Notícias

Eis um dos fatores que pode atrasar ainda mais a chegada do iPhone no Brasil

No último artigo fizemos a pergunta: “Está faltando o quê para termos o iPhone no Brasil?“. Mesmo já havendo a aprovação da ANATEL, a novela pode ainda não ter acabado.

O FelipeCN do site MeioBit levantou uma questão muito pertinente sobre algumas informações que encontrou no site da Agência Nacional. Ele descobriu que o que pode atrasar ainda mais o lançamento do iPhone no Brasil é justamente esse selinho aqui:

É uma regra da ANATEL colocar o logotipo da agência em todo produto homologado. Isso quer dizer que a Apple terá que fazer uma leva de iPhones especialmente para o Brasil, ou então encontrar uma solução para estar dentro do regulamento.

Seja como for, isso provavelmente fará com que o lançamento do iPhone 3G no nosso país demore mais um tempo. Resta apenas saber quanto

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Cyro

    Aff… nem vo falar nada, sempre tem alguma coisa pra impedir!

  • Nunca vi nenhum celular com este selo

  • Eu fui ver o meu Nokia 1110 antigo e não vi nada atrás. Mas ao abrí-lo, eis que encontro o logotipo atrás da bateria…

  • Juliano

    iLex, isso é barbada … qualquer grafica faz um selo da anatel e cola ali ele sendo transparente com o simbolo e o cod de homologação ta valendo … se for fazer no casco do iphone acredito que vai ser um parto e vai demorar mesmo. hehehe mas se a foto ja é a real do iphone. Em “miudos” acredito que isso ja tenha ido para a apple produzir antes mesmo de ter o de acordo da anatel homologando o “bixinho” … agora é esperar a boa vontade das operadoras … existe um setor chamado Marketing e outro chamado planejamento extrategio. Estes vão sim indicar o momento certo e hora certa para o lançamento.

  • A foto que utilizamos não é real, é montagem nossa. 😉

  • Cyro

    Hum… aqui no meu cel tbem está atraz da bateria…
    Mais uma pergunta!
    Agora pouco eu estava pensando algo parecido com o que o juliano falou…
    Esse selo será impresso na capa do iphone? ou é um selo, um adesivo? Pois todos os selos de qquer aparelho é apenas um adesivo, será que justamente no iphone eles vão querer imprimir ou vão apenas colocar um adesivo ali ?

  • Do jeito que a Apple é cri-cri, DU-VI-DO que ela vá permitir que se coloque um adesivo no iPhone.

    Para ter uma idéia, ela chegou a recusar a subvenção da Intel só para não precisar colar o adesivo “INTEL INSIDE” nos Macs…

  • Cyro

    Hum….
    É, então temos um problema :p

  • Guilherme

    Provavelmente eles vão colocar o selo atrás da bateria mesmo. Qualquer celular é assim. É ridículo pensar que uma empresa teria que mudar a máquina que faz a conformação da capa plástica do iPhone apenas por causa de um único país. O logo do FCC (Anatel americana) é normal por, afinal o produto é norte-americano.

  • Cyro

    Sim Guilherme, mais acho que a Anatel poem o selo em lugares faceis de ver, e como nao é muito facil tirar a bateria do iphone, terá que ser na capa mesmo.

  • Guilherme, não é bem assim. Hoje em dia a marca CE (Comunidade Européia) está presente em todos os iPhones, até nos americanos. Basta ver qualquer “unboxing” feito por eles.

    E só colocam na bateria se ela for fácil de tirar, o que não é o caso do iPhone, como disse o Cyro.

  • Guilherme

    Então estamos lascados. Ainda acho que o iphone só vai vir em novembro. Minha esperança é a TIM, pois o presidente dela disse que está determinado em trazer o iphone antes da Vivo e da Claro… sonhar não custa nada…rs

  • Fabiano

    Exatamente… o pessoal tá confuso neste lance mas seguindo a lógica é simples: não é possível abrir o celular de maneira “normal”, portanto a logo tem que ficar do lado de fora. E terá que ser impresso, não faria sentido algum ser colada como um adesivo. Portanto das duas uma: ou isso vai começar a ser produzido agora e, por isso, vai demorar, ou já estava em um tipo de pré-produção e vai chegar logo.

  • rodrigodc

    é o seguinte se apple não quisece já tinha dado zebra, pois na homologação quem dá cargas dos documentos para anatel e o proprio solicitante no caso a apple, ele mesmo derão o layout da parte trazeieira do iphone para anatel já com o simbolo estampado então, com certeza eles já botarão em produção essa tampa, ai vai o linque com draft que a apple passou para a Anatel.
    http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Funcoes/Anexar/VerAnexo.asp?hdnIdtArquivo=138251

  • rodrigodc

    é o seguinte se apple não quisece já tinha dado zebra, pois na homologação quem dá cargas dos documentos para anatel e o proprio solicitante no caso a apple, ele mesmo derão o layout da parte trazeieira do iphone para anatel já com o simbolo estampado então, com certeza eles já botarão em produção essa tampa, ai vai o link com draft que a apple passou para a Anatel.
    http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Funcoes/Anexar/VerAnexo.asp?hdnIdtArquivo=138251

  • Minha revolta com isso tudo nem é o caso do selo, e sim com a Anatel. Até quando vamos ficar aqui assistindo a Anatel brincar de eu sou o dono dessa bagaça?

    A Anatel faz isso pra mostrar que no Brasil a coisa é diferente, aqui nos fiscalizamos! Tá bom, como se alguém ligasse pra isso, o que precisa fiscalizar de verdade esta ai largado as moscas.

    Se Anatel se preocupasse com coisas mais produtivas, como as tarifas absurdas dos pré-pagos, e essas promoceta que não ajuda em p.. nenhuma, eles estariam fazendo um trabalho de gente, desse jeito ela só merece nosso desprezo.

    #prontofalei

  • Guilherme

    Caramba, matau a pau, rodrigoc. Agora temos certeza que tem o tal logo. Mas pelo fato de ter os desenhos, isso pode indicar que a Apple já estava preparada e já deve estar produzindo iPhones 3G com o logo da Anatel. Uma dúvida: cade o 16GB?

  • jorgemiguel

    E voces tao ligado que esse selo custa $200,00 a mais né?

    putz, ja to vendo o preço subi so por causa do iPhone “exclisivo” para o Brasil

  • Cyro

    1. A Resolução 242, de 30 de novembro de 2000, pede a aplicação da etiqueta de
    homologação da ANATEL no próprio produto. Devido às tratativas feitas
    diretamente entre Anatel e Apple, fica impossibilitado a afixação da referida
    etiqueta no mesmo;

    2. A identificação da ANATEL no produto será feita apenas com o número do código
    de homologação da ANATEL e logotipo Anatel;

    —————————————————
    Bom, ao meu ver, eles já decidiram isso aí jah faz um tempinho, sei não, acho que até ja devem estar fabricando o iphone com esse selo ;p (Espero que sim!!)

  • Vareja

    Parabens rodrigoc pelo esclarecimento.

    Mas isso era óbvio. Ora, se os caras vão vender iPhone aqui eles tem que adaptar o produto para as normas brasileiras.
    É claro que já estão fabricando os iPhones para o Brasil a tempos. Ou voces acham que só depois de aprovado pela Anatel é que eles iriam começar a frabricar ?

    Tá todo mundo muito ancioso que o bom senso ás vezes vai pro pau.

    Vamos aguardar. também tô ancioso.

  • Alexandre Almeida

    Só lembrando que o mesmo logo está no iPod Touch.

  • rodrigodc

    O Cyro w o Vareja, estão certicimos, eu só quero “My Precious”

  • rodrigodc

    Terminando o que o Cyro passou p/ vcs.
    Pessoal em parte a apple conseguiu o que queria eles só vão botar o logo no iphone, imagina botar aquela etiqueta olografica colada nele, eles conseguirão boat essa etiqueta no manual.

    4. Sendo assim, solicitamos a permissão para colocar a etiqueta de homologação da
    ANATEL do modelo A1241 no manual do usuário, conforme previsto na Resolução
    242;
    5. Tal etiqueta será disposta na página adendo do manual do produto juntamente com
    a declaração referente à Resolução 365, item 6, e o código EAN do produto em
    questão conforme figura abaixo:
    Ta ai o link
    http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Funcoes/Anexar/VerAnexo.asp?hdnIdtArquivo=138256

  • Fabiano

    Acabei de lembrar de uma coisa: a galera tá se perguntando “cadê o modelo de 16GB?”. Aquilo deve ser somente um exemplo de como ficará o logo da Anatel, tanto no 8 qto no 16, porque lembram que logo que o 3G foi lançado a Claro mandou um mail falando que o iPhone viria em duas cores e tal (no caso preto e branco)? Então… como o branco só tem o de 16GB, acho que temos uma resposta. =D

  • Cyro

    @rodrigodc
    Obrigado por completar.
    Concordo com o Vareja, acho que por estarmos todos muito anciosos, estamos fazendo uma tempestade num copo d’agua…
    Por exemplo:
    Achavamos que a homologação só iria sair la por setembro, alguns diziam até outubro, no final aconteceu bem antes do que esperavamos.

  • Juliano

    Bom … apesar da “tempestade” em um copo d’agua haehaheae acho que é valido toda informação rsrsrs Acho que o iLex deveria fazer uma carta padrao e colocar os e-mails da tim, vivo e claro para o pessoal mandar com o titulo “Quero meu iphone já” / “I want my iphone now” haeheaheah … anciedade mata? rsrssrsr

  • Ronaldd

    ainda bem que jah tenho o meu, com o carregador novo e sem o selo medonho! 😉
    AIUHAiuhaIUHA
    coisas de brasil!!!

  • Fabiano

    Aiuhaiuahiua…. me senti super ignorado agora. Meus dois posts aqui não foram nem comentados…. hahaha.

    Anyway, chega de melodrama… =P

    A idéia da carta é boa!

  • Juliano

    Na real nao é carta rsrsrs é um manifesto para ser enviado via e-mail rsrsrs. Ja tenho 1 voto da idéia rsrsrs.

  • Fabiano

    Seja lá qual é o nome! =PPP

    A idéia é boa. O iLex podia fazer isso em nome do blog… que tu acha iLex? Seria um “crédito” a mais. =D

  • Juliano

    Ele nao quer ficar q nem o D.s.l.q.e.-br rsrssr A fama dele vai ser quando o steve jobs vir ao Brasil entregar o primeiro iphone homologado ao Sr. Luis Inácio Lula da Silva e de quebrada 1 aperto de mão ao iLex. heahaeheahea

  • Juliano

    iLex é zuera rsrsrs

  • Aperto de mão?
    Fiquem sabendo que vou ser EU quem vai apresentar o meu amigo Jobs pro Lula… 😛

  • Nossa que punk nossa situação pra receber o iPhone no Brasil… deveria ser tão fácil como entrar no país e ficar, e pra trazer um celular é essa burocracia toda!
    ninguém merece 😮

    Dou meus parabéns ao Blog do iPhone, pelo trabalho que desenvolvem em manter o povo brasileiro sempre atualizado.

  • Fabiano

    Ow iLex…. Se tu for mesmo fazer isso tira uma foto e pede um autógrafo dele mim… do Jobs, claro!

    aeiuaheiauehiauehaiauh =PPP

  • Fabiano Fernandes

    Se somos obrigado a identificação da FCC da EU porque não o da Anatel também? Eu sou a favor sim, que vender ou produzir no Brasil, se adequede a nossas leis, porque se for ao contrario teremos que nos adequar. O Brasil tem sim que se posicionar e não abrir mão de suas normas, por mais burocraticas que elas sejam.

  • Juliano

    Pior que é verdade … e outra situação é … distiguir(identificar) se você comprou realmente no Brasil ou em outro país. Lei é lei …

  • também não acho errado, o problema que aqui no Brasil, e tudo muito burocratico, 60 dias para homologar um produto, é saco né, se não duvidar daqui uns dias dá uma daquelas greves da Receita Federal nos portos onde se recebe as mercadorias do exterior e fica tudo parado denovo. EHEHEHE!!!
    My Prescious!!!!!!!! 🙂

  • Cyro

    Ééééé galera 😛
    Rapadura é doce mai num é mole não kkkkkk
    To soh vendo os comentarios de vcs, dando umas risadas hehehe

    Mais falando sério agora, o legal de tudo é que até agora nenhuma operadora se manifestou de forma mais concreta sobre o aparelho ein =| no máximo soh falam as mesmas coisas de sempre “Estamos finalizando o processo de compra” e bla bla bla
    Falo nada viu :S

  • Lembrem-se de que eles não precisam “fabricar” o iPhone homologado, só precisam fabricar o plastiquinho preto onde vai o logotipo. E convenhamos, eles fabricam 1 milhão destes em um dia apenas.

  • DVC

    É só fazer os selinhos transparentes com a impressão bem clarinha… preferencialmente BEM fácil de descolar. Aí fica bacana… rs

  • Antonio Carlos

    O meu 3250 não tem um selo igual a este, ele tem um selo que da p/ ver tirando a bateria, mas neste selo contém várias informações junto com o nº da Anatel.

  • Fabiano

    Galera… acordem. O selo não será colado! Será impresso! De que adianta colar um selo?!??! Todos iriam arrancá-lo! Sem contar que a Apple nunca iria permitir isso. E se assim fosse não teria toda essa bagunça de rearranjar os logos atrás do aparelho… iriam simplesmente colar embaixo ou sei lá.

  • guilherme

    que pena que os feeds não são mais completos.. que retrocesso.

  • Calma, Guilherme, não é retrocesso não. Houve um problema, já estamos tentando resolver.

    Também detestamos feeds cortados pela metade. 😉

  • Thalles

    Vamos fazer um protesto básico no site da anatel? 🙂

  • Vinícius Ferrão

    Este selo é ridiculo, alem de enfeiar o celular… um iPod Touch de um amigo tem esta porcaria, acho patético.

  • Matheus Henrique

    Eu acho besteira comprar o iPhone 3G!
    Eu comprei um Classic, firmware 1.1.4,16 GB, por 900 reais! Zerado!
    Eu não vou pagar 1.200 reais pelo novo.

  • Brenno

    Pessoal,
    Muito bom este blog. Tenho acompanhado algum tempo e estou gostando bastante do nível.
    Está na capa do UOL que a VIVO vai começar a vender o Iphone 8GB a partir de 4ª feira (20/08/2008)e que neste fim de semana já começou a distribuição nas lojas. O link é este:
    http://eupodo.uol.com.br/2008/08/17/quarta-20-de-agosto-dia-de-iphones-na-vivo/
    Não sei até que ponto é verdade, pois existem alguns pontos obscuros (como o prazo de 2 anos de de contrato, valor de R$ 400,00 do aparelho etc.).
    Mas não custa ficarmos atento.
    Eu quero o 16GB.
    Abraços

  • Sim, estamos atentos. Valeu Brenno.
    Nenhuma confirmação ainda de nenhuma outra fonte, vamos aguardar.

    Não é a capa da UOL, é o site do Eupodo. É confiável, mas preferimos esperar mesmo assim. 😉

  • Brenno

    Ilex,

    Eu também só acredito vendo. As operadoras se manifestaram anteiormente dizendo que os cadastrados iriam receber informações antes, eu me inscrevi na Claro e Vivo e até agora nada, além do mais os lançamentos tem data marcada para acontecer e o Brasil não é tão especial assim para ter uma data exclusiva (20/08). Por isso tudo estou cético.
    Mas há um link sim na capa do UOL para esta noticia do Eupodo (logo abaixo de uma foto do Iphone).
    Abraços e parabéns pela dedicação e organização.

  • Carlos Dillon

    Olá Olá,
    gente mas acho que seria inverdade os novas leis pra telemoveis no brasil são de contratos ou as ditas fidelidades de no máximo um ano, acho que eles não burlariam a lei mas apesar de eles bularem uma lei de net que eles não autorizam VoIP na net deles!!!! mas sei não to um pouco desconfiavel poois pois. mas quem derá que venha logo!

  • Pingback: iPhoneMania » Arquivo do Blog » O possível atraso do iPhone 3G no Brasil()