2008ARQUIVO

Novos idiomas ocuparão um grande espaço inútil na memória interna do iPhone

Ao analisar o último beta do SDK, nós aqui do Blog do iPhone percebemos um dado interessante: os novos arquivos de idiomas nativos que estarão presentes no novo firmware 2.0 ocuparão cerca de 138MB, ou seja, quase a metade do espaço que se tem hoje disponível na partição para os aplicativos. Visto que usaremos pouquíssimas delas, as que não serão utilizadas reservará inutilmente uma parte do espaço interno do iPhone/iPod touch.

Pode parecer pouco, mas se pensarmos que esse volume é equivalente à dois CDs de músicas em MP3 que deixaremos de colocar no iPod, aí começa a incomodar um pouco. Sem falar que os aplicativos mais usados hoje com o Installer, juntos, ocupam bem menos que isso. E quanto mais lugar tomado pelo sistema, menos sobra para instalar outros programas, ainda mais que agora teremos a App Store.

Como a Apple não deu sinal de apresentar uma solução para eliminar os pacotes linguísticos que não usamos, a esperança é que a comunidade jailbreak consiga uma maneira de fazê-lo. Para a grande maioria dos brasileiros, os únicos idiomas que interessam seriam o português e o inglês (para os aplicativos que não possuem tradução) e que ocupariam menos de 10MB (um ganho de mais de 90%!). Os outros poderiam ser facilmente eliminados. O japonês, para fazer tudo o que mostramos em um artigo anterior, é o que mais ocupa espaço, com 41,5MB.

Botão Voltar ao topo