Rumores

iPhone Special Edition: o rumor mutante

Quem nos conhece já sabe que nós aqui não gostamos muito de publicar “não-notícias” de produtos que ainda não existem e que muitas vezes são apenas especulações ou rumores gerados de uma pequena informação. Um exemplo disso é o tal iPhone menor, de tela de 4 polegadas (mesmo tamanho da tela do 5c e do 5s), cujos rumores atiraram para todos os lados nos últimos meses. Claro que há quem goste da montanha russa dos boatos e não vemos nada de mal nisso, questão de gosto.

Conforme a data de lançamento vai ficando mais próxima, as informações vão ficando mais precisas e aí sim já se pode conversar com mais elementos, sem fazer o leitor ficar confuso com tantas informações divergentes. Então vamos conversar mais profundamente sobre o provável novo modelo de iPhone com tela “menor”, que pode ser apresentado na próxima segunda.

Nos últimos anos (principalmente depois da morte de Steve Jobs), temos visto diversos vazamentos de produtos antes do seu lançamento oficial. Quando a Apple faz um evento, geralmente já sabemos antes os produtos a serem lançados, com seu design e características, inclusive com fornecedores chineses criando capinhas antes mesmo dele existir. Um exemplo claro disso foi quando pegamos na mão duas maquetes do iPhone 6 um mês antes da Apple apresentá-los para o mundo, que acabaram se mostrando parecidas com a realidade.

Ou seja, os rumores se tornaram uma fonte interessante de informações nos últimos tempos. Mas isto não significa que todo e qualquer rumor deva ser automaticamente considerado confiável. Pelo menos não é assim que o bom jornalismo deveria funcionar.

Estamos vivenciando um caso em que até poucos dias antes do evento da Apple ainda não se sabia exatamente como o produto será apresentado. Não houve vazamentos significantes que demonstrassem como ele será e até os sites de rumores estão incertos sobre o que será apresentado. Será que a Apple está conseguindo esconder melhor as informações?

iPhone de 4 polegadas

Não é de hoje que a Apple está pensando em lançar um iPhone de tamanho menor que os atuais, voltando ao que era no iPhone 5, 5c e 5s. Os boatos começaram em 2014 ainda, logo após o lançamento dos “gigantes” iPhone 6 e 6 Plus. Nós até discutimos aqui sobre isso, em um artigo que teve um grande número de comentários.

Algum tempo depois, como se quisesse “testar” as reações, a Apple colocou “sem querer” em seu site uma imagem de um iPhone 5c com Touch ID. Ali já parecia clara a sua intenção de manter o visual antigo, mudando apenas as especificações internas, para oferecer a opção de 4 polegadas (para quem não gosta de telas grandes) sem deixar o aparelho defasado. Afinal, o iPhone 5s já está fazendo 3 anos agora em 2016 e em breve algumas modernidades dos futuros iOS deixarão de funcionar nele.

Mas o tempo passou e a Apple acabou não lançando uma versão mais moderna do seu iPhone menor. O que fez renascer, diversas vezes, o rumor que ele um dia viria.

Rumor mutante

Com a ideia fixa de que “a Apple estaria pensando em reviver o iPhone 5s“, surgiram vários boatos, que mudavam a cada semana. Já em dezembro se falava de um iPhone 6c que seria lançado em fevereiro, todo colorido. Poucos dias depois, os boatos já mudavam, dizendo que o lançamento seria no meio do ano, não mais em fevereiro. Pouco depois, as manchetes já apontavam para um iPhone 7c para abril.

rumor1

rumor2

O provável nome chegou a mudar diversas vezes: iPhone 6c, 7c, 5e, 5se e agora meio que se chegou à conclusão que poderá se chamar iPhone SE, enfatizando que é uma edição especial (Special Edition) do celular, de tamanho menor.

iphone-6c_iphones_silver

O design dele também foi bem controverso e foram “noticiados” diversos deles. Ora alguém dizia que teria as laterais arredondadas, igual o atual iPhone 6/6s, ora vinha outro e dizia que teria bordas retas, como o iPhone 5s. Na China, capas de diversos tipos foram feitas, ao contrário dos outros anos em que os fabricantes já sabiam com antecedência como seria. Umas foram feitas com o botão de repouso em cima (como o iPhone 5s), outras no lado (como o iPhone 6), mostrando a grande indefinição que pairava no ar.

rumor4

Repare na protuberância da câmera fotográfica nesta maquete frankeinstein, com visuais do iPhone 6, mas com botões arredondados. #misturebarumor3

Até vídeo noticiaram, mostrando um suposto iPhone 6 em miniatura. Mesmo sem ser ligado ou tendo outra evidência de que aquilo não era apenas mais um clone chinês, vários sites acharam que valia a pena divulgar aquilo como notícia.

Resumindo, há poucos dias do evento da Apple, foi um dos rumores que mais mudou ao longo do tempo, criando incertezas no que será apresentado na segunda-feira. A Apple realmente está fazendo um bom trabalho em embaralhar os rumores.

O que se espera

iPhone 5s

Na noite passada, o site norte-americano 9to5mac revelou o que ouviu de algumas de suas fontes. O site é bastante conhecido por adiantar boas informações antes dos eventos da Apple, então é algo que geralmente vira realidade.

Eles dizem que o design externo será muito similar (praticamente idêntico, segundo eles) ao do nosso conhecido iPhone 5s. A diferença mais marcante seria as laterais foscas, para evitar arranhões. As cores seriam as mesmas dos atuais iPhones: prata, cinza-espacial, dourado e rosê.

O que muda (e muito) é seu interior, muito próximo do iPhone 6s: processadores A9/M9, com NFC para pagamentos do Apple Pay, câmera fotográfica de 12 megapixels e até capacidade de filmar em 4K. Haveria também melhoria nas antenas de celular e Wi-Fi. Enfim, um iPhone novo, em um corpo já conhecido.

Só saberemos se tudo isso é verdade na segunda-feira, quando a equipe de Tim Cook confirmar no palco.

Qual a razão de um iPhone de 4 polegadas?

Você pode estar se perguntando: Por que a Apple iria querer “voltar atrás” e fazer um iPhone menor? As telas grandes não são a tendência? Não estão vendendo bem?

Se você está se perguntando isso, talvez não ache mais graça as telas menores e até estranhe quando pega na mão um iPhone mais antigo, achando-o “minúsculo“. Porém, nem todo mundo gosta de telas maiores, e até preferem uma que os dedos possam alcançar com apenas uma mão, sem fazer malabarismos. Confira as razões:

  • Há um público que ainda prefere o tamanho do iPhone 5s. Estima-se que em 2015 foram vendidos entre 15 e 17 milhões de unidades.
  • Este público poderia começar a usar o Apple Pay, que necessita de hardware mais atual para funcionar (NFC).
  • Um iPhone com um preço menor que os tops de linha melhoraria a penetração em mercados emergentes, como Índia e até mesmo o Brasil.

Razões há para investir nisso. Só não dá para entender porque a Apple demorou tanto para tomar essa decisão.


A cobertura completa de tudo o que for apresentado no evento especial da Apple você acompanha aqui no Blog do iPhone, nesta segunda. Não perca!

Botão Voltar ao topo