Curiosidades

O Apple Watch parece não medir tão precisamente passos e distâncias quando está sem o iPhone

O Apple Watch é bem conhecido pela precisão de suas medições de atividade quando usa também os sensores do iPhone. Com a atualização do seu sistema, o watchOS 2.0 passou a permitir que aplicativos rodem no relógio sem a necessidade do iPhone estar por perto, o que é perfeito para esportistas que querem medir sua atividade física (passos, distância, velocidade) sem serem obrigados a carregar o iPhone junto.

O problema é que, na prática, o Watch não parece ser tão preciso quando não está junto com o iPhone.

Quem analisou isso foi Graham Bower, do Cult of Mac. Ele é um praticante de corridas e sempre gostou de usar a dupla Watch+iPhone para medir seu desempenho. Com o aparecimento de aplicativos que fazem estas medições sem precisar do celular, ele resolveu deixar o iPhone em casa e partir para sua corrida matinal apenas com o relógio.

flppy-arms

Ele notou que o resultado estatístico não é o mesmo. Em seu trajeto habitual de 11,5 km, o relógio acabou marcando 17 km, uma diferença bastante considerável. Ele percorreu a mesma distância outras três vezes e o relógio deu medidas diferentes para cada uma delas.

Ele afirma que com o iPhone junto, a distância marcada é sempre a mesma, precisa. Mas o relógio sozinho não dá conta do recado, nem mesmo quando é “calibrado“, como sugere a Apple.

É interessante ler o artigo completo (em inglês) com todos os detalhes da experiência. É importante que os usuários de Apple Watch que o usam para medir exercícios saibam que a medição pode não ser tão fiel quando o iPhone não está junto. Aliás, um estudo já tinha mostrado que o iPhone sozinho é tão preciso quanto a maioria das pulseiras inteligentes voltadas para a saúde.

Se você comprou um Apple Watch e quiser saber mais coisas sobre ele, não deixe de ler nosso livro 50 Coisas Bacanas para se Fazer com o Apple Watch.

Eu sinto problema às vezes na medição dos batimentos cardíacos, que nem sempre parece estar tão acurada em momentos mais intensos, como subida de morros, em minhas caminhadas habituais. E você, usa o Apple Watch para exercícios? Como está sendo sua experiência? Conte-nos aqui nos comentários.

Botão Voltar ao topo