Opinião

Será que Steve Jobs teria comemorado os 40 anos da Apple?

Muitos acharam discreta a comemoração de 40 anos da Apple, completados no último dia 1. Não houve nenhuma menção no site oficial, como geralmente acontece em datas importantes.

A empresa se limitou apenas a fazer um vídeo de 40 segundos, citando momentos e produtos importantes em sua história. Ela também comemorou internamente, com uma grande festa em seu campus, para os funcionários.

Steve Jobs era contra este tipo de comemoração, segundo uma recente entrevista.

O vídeo foi apresentado no evento especial de março, e relembra marcos importantes da Apple:

YouTube video

Além do vídeo, houve uma grande festa no campus da Infinite Loop, regada de muita cerveja e música eletrônica, uma oportunidade que serviu para todos os funcionários se confraternizarem.

Porém, esta mesma ideia surgiu também 10 anos antes, quando a empresa estava comemorando seus 30 anos de existência.

David Pakman foi Product Manager da Apple de 1991 a 1997, e em 2006 escreveu um e-mail para Steve Jobs, sugerindo que a Apple fizesse uma grande festa de aniversário em seu campus, convidando também todos os que já trabalharam na empresa.

Mas a ideia foi logo recusada, em uma curta resposta ao e-mail, bem característico de Jobs:

David,
A Apple é focada no futuro, não no passado.
- Steve

Uma frase que nos faz pensar bastante. Será que a Apple atual tem esta mesma visão? Se fizermos uma análise bem superficial, poderíamos resumir os últimos anos da empresa como lançando produtos de tamanho maior, de tamanho menor, e um relógio.

Independente da festa (porque 40 anos devem ser comemorados sim, e muito), será que a Apple está nos preparando algo para o futuro, que mexa novamente com nosso status quo? Eu me pergunto isso todos os dias, ao acordar.

Fonte: Fast Company

Botão Voltar ao topo