Notícias

Apple anuncia nova Apple TV, totalmente reformulada

Como já tinham adiantados os rumores, a Apple finalmente anunciou uma nova Apple TV, que há mais de um ano era esperada por todos. E as novidades são tantas que nem parece mais o mesmo aparelho. Aliás, não é.

Talvez a melhor maneira de começar a falar sobre ela é mostrando seu vídeo promocional. Assista-o abaixo:

YouTube video

Como você viu, é realmente outro dispositivo. E uma das principais funções é a incorporação da Siri, que permite interagir com o conteúdo apenas com a voz. Por exemplo, se você quer escolher filmes de 007, é só falar para a assistente vocal e ela mostrará as opções para você. Inclusive é capaz de buscar conteúdo não só na iTunes Store, mas também no Netflix, HBO e Showtime, para quem é assinante.

Novo controle remoto

O controle remoto ganhou uma remodelada de cair o queixo. Ele agora tem uma área sensível ao toque, para a interação com a TV. Ele também tem um giroscópio interno que permite interagir com os elementos da tela realizando movimentos. Muito legal.

AppleTV4_contrl

AppleTV4_contrl3

Aplicativos

Mas provavelmente a novidade mais bacana de tudo isso é a possibilidade de instalar aplicativos na Apple TV. A gente está acostumado a associar TV com jogos, mas ele não trata apenas disso. Um aloja especial (chamada TV App Store) oferecerá aplicativos de lojas, sites, e tudo mais que os desenvolvedores criarem. Com a enorme comunidade de desenvolvedores para iPhone e iPad, é fácil encontrar bastante gente disposta a transformar de forma fácil seus apps para a TV.

AppleTV4_apps

Quanto aos jogos, as perspectivas são enormes. Apesar de existir uma grande comunidade de desenvolvedores indies para jogos de console, nunca foi tão fácil criar jogos e distribuí-los em massa. Se considerarmos a enorme quantidade de pessoas que irão adquirir a nova Apple TV simplesmente porque é da Apple, e as facilidades de se colocar um jogo à venda na App Store para o mundo inteiro, é bem possível que em breve o novo dispositivo esteja transformando o mercado de jogos e de consoles, para algo diferente do que ele é hoje.

O controle remoto servirá como controle de jogo, usando o acelerômetro e o giroscópio (você deve ter visto isso no vídeo acima). Porém, também será possível usar controles bluetooth MFi (Made for iPhone), como aqueles que já falamos aqui. Isso deixará a Apple TV ainda mais parecida com um console de jogos.

AppleTV4_joystk

Haverá inclusive um acessório extra, chamado Remote Loop (lembra das alças do iPod touch?), para engatar o controle no seu braço e ele não escorregar da mão. Qualquer semelhança com o controle do Wii é mera coincidência. Ou não.

AppleTV4_wii

Apple TV 3

Aparentemente, o novo software para a Apple TV (o tvOS) não será compatível com as gerações anteriores, apenas na nova geração que será lançada em outubro. O que é uma pena para quem tem hoje o aparelho.

Preços e data de lançamento

A nova Apple TV só será lançada nos EUA e alguns países no final de outubro, mas a Apple prometeu que chegará a mais regiões até o final do ano, o que alimenta nossas esperanças que chegue no brasil até o natal. O preço lá será de US$149 para o modelo de 32GB e US$199 o de 64GB, como já tínhamos comentado aqui.

E você? O que achou da novidade? Pretende adquirir uma? Deixe seu comentário aqui embaixo. ;)

Botão Voltar ao topo