Notícias

Conheça as novidades do watchOS 2.0

A primeira grande atualização do sistema operacional do relógio da Apple (a anterior tinha sido pequena e introduziu o português, entre outros detalhes) ficou meses na fase de testes e finalmente chegou às mãos (ou aos pulsos) dos usuários que já estão usando o Apple Watch.

Confira um resumo das novidades que esta versão traz.

Evolução sem revolução

A maioria das mudanças do watchOS 2 não são nada revolucionárias e muitas delas causam aquela impressão de “Por que é que isso não tinha antes?“. Mesmo assim, são boas melhorias que devem beneficiar bastante os usuários. É a primeira vez que a Apple oferece uma atualização assim tão rápida, apenas 5 meses após o lançamento da primeira versão (que aconteceu no final de abril). Em contrapartida, foi em setembro passado que ela apresentou pela primeira vez o relógio, o que nos faz imaginar que o lançamento anual de atualizações deva mesmo ser em setembro. Mas isto ainda é apenas uma suposição.

Novos estilos de relógio

Há novos mostradores do relógio disponíveis. Um deles é uma imagem em time-lapse de uma cidade à sua escolha (Hong Kong, Londres, Paris, Mack Lake, Nova York e Xangai). Você pode também colocar uma foto que tenha tirado com o iPhone ou até mesmo um álbum de fotos, como fundo do relógio. Elas são visualizadas toda vez que você levantar o braço para ver as horas.

Há também 9 novas cores para personalizar o relógio e um novo estilo Modular multicolorido.

watchOS_update7

Modo cabeceira

Você pode agora deixar seu relógio na horizontal enquanto carrega na tomada; ele mostrará as horas e servirá como um despertador digital, inclusive com os botões servindo como modo soneca ou como forma de desligar o alarme.

watchOS_update3

Complicações de todo mundo

Antes de tudo, uma explicação para não complicar: a expressão COMPLICAÇÕES é dada a todas as informações presentes no visor de um relógio, que não sejam as horas, minutos, segundos e data. Quem é leitor da Revista iThing já sabe disso faz tempo, pois sempre se preocupa em aprofundar seus conhecimentos com leituras adicionais. ;)

Pois estas complicações, que sempre foram o ponto forte do relógio da Apple, agora foram liberadas para aplicativos normais da App Store e com isso, você poderá incluir informações rápidas, como voos de avião, notícias e até interações rápidas com dispositivos para casa (HomeKit). Mas os próprios aplicativos devem oferecer esta compatibilidade em suas atualizações.

Complicações

Siri melhorada

A Siri no Apple Watch sempre foi discreta e básica, mas agora ganha mais poderes. No watchOS 2 você poderá pedir com sua voz para a Siri iniciar atividades físicas sem precisar entrar no app Atividades. Basta dizer algo como “Comece a marcar uma corrida de 30 minutos no parque” e isso começará a ser feito. Você pode também pedir para mostrar um Resumo, o que facilita bastante.

Siri Apple Watch

Bloqueio de Ativação

Sim, agora se roubarem o seu Apple Watch (bata três vezes na madeira) ou você perdê-lo, poderá bloqueá-lo e só você poderá reativá-lo com sua senha do iCloud. Muito útil com os preços que o relógio está vindo para o Brasil.

watchOS_update6

Viagem no Tempo (time travel)

Não, você não vai poder ainda viajar no tempo. Mas esta função permite que você preveja o que virá em um futuro próximo. Com o mostrador do relógio na tela, mova a Coroa Digital e você poderá alterar algumas complicações para que elas mostrem a previsão do que vai acontecer. Por exemplo, se você ativou a complicação para mostrar a temperatura, isto mostrará se vai esquentar ou esfriar nas próximas horas. Ou então mostrar algum evento que você tem no calendário. A ideia foi “emprestada” na cara-dura do Pebble Time.

Mais amigos

O botão de Amigos (aquele abaixo da Coroa Digital) agora ganha espaço para colocar mais contatos e não apenas 12, como era inicialmente. Você pode adicioná-los diretamente no Apple Watch e dar nomes a grupos.

Ligações de áudio do FaceTime

Você sempre conseguiu responder ligações telefônicas no Watch, mas não quando eram chamadas de áudio do FaceTime. Agora pode.

Respondendo emails

Agora você pode responder emails com a voz. Antes, apenas mensagens permitiam isso.

Silenciando alertas de atividade

Agora você pode silenciar o resto do dia os avisos que incentivam você a completar atividades. Para aqueles dias que você está muito ocupado e decidiu não completar os círculos.

watchOS_update8

Novos smileys animados

A nova versão ganhou uma série de novas carinhas animadas.

Novos smileys

Abertura para desenvolvedores

A Apple liberou diversas funções para os desenvolvedores. Por exemplo, aplicativos agora poderão usar a Coroa Digital, o Force Touch, o sensor de batimentos cardíacos, taptic engine, microfone, auto-falante e o acelerômetro. Além disso, exercícios de aplicativos de terceiros podem ser incluídos nos círculos de atividades do sistema, o que é muito bom.

Os aplicativos também podem rodar nativamente no relógio, sem precisar obrigatoriamente do iPhone por perto, inclusive usando uma rede Wi-Fi conhecida, quando disponível. Isto deve melhorar a performance deles e acabar com a lentidão que alguns apresentavam, além de deixar o relógio mais independente.

O watchOS 2 está disponível para todos os usuários do Apple Watch com o iOS 9 instalado. Para instalar no seu, siga nossas instruções.

Botão Voltar ao topo