2008ARQUIVO

iPhone: Será que a Anatel vai mesmo comprar essa briga?

A Folha publicou na semana passada que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) realizou uma operação na Santa Ifigênia (em São Paulo) especificamente para apreender iPhones. Além disso, divulgou que está estudando uma maneira de bloquear todos os aparelhos existentes hoje no território nacional através do seu IMEI (o número de identificação de cada aparelho). Mas por que ela fez isso?

O fato é que para todo o aparelho que emite radiofreqüência, a Anatel precisa autorizar o seu uso em território nacional, para averiguar se ele corresponde às normas nacionais. Mas ela está certa em querer bloquear o iPhone?

A equipe do Blog do iPhone foi atrás da resposta.

O iPhone, apesar de ser tecnicamente igual à qualquer telefone normal, não está legalmente homologado, ou seja, a Anatel ainda não autorizou seu uso. Esse tipo de autorização é normal em qualquer país, até mesmo nos Estados Unidos. Basta lembrar que o iPhone lá foi anunciado em janeiro de 2007, mas só foi liberado para a venda em final de junho daquele ano, justamente porque a Apple foi obrigada a se submeter à aprovação oficial. No Brasil é a mesma coisa, e é completamente legal e coerente que a Agência brasileira exija a homologação para um aparelho tão difundido como o iPhone.

Mas ela pode bloquear os iPhones já desbloqueados? Quem já tem iPhone vai ficar sem?Não. Não precisamos nos preocupar com essa ameaça.
Realmente a técnica de bloqueamento por IMEI é eficiente. É usada principalmente quando um telefone é roubado, tornando-se impossível o uso nas operadoras nacionais. Porém, nós temos uma grande arma contra isso: Ziphone.

Contatamos diretamente Zibri, o italiano criador do utilitário de desbloqueio mais popular atualmente, o Ziphone, e perguntamos para ele se esse tipo de bloqueio estudado pela Anatel seria realmente um problema. Ele nos garantiu que seu programa tem uma função exatamente para esse tipo de problema. Com Ziphone pode-se fazer com que o aparelho emita um IMEI falso, enganando possíveis bloqueamentos por essa técnica. Ou seja, não temos com o que se preocupar!

A Anatel fez todo esse espetáculo de mídia, no nosso ver, para chamar a atenção ao fato que o iPhone não está homologado ainda. Mas será quase impossível que ela consiga encontrar uma maneira eficaz de bloquear os aparelhos existentes. É mais uma maneira de pressão para fazer com que a Apple acelere o processo.

Aliás, como comentamos anteriormente, a Apple já está procurando profissionais com experiência em aprovação de regras reguladoras governamentais.

Na nossa opinião, não devemos nos preocupar com todo esse alarmismo. A Anatel foi feita para defender nossos direitos, não impedir que usemos o que compramos.

[Grazie Zibri per la tua amabile disponibilità!] :)

Botão Voltar ao topo