Rumores

Rumores da semana: iPhone 6s, 6c e data de evento da Apple

Estamos na época do ano em que mais se vê rumores, de todos os lados. Faltando um mês para a Apple apresentar novidades, sites do mundo inteiro cogitam o que virá, além de supostas fontes revelarem supostos segredos.

Para facilitar para todos, e ao mesmo tempo deixar claro que são apenas rumores e não notícias confirmadas, fizemos aqui um rápido resumo do que está sendo dito por aí. Mas, por enquanto, são apenas especulações.

iPhone 6s com Force Touch

forcetouch1

O site norte-americano 9to5mac, conhecido por possuir fontes internas na Apple, detalhou ontem como seria o novo iPhone com a função Force Touch. O iPhone 6s (nome ainda não confirmado) viria com a função similar a do Apple Watch, com o objetivo de “economizar menus” na interface. Por exemplo, ao escolher um ponto nos Mapas da Apple para dirigir até lá, hoje é preciso tocar no local, fazer aparecer o menu, tocar no botão de carro e só então, depois de traçada a rota, pedir para ele guiar até lá. Com o Force Touch, bastaria apertar com mais força o local para onde se quer ir e ele já ofereceria a opção de dirigir para lá, pulando várias etapas.

Muitos ainda se perguntam qual seria a diferença de “apertar com força” e tocar por 2 segundos, muito usado em outros sistemas operacionais. Um exemplo que pode clarificar isso é quanto à tela de Início. Uma das funções que estão sendo testadas é uma interatividade com os ícones dos aplicativos. Por exemplo, apertar com o Force Touch o ícone do Telefone poderia mostrar um atalho para a secretária eletrônica. Atualmente, segurar um ícone de aplicativo por 2 segundos faz eles tremerem para serem apagados ou mudados de lugar.

O Force Touch poderia servir como um substituto do “clique com o botão direito do mouse“. A ver.

Especificações do iPhone 6s

iPhone 6s

O mesmo site acima também aposta que o próximo iPhone (que provavelmente se chame 6s. Ou não) deva vir com memória RAM de 2GB (como o atual iPad Air 2), processador A9 mais rápido e que consome menos bateria e 4G mais rápido (com o novo chip Qualcomm’s MDM9635M). Além disso, muitos apostam em uma carcaça bem mais resistente, para evitar comentários como o do bendgate.

Eles também afirmam que no início do ano a equipe de engenheiros da maçã estava testando a filmagem em 4K no iPhone, mas isto talvez não fique pronto para ser lançado agora em setembro.

iPhone 6c

E muitos se perguntam “onde está o sucessor do iPhone de plástico?
Na semana passada, o Macrumors afirmou que o iPhone 6c só viria no meio do ano de 2016, o que seria uma data nada tradicional para o lançamento de um novo iPhone. Lendo mais um pouco, percebe-se que eles tiraram a informação do site Digitimes, que se tornou um grande especialista em divulgar notícias falsas para atrair cliques. Ou seja, credibilidade nenhuma.

Ontem a noite, uma conta no Twitter bastante conhecida por divulgar vazamentos reais de eletrônicos, a @evleaks, fez um comentário seco e curto, dando a entender que o 6c será sim lançado este ano, junto com o 6s e 6s Plus. A ver.

evleaks

Evento da Apple

Evento Apple

O jornalista John Paczkowski trabalhava no site Recode/AllThingsD e no passado foi ele quem antecipou alguns segredos da Apple que depois se mostraram verdadeiros. Ele agora está trabalhando no BuzzFeed, então poderemos saber se as informações exclusivas eram do Recode ou do jornalista.

Ele agora está afirmando que a data do evento da Apple para apresentar os novos iPhones seria no dia 9 de setembro, uma quarta-feira. A data coincide com mais ou menos a época que a Apple faz seus eventos (inclusive no ano passado também foi no dia 9), então faz bastante sentido. A Apple costuma confirmar apenas uma ou duas semanas antes, então teremos que aguardar até lá para saber se é ou não verdade.

Ele afirma que, além dos novos iPhones, a Apple iria unificar os lançamentos e também apresentar os novos iPads no mesmo evento (geralmente os iPads são apresentados somente em outubro). Dizem que o iPad Air 2 continuará sem alterações, e o iPad mini ganharia uma atualização para ficar igual ao irmão maior em potência e desempenho. John afirma que o tão falado e hipotético “iPad Pro” poderia ser também uma surpresa. Ou não.

Ele também espera que seja apresentada uma nova Apple TV, com chip A8, Siri e um novo controle remoto.


Só poderemos ter certeza se estas informações são verdadeiras ou falsas depois que a Apple confirmar oficialmente. Até lá, ficaremos de olho. ;)

Botão Voltar ao topo