “m” né? 🙂 Abraços.

  • Oct

    Olha marcus não deu merda, mas acho que não custa explicar.

  • Eu estava só brincando contigo. Quando estamos tratando de Apple, o que mais existem são rumores, e tem alguns que são tão reais que dá até vontade de postar. Por exemplo, lembra do “Podem lançar um iPhone 3G Vermelho para o Natal”, pois é… eu fiz um post desse no BrGadgets… É que até o natal o pessoal já esqueceu! 🙂

    Mas tirando a brincadeira, é dureza mesmo conviver entre os rumores e a nossa vontade de que seja real. Um abraço.

  • Pois é, Oct, mas acho que você arriscou feio dessa vez. Porque você afirma com todas as letras que vai acontecer, e ainda arremata com um “a notícia é quente”. Isso acaba com a tua credibilidade.

    O leitor de internet não gosta disso. É um leitor que você pode ganhar muito fácil, mas também pode PERDER muito rápido. A única maneira de cativá-lo é fazendo-o gostar do que você escreve e lhe dando confiança.

    Se eu fosse você, tentaria me explicar com meu público. Se você tivesse idéia do número de emails que eu recebi pedindo para que o Blog aqui se manifestasse sobre o assunto… O leitor hoje em dia não aceita mais a informação pura e simples. Ele a questiona.

    E sinceramente, acho isso muito bom.

  • E outra: você diz que “boatos sempre existem”, mas os boatos no fim nunca beneficiam a quem os cria e sim aos que os divulgam. Os que criam, geralmente desaparecem no esquecimento.

    O MacRumors, por exemplo, se chama assim porque só divulga. Se ele sempre inventasse informações que não fossem reais, ninguém mais iria lê-lo, pois se é para ler besteiras, a internet já está cheia. Entendeu o que quero dizer?

  • Brenno

    Noticia da Folha de S.Paulo:

    “IPhone deve chegar às lojas brasileiras até o início de novembro.”
    Link: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u435164.shtml

    Noticia mais sensata e realista. Mais 3 meses de espera.

  • Cyro

    Aff aff aff
    Cada dia que passa aparece algo, o problema de tudo é que sempre é algo ruim… Agora já estão falando em novembro!
    Aff
    Apesar de eu acreditar que comecem a vender agora em setembro mesmo… mãs…