Notícias

Filme sobre Steve Jobs concorre ao Oscar em duas categorias

Depois de ter ganho dois prêmios Globo de Ouro esta semana, o mais recente filme sobre Steve Jobs agora concorre ao Oscar, com duas indicações: Melhor Atriz Coadjuvante (Kate Winslet) e Melhor Ator (Michael Fassbender). Ambos já tinham sido indicados ao Globo de Ouro, mas apenas Kate ganhou.

Mas há uma coisa muito curiosa nisso tudo: um dos concorrentes a melhor ator é Leonardo DiCaprio, pelo filme “O Regresso“. Ele está concorrendo pela 5ª vez e há quem já faça piada na internet a respeito de sempre “morrer na praia”. O curioso é que DiCaprio foi um dos primeiros convidados a fazer o papel de Steve Jobs no filme de Aaron Sorkin, mas depois acabou desistindo sem dar explicações. Tempos depois, ficou-se sabendo que a viúva de Steve Jobs, Laurene, fez lobby com a indústria e com diversos atores, na tentativa de fazer o filme não ser finalizado. Isso teria sido uma das razões de DiCaprio e até mesmo Christian Bale (que também concorre este ano por ter sido coadjuvante no filme ‘A Grande Aposta’) desistirem de fazer o filme, que só saiu graças à determinação de seus produtores e do ator Michael Fassbender, que aceitou o papel mesmo não sendo nada parecido fisicamente com Jobs.

DiCaprio este ano é um dos favoritos, com ‘O Regresso’ sendo o recordista de indicações. Mas a Academia pode querer dar um recado ao mercado dando o prêmio a Fassbender, destacando que a arte do cinema deve sempre estar acima de influências externas e politicagens de interesses pessoais. A viúva até pode ser contra a forma como o seu falecido marido está sendo exposto, mas não deveria nunca usar de influência para impedir que o filme fosse realizado. Apesar da indústria de Hollywood render muito dinheiro, filmes ainda são uma das formas de arte mais bonitas que existem.

Jobs tinha uma personalidade forte e quem convivia com ele tinha que saber lidar com isso. Mas ele também tinha qualidades excepcionais que o filme não mostra, pois não é o seu objetivo. É importante que quem assista o filme saiba disso.

A cerimônia de entrega das estatuetas acontece no dia 28 de fevereiro. E será irônico se DiCaprio perder mais um Oscar justamente para o ator que aceitou fazer o papel que ele recusou.

Botão Voltar ao topo