Aplicativos

Apple tira da App Store aplicativo que permitia gravar a tela do iPhone

Gravar o que acontece na tela do iPhone ou do iPad é algo bem útil para se fazer vídeos de tutoriais ou demonstrações de jogos. É possível gravá-los conectando o aparelho pelo cabo USB no Mac e registrando com o programa QuickTime, mas seria ótimo se fosse possível gravar o vídeo diretamente no iPhone como já é possível com algumas soluções do jailbreak.

Esta manhã apareceu na App Store um aplicativo que fazia exatamente isso: permitia gravar em vídeo o que acontecia na tela do iPhone ou do iPad. Mas a Apple tirou o app do ar.

A solução era ótima: o Vidyo usava o AirPlay (função de espelhar a tela do iOS na Apple TV) para captar todas as imagens, como se ele mesmo fosse um dispositivo externo. Aí era só gravar o que se queria e depois editar ali mesmo no dispositivo, sem precisar de computador nenhum.

Mas a Apple não gostou, porque ela não libera a funcionalidade AirPlay para aplicativos. Segundo ela, a finalidade da função não é essa e por isso ninguém pode inventar outras utilidades, mesmo que funcionem e sejam feitas para facilitar a vida do usuário. Por isso, baseado nas regras da App Store, o aplicativo foi retirado.

É uma pena, pois seria uma coisa bem legal poder gravar a tela direto no dispositivo. Mais um “doce” que a Apple roubou de nossa mão.

Botão Voltar ao topo