Notícias

Apple explica como ficarão as revistas digitais na App Store sem a Banca no iOS 9

Neste final de semana, a Apple enviou um email aos desenvolvedores que possuem revistas digitais na App Store, explicando as mudanças que irão acontecer com o desaparecimento da Banca, no próximo iOS 9. Para o usuário, pouca coisa deverá mudar.

A Banca (Newsstand, em inglês) é uma área do iOS que reúne todas as revistas digitais feitas especialmente para iPhone e iPad. Ela foi introduzida em 2011, no iOS 5, com o intuito de incentivar os usuários a lerem mais revistas. Edições adaptadas para ela contavam com algumas vantagens, como possibilidade de atualizações em segundo plano e o ícone com a capa da última edição da revista, o que facilita a visualização para o usuário.

Banca

Com o tempo, o iOS foi mudando e a Banca foi perdendo sua razão de existir. A Apple colocou maiores restrições ao sistema, dificultando bastante a atualização em segundo plano. Se antes o leitor nem precisava se preocupar em baixar a edição, porque ela baixava sozinha, hoje isso quase não acontece mais, pois para o download automático acontecer é preciso uma série de fatores impostos pela Apple, como o fato do aplicativo estar aberto em segundo plano e não ter sido encerrado manualmente pelo usuário. Além disso, o próprio sistema hoje permite a atualização em segundo plano de qualquer aplicativo (não só revistas).

No iOS 9, a Banca irá desaparecer. Ela será transformada em uma pasta normal do sistema e dentro dela se encontrarão todos os aplicativos de revistas que você tiver instalado. Ou seja, voltará a ser como era antes, com cada revista sendo um aplicativo normal do iPhone ou iPad.

Banca iOS 9

Na App Store, a categoria Banca irá desaparecer, mudando para uma nova categoria chamada Revistas e Jornais. O ícone do aplicativo deixará de mostrar da capa da última edição publicada, ficando o ícone do aplicativo normal, como todos os outros. Para o leitor, será mais difícil identificar quando há uma nova edição, obrigando-o a abrir o app. É claro que o editor pode ainda colocar imagens atualizadas na página do aplicativo na loja, para mostrar ao leitor que o conteúdo mudou, mas não será mais possível visualizar na App Store as revistas com as capas, como é hoje.

A loja não mostrará mais as capas das revistas
A loja não mostrará mais as capas das revistas

O lado promocional das revistas, do ponto de vista dos editores, será prejudicado, pois elas serão vistas agora como aplicativos normais, misturadas no gigante repertório de mais de um milhão e meio de apps. Para quem gosta de dar uma passada na categoria Banca da App Store, de vez em quando, para conferir o que há de novo, também terá que mudar seus hábitos, precisando instalar os apps e abri-los para ver as novidades.

Para os atuais assinantes de revistas, nada muda: com o iOS 9, as assinaturas continuarão valendo e funcionando normalmente. Dentro do aplicativo, tudo segue sem alterações, com todas as edições adquiridas disponíveis, além da possibilidade de comprar outras avulsas. Para nossos assinantes da Revista iThing, não há o que se preocupar.

Só fica a dúvida das consequências que esta mudança pode trazer aos editores de revistas digitais. Em um mercado cada vez mais difícil, tirar ainda mais a visibilidade delas pode ser algo complicado a médio prazo. Ou não, mas isso somente o tempo poderá responder.

Botão Voltar ao topo