iOS

Lista com todas as novidades do iOS 9

Uma nova versão do sistema do iPhone, iPod touch e iPad está sendo liberada hoje. É o tão esperado iOS 9, que traz novidades como a multitarefa no iPad e mais economia de bateria. Confira abaixo todos os detalhes das novidades que o futuro sistema trará, mas tenha em mente que, por ser uma versão beta, algumas funções podem ser diferentes ou não serem introduzidas na versão final.

Quais são os dispositivos compatíveis com o iOS 9

A Apple surpreendeu e acabou não excluindo nenhum dispositivo desta vez. Todos aqueles que rodam o iOS 8 poderão também instalar o iOS 9.

  • iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5s, iPhone 5c, iPhone 6, iPhone 6 Plus. 6s e 6s Plus
  • iPad 2, iPad com tela Retina (3 e 4) e iPad Air (1 e 2)
  • iPad mini (todos)
  • iPod touch de 5ª geração

Porém, tudo tem o seu custo. Para conseguir implementar o novo sistema em dispositivos antigos, ela foi obrigada a cortar funções nos modelos anteriores e nem tudo o que roda no iPad Air 2 rodará nos outros, principalmente por causa da maior quantidade de RAM que este último possui. Mais adiante explicaremos com detalhes as diferenças por modelo.

O que muda:

iOS9_icons

→ Em geral

No passado, a Apple se preocupou muito em trazer trocentas novidades, mas que acabaram deixando de lado o conserto das falhas que já existiam. Agora, ela quer fazer diferente. O iOS 9 não traz mudanças radicais e nem novidades revolucionárias. A empresa desta vez resolveu focar em melhorias do que já existe e aumentar a estabilidade no sistema, para que o usuário possa aproveitar ainda mais do que já é bom. É claro que há quem queira uma nova revolução todos os anos e irá reclamar que a Apple não inova mais, mas reclamões existirão sempre, pois é impossível agradar a todos, ao mesmo tempo. ;)

→ Interface

A interface continua basicamente a mesma introduzida no iOS 7, mas com leves mudanças. A fonte do sistema agora é a San Francisco, a mesma criada especialmente para o Apple Watch, que permite uma melhor leitura em letras pequenas.

iOS9_home

O visual da Siri também mudou um pouco, com as ondas vocais mais coloridas, como no Apple Watch.

Siri colorida

Alguns botões também receberam mudanças visuais. Aquele para girar imagens no aplicativo Fotos passou a ficar mais claro. Antes, parecia que a função apenas cortava as imagens e quem queria rotacionar alguma tinha dificuldades em descobrir onde era.

iOS9_giro

→ Buscas

O Spotlight inclui mais funcionalidades, como sugestões de contatos e apps a serem abertos, escolhidos pela Siri de acordo com os hábitos do usuário. No início, apenas isso será disponibilizado para os usuários brasileiros, enquanto outros países terão também sugestões de lugares próximos para ir, além de uma seleção de notícias do dia. A busca poderá ser acessada do modo tradicional (puxando a tela para baixo) ou do modo antigo, arrastando a tela de Início para a direita.

iOS 9 buscas

→ Multitarefa melhorada no iPad

A Apple resolveu finalmente melhorar para o usuário o uso de diversos aplicativos ao mesmo tempo. A tela maior do iPad possibilitará que se visualize dois aplicativos simultaneamente e isso se fará de duas formas distintas.

  • Slide Over: ao usar um aplicativo, será possível abrir outro temporariamente em uma camada lateral que se abre de forma parecida com o painel da Central de Controle. Ao ser fechada, o aplicativo anterior continua ali. Não funciona no iPad 2 nem no iPad mini 1.
  • Split View: permite usar dois aplicativos ao mesmo tempo, com a tela realmente dividida. Por depender de bastante memória RAM, só está disponível no iPad Air 2 e iPad mini 4, além do futuro iPad Pro.

YouTube video

Além disso, é possível assistir a um vídeo enquanto se faz outras coisas no sistema, através da função picture-in-picture. A imagem fica no canto da tela, podendo ser movida para outros cantos e até ligeiramente ampliada. Não está disponível no iPad 2 nem no iPad mini 1.

YouTube video

→ Notas

Uma das novidades mais interessantes do novo sistema está no aplicativo nativo Notas, que passa a permitir diversas novas funcionalidades, como rabiscos e desenhos. Você também pode incorporar diversos tipos de arquivos nas notas, como links, mapas, documentos e muito mais. Ele parece querer fazer o que o Evernote faz, de forma nativa.

ios9_notas

→ Siri mais esperta

A Siri está mais proativa. Este, alias, é o nome da função que permitirá usar a assistente vocal em mais lugares no sistema, de forma contextual. Ela usa informações cotidianas para decidir o que fazer sem que você precise se preocupar com isso. Por exemplo, se você receber por email um convite para um evento, a assistente já reserva na sua agenda a data e hora, bastando você confirmar depois. Ou digamos que você tenha um compromisso em determinado lugar, a Siri lembra você que horas você precisa sair de casa para chegar em tempo, baseado no trânsito no momento.

Se um número desconhecido ligar para você, mas ele existir em algum email recebido, a assistente é capaz de buscar esta informação e sugerir quem está ligando. Tudo isso é uma integração similar à ideia do Google Now, porém a Apple deixa claro que, diferentemente do serviço do Google, seus dados pessoais ficam no aparelho e não são usados pela Apple para mais nada.

iOS9_proative

→ Bateria

O iPhone ganhou um novo modo de Pouca Energia, que quando ativado limita algumas funções do sistema, como o download automático de emails, atualizações em 2º plano, movimento e brilho, além de diminuição da velocidade de conexão (de 4G para EDGE, por exemplo). Na verdade, tudo isso é um apanhado de sugestões que sempre demos aqui, mas que agora são feitas apenas com um botão. Isso não limitará tanto o uso do aparelho como acontece no Apple Watch. Segundo a Apple, isso pode aumentar em 3h a autonomia da bateria do iPhone.

Quando este modo está ativado, o símbolo da bateria fica amarelo. Esta função está disponível apenas no iPhone e iPod touch, não no iPad.

iOS9_bateria

Outra melhoria interessante é que os Ajustes mostram como cada aplicativo usou a bateria (uso só a tela, ou tela e fundo, etc).

iOS9_bateria2

→ Melhorias no Teclado do iPad

A Apple quer melhorar mais a produtividade no iPad e por isso se preocupou em incluir diversas melhorias. Inclusive no teclado, que ganhou atalhos de fácil acesso para funções como copiar, colar, negrito, itálico, etc. E o interessante é que os desenvolvedores poderão criar seus próprios atalhos em seus aplicativos, incluindo ainda mais funções.

iOS9_undo

Letras maiúsculas e minúsculas aparecerão no teclado, mostrando claramente quando o Shift está ou não ativado. Para quem não se acostumar, poderá desligar isso nos Ajustes.

Para selecionar textos, a Apple foi ousada a propor algo bem diferente do habitual. Com o iOS 9 é possível fazer isso através de gestos multitoque, com dois dedos sobre o teclado (como se ele fosse um trackpad). Mas isto está disponível apenas no iPad e no novo iPhone 6s, como já comentamos aqui.

iOS9_teclado2

Atalhos também poderão ser usados em teclados externos conectados no sistema.

→ iCloud Drive

FINALMENTE você ganhou um aplicativo próprio para gerenciar seus documentos guardados no iCloud Drive. Mas ele não fica visível por padrão, podendo ser ativado diretamente nos Ajustes ou então em algum aviso do sistema que esporadicamente possa aparecer.

iOS9_iDriveiCLoudDrive

→ Anexos em emails

SIM!!! Depois de 7 longos anos, a Apple vai nos permitir anexar qualquer arquivo em um email! Um atalho no teclado do iPad permite ter acesso ao iCloud Drive ou qualquer outro aplicativo instalado que incorpore o menu de compartilhamento.

Anexos em email

→ Segurança

No iOS 9, a senha do dispositivo é de 6 dígitos por padrão, e não mais de 4 dígitos. A intenção é dificultar ainda mais o acesso a estranhos em casos de roubos de aparelhos. Mas quem quiser continuar com a senha antiga de 4 dígitos, terá esta opção.

iOS9_senha

→ CarPlay sem fio

O CarPlay atualmente obriga o usuário a conectar o iPhone no cabo para fazer o sistema automotivo funcionar. Com o iOS 9 isso não será mais necessário, sendo possível conectar o aparelho por Bluetooth, sem fios (mas a Apple diz que isso será para “futuros carros“). Ele também ganhará suporte a aplicativos das montadoras, o que permitirá em alguns casos o controle de algumas funções diretamente no painel.

→ Adeus Passbook

O Passbook deixa de existir e em seu lugar temos um aplicativo chamado Wallet, que aceitará também cartões de fidelidade de lojas para serem usados pelo Apple Pay.

iOS9_wallet

→ Adeus Banca

Meus Deus, acabaram com a Banca! Mas calma, você poderá continuar lendo normalmente a sua Revista iThing como sempre fez. O aplicativo Banca virou uma pasta normal, com todos os aplicativos de suas revistas dentro dela. Você poderá tirar desta pasta as revistas e colocá-las onde quiser, como um app normal. :)

→ Mapas

O aplicativo Mapas recebeu várias melhorias, como horário de transportes públicos e sugestões de lugares próximos para ir, mas por enquanto nenhuma para o Brasil. Pena.

→ Mais registros de Saúde

Mulheres, vocês finalmente podem acompanhar seu ciclo menstrual pelo aplicativo Saúde. Uma função tão básica que faltava no app, agora foi introduzida junto com algumas outras, como Percentual de Massa Corporal, Qualidade do Muco Cervical e Resultados de Testes de Ovulação. Até a Atividade Sexual será registrada; teremos algum app que medirá isso?

iOS9_saude

→ Atualizações em tamanho menor

Sabe quando você quer atualizar o sistema, mas não pode porque acusa falta de espaço no dispositivo? Pois bem, isso tende a diminuir, porque a Apple está prometendo atualizações de tamanho menor, ocupando menos espaço no aparelho. Isso é ótimo para quem tem dispositivos de pouca capacidade.

→ Notificações unificadas

No iOS 9, as notificações do dia que aparecerem na Central de Notificações não são mais divididas por aplicativo, possibilitando que você apague todas com apenas um botão. Até que enfim.

iOS9_notificacoes4

No iPad com a tela na horizontal, as notificações ficam divididas em duas colunas.

iOS9_notificacoes2

→ Atalho para voltar ao app

No iOS 9, quando você abrir um aplicativo através de uma notificação, verá um atalho no canto superior da tela, para você voltar para onde você estava antes. Bem prático.

Atalho app notificações

→ Pré-visualização de impressão

Ao mandar imprimir um documento no iOS, ele mostrará a pré-visualização das páginas, de forma nativa. (dica do Felipe Kellermann)

iOS9_print

→ Plug-ins de áudio

Os profissionais ou os amadores da música irão adorar esta novidade. O iOS 9 permitirá o uso de plug-ins de áudio, do mesmo tipo usado nos programas de áudio do computador. Será possível, por exemplo, adicionar instrumentos virtuais no GarageBand ou ferramentas de filtro e distorção. Até então, os músicos tinham que contar com soluções bem limitadas disponíveis no jailbreak. Agora, tudo será 100% incorporado ao sistema nativo.

→ Modo Leitor aprimorado

Quando você está visitando um site no iPhone ou iPad, você pode ativar o Visualizador de Leitura, que permite focar apenas no texto, sem distrações. No iOS 9, você pode escolher o tamanho da letra, a cor de fundo e até a fonte que prefere ler a página. (dica do Rafael)

iOS9_leitor

→ Seleção de fotos

Muitos de vocês já devem ter percebido como é chato termos que selecionar um grupo de fotos no aplicativo nativo do iOS, obrigando-nos a selecionar uma por uma. No iOS 9 é possível selecionar várias, apenas arrastando o dedo por cima. Muito prático.

iOS 9 Seleção de fotos

→ Senhas em sites

Com o iOS 9, o gerenciamento das senhas do iCloud ficou muito melhor. Ao acessar uma página de internet, você poderá selecionar todas as senhas gravadas e não apenas aquelas relacionadas ao site, como é hoje. Isso facilita muito a vida do usuário.

iOS9_senhas

→ Senhas mais protegidas

Ainda falando de senhas do Safari, para acessá-las agora será necessário usar o Touch ID em dispositivos que possuam o sensor de digitais, garantindo que apenas o proprietário terá acesso à elas.

iOS9_senhas

→ Apps nativos

Mais dois aplicativos da Apple virarão nativos, sem precisar instalá-los: o Buscar Meu iPhone e o Amigos já virão com o sistema, sem poder apagá-los. Quem sabe isso mude no futuro?

iOS9_amigos

→ Pastas nas Notas

O aplicativo Notas, além de todas as novidades que ganhou, também permitirá criar grupos de notas, que poderão ser divididos por assunto. Também há uma pasta chamada “Apagado Recentemente”, que mostrará, como o nome diz, todas as notas que você apagou.

ios9_notas

→ Atalhos de contatos

O iOS 8 incluiu atalhos para seus contatos mais frequentes na tela de troca de aplicativos. Estes atalhos agora foram para as sugestões da Siri, ao puxar a tela Inicial para a direita, perto do campo de busca. E o legal é que estes atalhos não fazem abrir os contatos para depois ligar ou mandar mensagens; é possível já fazer a ligação direto do atalho, sem perda de tempo.

iOS 9 Busca

→ Busca nos Ajustes

Você poderá buscar palavras nos Ajustes para encontrar mais rapidamente o que você procura.

iOS9_ajustes1

→ Fotos dos contatos no iMessage do iPhone 6

Na lista de mensagens, os usuários do iPhone 6 Plus sempre conseguiram visualizar fotos dos contatos. No iOS 9, quem tem um iPhone 6 (ou futuros) também pode ter esta facilidade visual.

iOS9_iMessage1

→ Possibilidade de desligar a vibração do iPhone

Já é possível desligar a vibração do iPhone quando ele toca (Ajustes > Som), mas em outras situações (como em um jogo ou em alertas de terremoto) não há uma opção no sistema para desabilitar totalmente as vibrações. No iOS 9 esta opção passou a existir, no menu de Acessibilidade.

iOS9_vibracao

→ Desligar o “Sacudir para cancelar”

Provavelmente você deve saber que, quando está escrevendo algo no iPhone ou iPad e erra alguma coisa, dá para sacudir o aparelho para desfazer a ação. Aparentemente há quem não goste disso e a Apple resolveu disponibilizar uma opção para desligar esta função. É bom ter opções.

→ Widget de bateria

Se você tem um Apple Watch, deixou ele na mesa carregando e quer saber como está o nível de carga dele, será possível ver na Central de Notificações, através de um widget. Disponível apenas no iPhone.

iOS9_bateria

→ Widget do Buscar Meus Amigos

Você poderá ver por onde anda seus amigos ou familiares registrados no aplicativo Buscar Meus Amigos diretamente na Central de Notificações, sem precisar abrir o app.

→ Resolução dos vídeos

Você poderá configurar a resolução dos vídeos em suas filmagens com o iPhone. Não é sempre que precisamos de qualidade total, principalmente quando estamos com pouco espaço no aparelho.

iOS9_video

→ App Saúde na horizontal

Os gráficos do aplicativo Saúde poderão ser vistos em formato maior ao virar o iPhone na horizontal.

iOS9_saude

→ Busca em sites

Você sabe como buscar palavras dentro de um site no Safari do iPhone ou iPad? Pois é, isso não é muito intuitivo, e é por isso que agora a função virou um item do menu de compartilhamento, assim como a versão para computador do site.

iOS9_desktop

→ Nomes fonéticos

Esta não é exatamente uma novidade do iOS 9, pois já existia a possibilidade de incluir nos contatos a pronúncia fonética de um nome, para que a Siri nos entenda quando falamos (tente aí: Contato > Adicionar Campo). A diferença é que a opção ficará mais evidente no novo sistema.

iOS9_fonetico

→ Enviar mais de 5 fotos por email

Sabe a velha limitação que permitia você apenas compartilhar 5 fotos por email? Agora acabou de vez. Você poderá selecionar quantas fotos quiser para serem enviadas, tudo de uma vez só.

iOS9_fotosmail

→ Mail Drop para arquivos grandes

Enviar arquivos grandes por email nem sempre funciona, geralmente por limitações dos próprios serviços. A Apple criou uma solução para isso no Mac ano passado, chamada Mail Drop, em que o arquivo anexado fica armazenado no iCloud e você só precisa enviar o link para o remetente. Esta funcionalidade agora virá para o iOS 9. O arquivo poderá conter até 5GB, não ocupará seu espaço no iCloud e ficará disponível para baixar durante 30 dias. Você poderá ter diversos anexos no iCloud, com o limite máximo de 1TB.

→ Anotações em anexos de email

Quando você receber um PDF ou imagem por email (um contrato escaneado, por exemplo), terá a opção de fazer marcações nele e devolvê-lo para o remetente. Leia mais sobre isso neste artigo.

iOS 9 Marcação

→ Personalização do Assistive Touch

No iOS 9, será possível configurar os botões do Assistive Touch, inclusive aumentando para 8 botões na tela.

iOS9 Assistive Touch

→ Liberando espaço

Na WWDC, a Apple foi bem clara que as atualizações do iOS via rede sem fio (OTA) seriam bem menores no novo sistema. Mesmo assim, se continuar faltando espaço para instalar a atualização, o sistema perguntará se pode apagar alguns aplicativos, reinstalando-os automaticamente após a atualização. A dúvida fica quanto ao backup de dados destes aplicativos, e sempre há o medo de algo ser definitivamente perdido durante o processo.

iOS9_AppDelete

→ Ícone Podcasts

O ícone do aplicativo nativo Podcasts mudou e ficou mais “flat”, com bem menos degradês. Apareceu também uma nova opção nos ajustes do app para usar cores personalizadas com base na capa de cada podcast.

iOS9_Podcasts

→ Preview da voz da Siri

Por enquanto, a Siri em Português só possui uma única voz. Mas em outras línguas, ela oferece a versão masculina e feminina. No iOS 9, ao escolher uma voz, você escutará uma frase para decidir qual delas prefere. É impressionante que isso ainda não tinha no iOS, quando já é assim há anos em apps de navegação GPS.

→ Pastas do iPad com mais aplicativos

As pastas na tela de aplicativos do iOS seguia o mesmo padrão tanto no iPhone quanto no iPad: 3×3 linhas de aplicativos. Se formos pensar, é um pouco ridículo considerar este mesmo padrão para a tela maior do iPad e talvez por isso a Apple resolveu permitir visualizar mais apps dentro de uma pasta no iPad. O padrão virou 4×4.

beta9_folder

→ Álbuns que separam Selfies e Capturas de Telas

O aplicativo Fotos do iOS 9 trará dois álbuns novos, para facilitar a organização: Selfies e Capturas de Telas. Isso facilita na hora de procurar por retratos feitos com a câmera frontal ou então fotos da tela do iPhone ou iPad. Porém, o seu Rolo de Câmera continuará uma bagunça, com todas as fotos misturadas, pois infelizmente o sistema não separa as imagens exclusivamente para os álbuns.

beta9_selfies

→ Nova Autenticação de Dois Fatores

No iOS 9 ( e no OS X El Capitan) a Apple irá introduzir um novo processo de autenticação em 2 fatores, para aumentar a segurança geral do sistema. Nos Ajustes da conta do iCloud, haverá uma opção para obter o código de segurança direto no dispositivo.

beta9_twosteps

→ Aplicativos Sugeridos

Pequena mudança na opção que comentamos ontem aqui. Nos Ajustes, a frase “Apps na App Store” deixa mais claro o fato do aplicativo não estar instalado no aparelho.

beta9_sugest

 → Qualidade das músicas na rede celular

Quando você está escutando o Apple Music na rua, pela rede de celular, a qualidade é propositalmente diminuída, e isso acontece já no iOS 8.4. Na versão 9, você poderá optar por escutar com uma qualidade melhor as músicas quando estiver no 3G ou 4G.

beta9_music

→ Aplicativo News

O novo aplicativo de notícias, apresentado na WWDC, finalmente apareceu para quem tem o sistema configurado para regiões em que o serviço estará disponível. Ele por enquanto não surpreende muito, parecendo bastante com aplicativos já existentes, como o Newsify. As notícias que não são adaptadas, aparecem como um RSS normal, com um link no final para a página original. Vamos ver se, com o tempo, ele mostre a que veio.

beta9_news

O serviço tem como objetivo reunir em um só lugar notícias dos mais variados sites e blogs. Atualmente, a Apple está negando a inscrição daqueles que não produzem conteúdo em inglês, pois o serviço só estará disponível nos EUA, Reino Unido e Austrália.

beta9_news3 beta9_news2

→ Feedback dos Mapas

Se você enviar alguma sugestão para a Apple melhorar os Mapas (isto costuma funcionar muito bem), você poderá acompanhar por email a evolução das mudanças. Nos Ajustes dos Mapas, no iOS 9, haverá uma opção para você acompanhar via e-mail.

beta9_mapas

→ Mudanças gráficas

Algumas melhorias gráficas também estão sendo feitas neste beta, como por exemplo a adição de ícones no menu que aparece ao deslizar uma mensagem no email.

beta9_mail

→ Novos wallpapers

Como toda nova versão anual do iOS, novas imagens de fundo são incluídas. Aquela onda colorida, apresentada na WWDC e que já estava se tornando típica do iOS 9, desapareceu.

iOS 9 wallpapers

→ Assistência Wi-Fi

Sabe quando você sai de um ambiente em que estava conectado na rede Wi-Fi e o dispositivo demora para perceber que você não está mais nela, ficando ainda na tentativa de se conectar em um sinal fraco, sem conseguir se conectar na internet? Pois no iOS 9 isso não irá mais acontecer, graças à função Assistência Wi-Fi, que identifica quando o sinal do Wi-Fi está muito fraco e muda automaticamente para a rede celular, para que você não perca a conexão. Claro que você poderá desligar isso, se quiser.

iOS 9 Wi-Fi Assistent

→ Atalhos mudaram de nome

Os atalhos do teclado mudaram de nome. Passam a se chamar “Substituição de texto”, que provavelmente deixará mais clara a função para muitos usuários.

iOS 9 Substituição de Texto

→ Calendário

Uma tela explicativa aparece na primeira vez que se abre o aplicativo calendário, indicando as mudanças que ele está recebendo no iOS 9.

iOS 9 Calendário

→ Aplicativos sugeridos

Lembra da função que explicamos aqui, que faz aparecer um ícone na tela bloqueada quando você está em um lugar determinado. Pois é, isso causa bastante confusão na cabeça dos usuários, principalmente quando aparece um aplicativo que não está instalado no iPhone. Neste beta, a opção para sugerir também apps não instalados desapareceu, mostrando apenas aqueles que já estão presentes no aparelho.

→ Atividade

Se você tem um Apple Watch e usa o aplicativo nativo Atividade, poderá visualizar no resumo do mês os círculos separadamente por Exercício, Movimento e Em Pé. Antes, era possível visualizar apenas os três círculos juntos.

iOS 9 Atividade

iOS 9 Atividade

→ Aleatório na biblioteca de músicas

Foi incluído uma opção para escutar suas músicas de sua biblioteca (e do Apple Music) de forma aleatória. Esta opção já existia, mas somente dentro dos álbuns.

iOS 9 Músicas aleatórias

O que mais?

Esta é apenas uma prévia do que o novo sistema traz. Aqui no Blog você verá diversos artigos sobre as novidades, para você ficar por dentro de tudo o que seu iPhone ou iPad irão ganhar com esta atualização. :)

Botão Voltar ao topo