Notícias

Instagram limitará o acesso às fotos em aplicativos de terceiros

Acabou a festa. Em seu início, um dos motivos da popularização do Instagram como rede social de fotos era que suas APIs (acesso à funções) eram disponibilizadas a uma enorme gama de aplicativos desenvolvidos por outros desenvolvedores. Mas depois dos recentes problemas de abusos e roubos de senhas, o serviço resolveu fechar sua API e limitá-la, para poder ter mais controle sobre os acessos.

A partir do dia 3 de dezembro, o Instagram irá implementar uma nova forma de autenticação de usuário, parecida com aquela que o Twitter já fez tempos atrás. Com isso, todos os atuais aplicativos que interagem com a rede social terão até o dia 30 de maio de 2016 para se adaptarem. Depois disso, eles só poderão funcionar com a nova autenticação.

Eles alegam um aumento na segurança do usuário, o que é bem legal. Mas há também outro ponto que pode estar pesando para a decisão. O Instagram está começando a implementar propagandas nos feeds das fotos, que só aparecem quando o usuário acessa pelo aplicativo oficial. Limitar o uso da rede em outros apps é também uma forma de incentivar o usuário a não usar alternativas.

Não existe almoço grátis.

Botão Voltar ao topo