Notícias

Ajude você também a acabar com o roaming doméstico no Brasil

Provavelmente você que está lendo este texto já saiu várias vezes de sua cidade e notou que quando você usa seu celular fora do seu DDD, é cobrado a mais por isso. As operadoras chamam isso de roaming, uma burocracia que até tinha sentido no passado, mas que agora só é uma maneira delas tirarem mais dinheiro de você.

Uma associação de consumidores chamada PROTESTE está organizando um movimento para acabar com este abuso, e você pode e deve fazer parte disso. Veja abaixo como participar.

História

O Roaming é uma “taxa de deslocamento” que o cliente paga quando está fora de sua cidade. Isso surgiu quando a rede celular começou a ser implementada no Brasil, no final dos anos 90. Naquela época, cada região do Brasil era coberta por uma operadora diferente, o que fazia com que, se você fosse para outro estado, não encontraria a mesma operadora que contratou. Para que o cliente não ficasse sem comunicação, as teles faziam parcerias para que permitissem que clientes de outras operadoras pudessem usar sua rede, e cobravam uma taxa por isso. Esta taxa é exatamente o roaming, que naquela época era necessário para a comodidade dos viajantes.

roaming

Isto existe em todo o mundo, não só no Brasil. Se você vai para os Estados Unidos e quer usar seu telefone daqui lá, terá que pagar o roaming internacional, justamente porque é a taxa que a operadora de lá cobra para você usar a rede dela.

O Problema

A questão é que muitos anos se passaram e a situação brasileira mudou. Hoje, as 4 maiores operadoras do país cobrem mais de 90% do território, e um cliente gaúcho da Vivo, da Claro ou da TIM conseguirá sinal da sua operadora mesmo indo para Fortaleza ou Campo Grande.

Mesmo assim, ele pagará taxa, porque o roaming doméstico ainda é cobrado hoje em dia. E nem precisa ir tão longe. Se você é de Campinas e realiza uma ligação quando estiver na capital São Paulo, paga roaming. Se for do Rio de Janeiro e quiser visitar Angra, paga roaming. Não precisa nem mesmo sair do seu estado.

Ou seja, a operadora cobra de você uma taxa a mais, que antes servia para pagar os serviços de outra operadora, mas aí ela fica com esse dinheiro para ela, porque não precisa pagar a rede, que já é dela. Você acha justo isso?

Esta é uma questão que o Blog do iPhone levantou desde 2010, quando comentamos aqui sobre as regras que a Europa impôs para regularizar isso. Mas a Anatel, até hoje, nunca fez NADA.

A Solução

Por isso, está na hora de dar um basta neste abuso. Nós, consumidores, precisamos agir para pressionar a Anatel e acabar com o roaming doméstico, que não faz mais nenhum sentido.

A PROTESTE é a maior entidade de defesa do consumidor da América Latina, sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos consumidores brasileiros. E é ela quem está organizando um abaixo-assinado, para começar este movimento.

A ideia é juntar o máximo de assinaturas para enviar um pedido para a Anatel derrubar a cobrança de roaming dentro do país. Pois não é justo você pagar por uma taxa que não existe mais.

Eles fizeram um vídeo explicativo bem legal, confira:

YouTube video

Você PODE mudar isso. Tudo o que precisa fazer é participar do abaixo-assinado virtual, para que se inicie o pedido frente à Anatel para derrubar esta cobrança indevida. Quanto mais gente, mais força teremos. Vamos apoiar a PROTESTE nesta luta em que todos nos beneficiamos. Assine a petição e compartilhe este texto com amigos, parentes, contatos da sua rede social, pois é nos unindo que mudaremos as coisas.

Participe! O link é este aqui. :)

Botão Voltar ao topo