Curiosidades

Terceiro beta do iOS 9 traz álbuns para screenshots e outras novidades

É normal que a quantidade de coisas realmente novas vá diminuindo conforme vão surgindo novos betas do futuro iOS 9. Algumas coisas aparecem, outras vem e vão, pois tudo está em fase de testes e nada é definitivo. Testamos a terceira versão beta do futuro sistema e mostramos agora para vocês algumas novidades que encontramos.

→ Pastas do iPad com mais aplicativos

As pastas na tela de aplicativos do iOS seguia o mesmo padrão tanto no iPhone quanto no iPad: 3×3 linhas de aplicativos. Se formos pensar, é um pouco ridículo considerar este mesmo padrão para a tela maior do iPad e talvez por isso a Apple resolveu permitir visualizar mais apps dentro de uma pasta no iPad. O padrão virou 4×4.

beta9_folder

→ Álbuns que separam Selfies e Capturas de Telas

O aplicativo Fotos do iOS 9 trará dois álbuns novos, para facilitar a organização: Selfies e Capturas de Telas. Isso facilita na hora de procurar por retratos feitos com a câmera frontal ou então fotos da tela do iPhone ou iPad. Porém, o seu Rolo de Câmera continuará uma bagunça, com todas as fotos misturadas, pois infelizmente o sistema não separa as imagens exclusivamente para os álbuns.

beta9_selfies

→ HomeKit nos Ajustes

A Apple ainda está escolhendo qual o título é melhor para a função que, em inglês, se chama Home. Para o terceiro beta ela escolheu colocar HomeKit. Qual será o próximo?

beta9_casa2

→ Nova Autenticação de Dois Fatores

No iOS 9 ( e no OS X El Capitan) a Apple irá introduzir um novo processo de autenticação em 2 fatores, para aumentar a segurança geral do sistema. Nos Ajustes da conta do iCloud, haverá uma opção para obter o código de segurança direto no dispositivo.

beta9_twosteps

→ Aplicativos Sugeridos

Pequena mudança na opção que comentamos ontem aqui. Nos Ajustes, a frase “Apps na App Store” deixa mais claro o fato do aplicativo não estar instalado no aparelho.

beta9_sugest

→ Apple Music

Quem estava testando o iOS 9 ainda não tinha acesso ao Apple Music, o serviço musical liberado na semana passada para usuários do iOS 8.4. Neste beta, ele finalmente foi implementado.

→ Qualidade das músicas na rede celular

Quando você está escutando o Apple Music na rua, pela rede de celular, a qualidade é propositalmente diminuída, e isso acontece já no iOS 8.4. Na versão 9, você poderá optar por escutar com uma qualidade melhor as músicas quando estiver no 3G ou 4G.

beta9_music

→ Aplicativo News

O novo aplicativo de notícias, apresentado na WWDC, finalmente apareceu para quem tem o sistema configurado para regiões em que o serviço estará disponível. Ele por enquanto não surpreende muito, parecendo bastante com aplicativos já existentes, como o Newsify. As notícias que não são adaptadas, aparecem como um RSS normal, com um link no final para a página original. Vamos ver se, com o tempo, ele mostre a que veio.

beta9_news

O serviço tem como objetivo reunir em um só lugar notícias dos mais variados sites e blogs. Atualmente, a Apple está negando a inscrição daqueles que não produzem conteúdo em inglês, pois o serviço só estará disponível nos EUA, Reino Unido e Austrália.

beta9_news3 beta9_news2

→ Feedback dos Mapas

Se você enviar alguma sugestão para a Apple melhorar os Mapas (isto costuma funcionar muito bem), você poderá acompanhar por email a evolução das mudanças. Nos Ajustes dos Mapas, no iOS 9, haverá uma opção para você acompanhar via e-mail.

beta9_mapas

→ API para baixo consumo

Junto com esta versão, a Apple também liberou uma nova API que permitirá que aplicativos detectem quando o iPhone estiver no modo de Pouca Energia. Isso será importante para reduzir funções e também contribuir com a economia da bateria em determinadas situações.

→ Sugestões da Siri

As sugestões da Siri, que antes só apareciam nas buscas ao puxar a tela de aplicativos para a lateral, agora também aparecem ao puxá-la de cima para baixo. Ninguém entendia muito bem porque isto era exclusivo somente da busca lateral.

beta9_busca

→ Mudanças gráficas

Algumas melhorias gráficas também estão sendo feitas neste beta, como por exemplo a adição de ícones no menu que aparece ao deslizar uma mensagem no email.

beta9_mail

→ “Trackpad” no teclado

Neste beta, a função de “trackpad” no teclado virtual não existe mais no iPhone. Realmente não fazia muito sentido em uma tela tão pequena, em que estamos acostumados a usar com apenas uma das mãos. Agora só no iPad.


Por enquanto estas foram as novidades que conseguimos encontrar. Outras deverão aparecer conforme formos usando o sistema e se algo for muito diferente, avisaremos aqui para vocês. Enquanto isso, curta a lista completa de mudanças do iOS 9 neste link. :)

Botão Voltar ao topo