Notícias

A cidade do Rio ganha rotas de transporte público nos Mapas da Apple

As rotas de transporte público nos mapas da Apple são uma novidade do iOS 9, mas até hoje poucas cidades no mundo contam com a função. A partir dessa semana, a cidade brasileira do Rio de Janeiro passa a ser uma delas.

A escolha parece óbvia: com a aproximação das Olimpíadas, a Apple quer que todos os turistas que vierem à Cidade Maravilhosa não acabem usando outros aplicativos alternativos que já estão estabelecidos há tempos no Brasil, como o Google Maps. O Rio então passa a ser a quinta cidade que conta com esta funcionalidade, depois de Austin, Montreal, Portland e Seattle.

Apple Maps Rio

O uso e bem simples. Você estabelece dois pontos no mapa, traça a rota e depois toca na aba Transporte Público. Ele oferecerá algumas opções, prevendo o tempo médio que levará de um ponto ao outro.

Apple Maps Rio Apple Maps Rio

Nas opções de configuração dos mapas você pode ainda definir que tipo de transporte quer considerar, assim como a hora que pretende sair ou o horário que precisa chegar.

Apple Maps Rio

Além da cidade do Rio, a funcionalidade também abrange Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo e São João de Meriti.

Outros aplicativos com a mesma função de transporte público (como o Google Maps e o Moovit) são a prova de que as cidades brasileiras já estão estruturadas para oferecer facilmente este tipo de serviço, o que nos faz questionar o porquê da Apple ser tão lenta em implementá-lo. Mas o fato de uma brasileira ja estar sendo agraciada já é um bom sinal e motivo para comemorar.

Apple Maps Connect

Ainda em relação aos mapas, a Apple também liberou para todo o Brasil e o Japão o Apple Maps Connect para pequenas empresas, a página que permite incluir um negócio seu nos mapas da Apple. Para cadastrar a sua empresa, basta se conectar neste endereço.

Botão Voltar ao topo