Curiosidades

Spotify cria mapa mostrando a música mais popular de várias cidades no mundo

Você pode estar adorando ou odiando o Apple Music, mas uma coisa é certa: ele agitou o mundo dos serviços de streaming de música e a tendência é que nós, usuários, vejamos melhorias por todos os lados. Nesta segunda, o Spotify anunciou um Mapa Musical que indica as músicas mais tocadas em diversas cidades do mundo.

Não que seja uma “revolução”; aliás, a ferramenta até é divertida por alguns minutos, mas depois perde-se o interesse rapidamente. Mesmo assim, é a preocupação dos concorrentes da Apple em chamarem a atenção com cada vez mais funções, o que é ótimo.

O mapa é atualizado automaticamente a cada duas semanas, permitindo que os ouvintes viajem musicalmente pelo mundo, ligado na cena musical única de cada cidade. Cada atualização envolve a análise de quase 20 bilhões de faixas ouvidas pelos usuários do Spotify.

O mapa apresenta cerca de 1.000 listas de reprodução específicas de cidades e que refletem as preferências musicais únicas de cada área. O Spotify criou o mapa baseado na música que é “distintiva” de cada área — o que significa que são ouvidas frequentemente em cidades específicas, mas não são em outras.

O lançamento do Apple Music fez despertar o interesse por música no modelo “buffet livre” em muita gente, até em quem nunca tinha se preocupado em saber o que era streaming. Isso fez com que diversas empresas que já estão no mercado há anos se preocupassem em criar diferenciais para atrair esta gigante massa de consumidores adicionais que está se formando.

Na edição atual da Revista iThing, nós detalhamos como funciona o Apple Music e como ele está afetando o mercado de música. Confira!

Botão Voltar ao topo