Notícias

O perigoso bug da data capaz de travar iPhones

Refletimos muito antes de escrever este artigo.
Difundir esta informação poderia incentivar trolls e espíritos-de-porco a danificar seriamente iPhones de outras pessoas e provocar assim bastante dor de cabeça. Ao mesmo tempo, visto que é algo que já está sendo publicado em sites do mundo inteiro, chegamos à conclusão que o melhor é que todos fiquem sabendo, para se prevenir e proteger os próprios aparelhos.

Foi descoberto um bug no iOS que é tão bizarro quanto perigoso. Ao ajustar o iPhone para uma data específica, ele bloqueia completamente ao ser reiniciado e não tem como recuperá-lo.

Um vídeo explica como tudo acontece. Ao ajustar a data do sistema para o ano de 1970 e reiniciar o aparelho, ele não volta mais. E não adianta colocar em DFU ou tentar restaurar, você não irá conseguir trazê-lo de volta.

YouTube video

Como se vê, não é algo muito fácil voltar a data do iOS em 46 anos. É algo feito claramente de propósito, seja por teste ou para prejudicar um usuário.

Nossa forte recomendação é que não se tente voltar a data para 1970 nem mesmo para testes. Você deve estar pensando: “Para quê alguém iria querer voltar a data para 1970?“. Pois é, não temos esta resposta, mas agora que o bug está sendo divulgado, o melhor é ficar atento a quem mexe no seu iPhone. Uma simples brincadeira do seu colega de trabalho pode deixar você sem telefone. Fique bem esperto também com brincadeiras em sites de humor e nas redes sociais, que podem querer passar trote em usuários de iPhone, provocando-os a realizar o procedimento.

O estranho é que o problema parece acontecer apenas com dispositivos de 64 bits, ou seja, a partir do iPhone 5s. Como referência, são todos aqueles que possuam Touch ID, apesar do bug não estar diretamente relacionado a ele.

Por isso, fique atento e não deixe nenhum estranho ou potencial engraçadinho ter acesso ao seu iPhone. Esperemos que a Apple consiga resolver isso o mais rápido possível, para evitar que mais usuários sofram com o problema.

Botão Voltar ao topo