2008ARQUIVO

Adeus Flash: vem aí SproutCore

A guerra foi declarada: após a ausência tão questionada do Flash no iPhone e de declarações menosprezando essa tecnologia, a Apple finalmente divulgou seu plano. O segredo foi revelado no último dia de WWDC, em uma conferência entre desenvolvedores chamada “Building Native Look-and-Feel Web Applications Using SproutCore” (em uma tradução beeem livre, “Contruindo aplicativos web como se fossem aplicativos nativos, usando o SproutCore“). Só pelo nome já dá para perceber que é uma tecnologia com um enorme potencial.

Nessa conferência, a Apple declarou que adotou uma tecnologia open source chamada SproutCore, que bate diretamente com o Flash da Adobe. Com ele é possível fazer aplicativos web como se fossem aplicativos normais, instalados no seu computador. Um exemplo disso é o novo MobileMe. Se você ainda não assistiu o vídeo de demonstração, não perca. Nele podemos ver uma página onde se usa programas de email e de calendário direto no navegador, quase iguais aos programas Mail e iCal do Mac. É realmente impressionante o que eles conseguiram fazer.
O SproutCore é um ambiente JavaScript multiplataforma, inspirado no Cocoa para a criação de aplicativos web que pareçam e se comportam como aplicativos nativos. E o grande trunfo da Apple é que o JavaScript já possui uma enorme comunidade de programadores adeptos. Sem falar que, diferentemente do Flash e do Silverlight (da Microsoft), ele não precisa de nenhum plugin previamente instalado, funciona com todos os navegadores mais modernos.

De repente todas as peças do quebra-cabeça se encaixam: as mudanças no navegador Safari (inclusive seu lançamento para Windows), a hostilidade contra o Flash, tudo agora faz sentido. A Apple desde o começo planejou isso e agora vai dar uma cartada que pode mudar o mercado e tirar a supremacia do Flash que reina quase sozinho hoje em dia. O interesse que o iPhone está criando entre desenvolvedores de aplicativos e webdesigners pode acelerar o processo. É esperar para ver.

Só quero ver se vai ser tão fácil programar em SproutCore (eita nome difícil) quanto é com o Flash hoje.

Se você estiver interessado em exemplos dessa tecnologia, tente acessar a página do projeto. Ela esteve fora do ar todo o dia de hoje (possivelmente devido ao grande número de acessos), mas provavelmente deve voltar logo.

[dica do AppleInsider]
Botão Voltar ao topo