BugsNotícias

Apple promete consertar o bug da data em dispositivos de 64 bits

Depois que o mundo inteiro ficou sabendo do grave bug da data que trava iPhones e iPads com chip de 64 bits, a Apple resolveu se mexer e já está preparando uma nova atualização do iOS (provavelmente o iOS 9.2.2) que eliminará o problema.

A Apple admitiu o bug em um novo documento de suporte em seu site, publicado nesta segunda. Ela afirma inclusive que não é apenas uma data específica, mas qualquer uma entre janeiro e maio de 1970.

O problema foi descoberto e divulgado na semana passada por um usuário do Reddit, que tentou mudar o horário do seu iPhone para a menor data possível, para tentar resolver um bug do relógio do beta 9.3.

Apesar de ser uma coisa que inicialmente só acontece se provocada manualmente pelo usuário, há possibilidade de hackers interferirem em redes locais para provocarem a alteração automática de data no sistema, o que colocaria em risco aparelhos conectados nestas redes. Alguns usuários também foram vítimas em redes sociais de uma pegadinha do mal: a história (falsa) de que se a data do iPhone for alterada para o início de 1970, o visual do sistema mudaria para um tema retrô. Vários ficaram com os aparelhos travados.

Acredita-se que se trata de um bug de Integer Underflow. A data 1/1/1970 é 0 no Epoch Time (uma referência de tempo utilizada pelos sistemas baseados em UNIX, como o iOS). Toda vez que o iPhone é inicializado, ele tenta calcular a diferença entre a data do sistema com o Epoch Time e, quando eles estão próximos, ocasionaria o erro de cálculo em sistemas de 64 bits.

Isso nos faz questionar: Por que os engenheiros da Apple não conseguiram prever este tipo de problema?

É uma falha bem complicada. Tomara que a atualização do sistema traga logo uma solução.

Botão Voltar ao topo