Curiosidades

O que você NÃO pode fazer com um Apple Pencil

Uma das coisas mais legais do iPad Pro sem dúvida é a caneta (ou seria um lápis digital?) feita especialmente para ele, o Apple Pencil. Mas para que ele funcione de forma diferenciada e realmente efetiva, a maçã precisou fazer alguns ajustes no iOS e adaptá-lo para este acessório específico.

Veja exemplos que mostram as diferenças entre o Apple Pencil e outras canetas para iPad disponíveis no mercado.

Canetas para telas de dispositivos multitouch geralmente tentam imitar o dedo, transmitindo em sua ponta a mesma carga de energia, o que faz o sistema interagir como se estivesse interpretando os toques da mão. Isso tem suas inconveniências, como por exemplo, a tendência que temos de escorar o punho na tela para escrever, o que costuma ocasionar borrões digitais. Se você for escrever algo no topo da tela, é possível que o painel da Central de Notificações apareça involuntariamente para você, assim como a Central de Controle (na parte de baixo) e o painel do Split View, no iOS 9. Este é o grande problema de canetas que tentam simplesmente imitar o toque dos dedos, como a maioria que vemos hoje no mercado (principalmente as mais baratas).

Há algumas canetas mais especializadas, que interagem com software próprio e conseguem evitar muitos toques involuntários; mesmo assim, elas não são perfeitas.

Com o Apple Pencil, a maçã pensou em tudo isso na hora de interagir o iOS com a caneta. Ele não interfere em funções do sistema, interagindo somente no aplicativo em que está trabalhando. Confira algumas coisas que ele não faz:

– Central de Notificações e de Controle

Você não conseguirá puxar a Central de Notificações com o Pencil, nem mesmo se quiser. Terá que usar o dedo para isso, pois o sistema identifica quando é a caneta e não puxa de jeito nenhum a cortininha. Isso evita que, enquanto você estiver desenhando, a Central seja aberta sem querer.

– Multitarefa

A mesma coisa vale para o painel de multitarefa do iPad. O Split View e o Slide Over não funcionam com a caneta, e você terá que usar o dedo para isso.

– Gestos multitarefa

Outra coisa legal é que os gestos multitarefas do iPad não funcionam quando você estiver usando o Apple Pencil. É algo que parece óbvio, mas com outras canetas isso atrapalha.

Outras coisas funcionam normalmente, como a possibilidade de abrir um aplicativo tocando a tela com o Pencil, abrir links, digitar no teclado e até puxar a busca do Spotlight se você estiver na tela de aplicativos. Você pode até colocar sobre a tela uma folha de papel, e o iPad identificará os traços da caneta. Isso é útil para quando se quer copiar um desenho feito em um papel.

Profissionais de desenho que já usaram o Apple Pencil afirmam que ela realmente é sensacional, diferente das propostas que se via até então. No Brasil, ainda não há uma data para o iPad Pro (e sua caneta) serem lançados. Mas quando esse dia chegar, já se sabe o precinho dela: R$749.

fonte: AppleInsider

Botão Voltar ao topo