Notícias

Descoberto método para burlar a encriptação de mensagens e fotos do iMessage

O iOS é um dos sistemas móveis mais seguros, com encriptação do iMessage de ponta a ponta, não permitindo que nenhum hacker intercepte as mensagens no meio do caminho. Porém, um pesquisador descobriu uma maneira de quebrar esta encriptação, o que pode comprometer seriamente a privacidade dos usuários.

Primeiro de tudo, é importante dizer que a Apple já consertou parcialmente esta falha no iOS 9.

O professor universitário Matthew D. Green deu uma entrevista ao jornal Washinton Post dizendo que descobriu uma maneira de decifrar a encriptação das mensagens do iMessage, tendo acesso ao conteúdo inteiro.  Com isso, hackers, forças de ordem e até governos podem saber o que as pessoas estão conversando, além de poder ver imagens e fotos enviadas. Claro que este tipo de poder, nas mãos erradas, pode fazer um belo estrago, como no caso do vazamento de fotos de celebridades, que aconteceu em 2014 (neste caso, foi resultado de phishing, não de falha do sistema).

Ele avisou à Apple do problema assim que descobriu, mas ela consertou parcialmente a falha no iOS 9. Ele, junto com alguns estudantes, desenvolveram uma ferramenta que permite ter acesso fácil às mensagens e imagens, que só funciona com sistemas anteriores ao 9. Porém, ele alerta que não seria difícil adaptá-la para também funcionar no iOS 9.

A Apple já solucionou o problema completamente no iOS 9.3, que deve ser lançado em breve. Isto significa que quem quiser ficar mais seguro, terá que atualizar seu iPhone.

via Engadget

Botão Voltar ao topo